Bola de futebol é capaz de acumular energia para recarregar aparelhos

Jornal GGN – Uma bola de futebol com dupla função. Desenvolvida por um grupo de engenheiros, ela acumula energia por meio dos próprios movimentos e, depois, serve de fonte para abastecer aparelhos eletrônicos. Batizada de Soccket, a bola começou a ser desenvolvida em 2008 como projeto das então estudantes de Harvard, Jessica Matthews e Julia Silverman, para ser usada principalmente em regiões que não oferecem energia elétrica para a maior parte da população, como Quênia, Nigéria e Libéria.

Lançada no ano passado, segundo os engenheiros a Soccket consegue carregar celulares e lâmpadas de LED por meio da energia gerada quando está em movimento (energia cinética).  Ela funciona como uma espécie de gerador de energia, que funciona com tecnologia de bobina indutiva. Trata-se do mesmo tipo de método das lanternas que acendem após serem chacoalhadaa. Para se ter uma ideia, bastam 15 minutos de chutes, roladas ou jogadas que a bola armazena até três horas de carga.

A invenção mistura diversão, tecnologia e sustentabilidade para atender regiões que têm pouco acesso à energia elétrica. Na Nigéria, por exemplo, são aproximadamente 1,4 milhões de pessoas sem acesso a energia, mas que, ao mesmo tempo, têm uma grande paixão pelo futebol. “Depois de entendermos o poder desse jogo começamos a desenhar o primeiro protótipo”, explica Jessica, reiterando que as crianças podem brincar o dia todo com a bola e, à noite, usá-la como uma luminária na hora de estudar.

O produto inovador deverá ser comercializado pelo site da empresa das inventoras, e custará em torno de US$ 60. Alguns modelos, contudo, deverão ser doados para grupos de países sugeridos pelas engenheiras responsáveis pelo projeto.

Com informações do Pensamento Verde

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador