Indiano cria geladeira que dispensa energia elétrica

Jornal GGN – Utilizando cerâmica, o artesão indiano Mansukhbhai Prajapati criou um tipo de refrigerador que não requer energia elétrica para conservar água e alimentos em temperatura adequada. A ideia surgiu depois que Prajapati notou que as cerâmicas de uma empresa em que ele trabalhava eram eficientes em manter fresca a temperatura da água mesmo com as altas temperaturas registradas no país, que chegam facilmente aos 40°C no verão.

O projeto do artesão é um refrigerador de baixo custo, ecologicamente correto, que custa apenas o equivalente a R$ 135 – sendo chamado, por isso, de “geladeira dos pobres”. “Muitas pessoas não podem pagar por uma geladeira ou não podem arcar com o preço da eletricidade que o aparelho consome”, afirma Prajapati. O Miticool, nome oficial do refrigerador, é fabricado em uma fábrica criada pelo artesão com ajuda de 20 pessoas.

O modelo, que obviamente também não emite gases tóxicos prejudiciais à camada de ozônio como as geladeiras tradicionais, é elogiado por ambientalistas e chegou a receber prêmios de entidades e organizações voltadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. O refrigerador indiano pode manter frutas, verduras e legumes frescos por até três dias.

Com informações do Pensamento Verde

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador