Índice de Desempenho de Planos de Saúde não reflete problemas do consumidor

O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2013 – ano base 2012 divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) não reflete a realidade dos problemas enfrentados pelos consumidores. Apesar de a Agência divulgar o aumento de operadoras que passaram a ter melhores notas, ainda 26% dos beneficiários (quase 13 milhões) estão em operadoras avaliadas como médias, ruins ou muito ruins.

Na avaliação da PROTESTE Associação de Consumidores, parte da boa pontuação das operadoras decorre de falha no método de pesquisa de satisfação do usuário, que foi levado em conta para o IDSS. A participação das operadoras era voluntária e a Agência repassou a atribuição da aplicação da pesquisa para as próprias empresas.

O indicador Satisfação dos Beneficiários ainda não captou a real satisfação do consumidor, já que das 419 operadoras aptas a realizarem a pesquisa, apenas 89 participaram. A pesquisa terá um impacto maior no IDSS quando as grandes operadoras forem obrigadas a participar, o que acontecerá no próximo ano.
A PROTESTE solicitou desde o início, mas só no ano que vem será obrigatória a participação das empresas, com 100 mil ou mais beneficiários na pesquisa de satisfação do usuário. Na amostra deste ano houve 67.322 entrevistados sendo 52 Unimeds e planos caros do mercado, como Omint, Bradesco e coletivos como da Petrobrás, Banco do Brasil, entre outras estatais que não refletem a realidade da maioria.

O índice divulgado pela ANSS nesta segunda-feira (2), revela que 94,6% dos beneficiários de planos de saúde do país estão em operadoras que obtiveram nota igual ou superior à metade da pontuação máxima – ou seja, estão em operadoras com avaliação regular, bom ou muito bom. Todas as operadoras de planos de saúde ativas e com beneficiários nos 12 meses de 2012 foram avaliadas. A pontuação completa de cada uma delas no IDSS 2013 pode ser consultada no Espaço da Qualidade.

O IDSS é divulgado pela ANS todos os anos e visa facilitar a escolha do consumidor pelo plano de saúde mais adequado à sua situação. Também serve para que o usuário possa conferir como estão avaliados os serviços de sua operadora. O índice varia de 0 a 1 (zero a um), abrangendo a soma dos diversos indicadores para a avaliação global do setor. O IDSS considera quatro dimensões: assistencial (40%), econômico-financeira (20%), estrutura e operação (20%) e satisfação do beneficiário (20%). Ao todo, 33 diferentes indicadores dessas quatro dimensões são avaliados em cada uma das operadoras.

 
Redação

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