Na avaliação da PROTESTE Associação de Consumidores, parte da boa pontuação das operadoras decorre de falha no método de pesquisa de satisfação do usuário, que foi levado em conta para o IDSS. A participação das operadoras era voluntária e a Agência repassou a atribuição da aplicação da pesquisa para as próprias empresas.
O indicador Satisfação dos Beneficiários ainda não captou a real satisfação do consumidor, já que das 419 operadoras aptas a realizarem a pesquisa, apenas 89 participaram. A pesquisa terá um impacto maior no IDSS quando as grandes operadoras forem obrigadas a participar, o que acontecerá no próximo ano.
A PROTESTE solicitou desde o início, mas só no ano que vem será obrigatória a participação das empresas, com 100 mil ou mais beneficiários na pesquisa de satisfação do usuário. Na amostra deste ano houve 67.322 entrevistados sendo 52 Unimeds e planos caros do mercado, como Omint, Bradesco e coletivos como da Petrobrás, Banco do Brasil, entre outras estatais que não refletem a realidade da maioria.
O índice divulgado pela ANSS nesta segunda-feira (2), revela que 94,6% dos beneficiários de planos de saúde do país estão em operadoras que obtiveram nota igual ou superior à metade da pontuação máxima – ou seja, estão em operadoras com avaliação regular, bom ou muito bom. Todas as operadoras de planos de saúde ativas e com beneficiários nos 12 meses de 2012 foram avaliadas. A pontuação completa de cada uma delas no IDSS 2013 pode ser consultada no Espaço da Qualidade.
O IDSS é divulgado pela ANS todos os anos e visa facilitar a escolha do consumidor pelo plano de saúde mais adequado à sua situação. Também serve para que o usuário possa conferir como estão avaliados os serviços de sua operadora. O índice varia de 0 a 1 (zero a um), abrangendo a soma dos diversos indicadores para a avaliação global do setor. O IDSS considera quatro dimensões: assistencial (40%), econômico-financeira (20%), estrutura e operação (20%) e satisfação do beneficiário (20%). Ao todo, 33 diferentes indicadores dessas quatro dimensões são avaliados em cada uma das operadoras.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.