Confiança do empresário perde força

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
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O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) fechou o mês de abril com um total de 55,4 pontos, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O resultado apurado é 1,7 ponto percentual menor em relação a março, quando o total foi de 57,1 pontos. Esta foi a segunda queda consecutiva do indicador.

Conforme a pesquisa, o ICEI de abril é o menor desde agosto de 2012, e o total acumulado no ano também ficou abaixo do registrado em igual período do ano passado. Apesar da redução, o índice segue acima da casa de 50 pontos, em um sinal de que os empresários permanecem otimistas.

A confiança recuou de forma disseminada na indústria de transformação (em 24 dos 28 setores considerados) e no segmento da construção. Somente na indústria extrativa houve crescimento do ICEI. Na análise por porte, as empresas de pequeno porte são as menos otimistas, com 53,7 pontos, ante 58,1 pontos no mês anterior e 55,7 pontos em abril de 2012.

Entre as médias companhias, a confiança ficou em 53,9 pontos, também abaixo do visto em março (56,1 pontos) e do ano passado (57 pontos). A confiança entre as grandes empresas chegou a 56,9 pontos, pouco abaixo dos 56,2 pontos de março, e inferior aos 58,1 pontos registrados em 2012.

Em nota, o economista da CNI Marcelo Azevedo afirma que as sinalizações do estudo mostram que condições dos negócios e da economia pioraram nos últimos meses, e que as expectativas para os próximos seis meses também estão menos otimistas. “A menor confiança do empresário industrial no início de 2013, quando comparada a 2012, pode resultar em dificuldade de crescimento dos investimentos”, alerta a pesquisa.

 

 

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

1 Comentário

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  1. Por que perde a

    Por que perde a confiança?

    Não conseguem perceber qual o novo nicho de consumo?

    Ou, também acreditam, como eu, que o mundo grita “chega de crescer”?

     

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