Na Holanda, polícia treina águias contra drones

Jornal GGN – A polícia da Holanda tem treinado águias para que eles interceptem drones. As aves são uma maneira de lidar com possíveis ameaças à segurança provocados pelos aviões não tripulados, e a ideia é utilizá-las em eventos públicos de grande porte, como visita de líderes internacionais, e na segurança de aeroportos.

Cem policiais estão sendo treinados para este trabalho. As organizações de defesas dos animais criticam a tática alegando que os aviões não tripulados podem ferir as águias. Existem aeronaves que conseguem interceptar os drones, mas a polícia defende o uso das aves por ser uma solução de baixa tecnologia.

Da Folha

Polícia da Holanda treina águias para interceptar drones
 
DIOGO BERCITO
 
Uma revoada de águias está a postos na Holanda para caçar uma presa que, até agora, não constava de seu cardápio: drones. Preocupada com ameaças à segurança, a polícia local treinou essas aves para interceptar pequenos aviões não tripulados.
 
A Holanda será pioneira nessa estratégia, em teste desde 2015 e agora pronta para ser acionada. As águias serão especialmente úteis durante grandes eventos públicos, como a visita de líderes internacionais, ou quando houver drones voando próximos a aeroportos.
 
Em 2013, um drone pousou diante de Angela Merkel, chanceler alemã. Em 2015, um avião não tripulado caiu no escritório de Shinzo Abe, premiê japonês.

Um porta-voz da polícia holandesa afirmou a repórteres, após a primeira demonstração pública do bando, que as águias foram treinadas para enxergar drones como suas presas. Elas capturam as aeronaves com suas garras e trazem o objeto ao solo.

Organizações de defesa dos animais criticam, no entanto, a tática. Caçar os aviões não tripulados pode, afinal, ferir esses pássaros.

A Holanda está treinando cem policiais para esse trabalho. As aves compradas pelo governo têm, por ora, cinco meses de idade. No meio-tempo, as forças de segurança vão utilizar as águias fornecidas pela firma local Guard From Above.

A reportagem da Folha entrou em contato com a empresa, que afirmou não ter disponibilidade para comentar o treinamento. A polícia holandesa não respondeu a pedidos de entrevista.

As águias não são a única estratégia disponível para inutilizar drones. Há aeronaves capazes de interceptá-los, por exemplo. Mas as aves são uma solução de baixa tecnologia para essa ameaça, segundo a polícia.

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais eficiente

        Durante as olimpiadas foi utilizado este : O SCEO100, um “jammer”, teoricamente 100% nacional

        http://www.iacit.com.br/pt-br/sistemas-contramedida-jammer

         Sai mais barato e tem menos encheção de saco do que a utilização de aves de rapina, algo que ja deu o que falar e torrar bastante quando utilizadas ( gaviões e falcões treinados ), para espantar aves que orbitam próximo a aeroportos, em GRU tem dois ou três destas que caçam urubus, e os defensores de animais ficam histéricos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador