Mobilidade ainda é o grande desafio da TI no Brasil

Jornal GGN – Apesar de ser uma realidade de muitos brasileiros, o uso de dispositivos móveis ainda esbarra em problemas de infraestrutura e dificuldades para garantir a plena mobilidade do acesso, segundo o presidente da LCS, Roberto Campos.

“As pessoas hoje usam as tecnologias às quais têm acesso para criar seu próprio conjunto de ferramentas de trabalho. Isso é um desafio ainda maior para os departamentos de TI, que passam a procurar formas alternativas de gerenciar não só os dados, mas os dispositivos e o que sentimos este ano, é que eles estão se estruturando para atender esta demanda”, afirma, com base nos projetos encabeçados pela sua empresa em todo o país.

De acordo com a LCS, que analisou investimentos de TI de seus próprios clientes, a segurança dos dispositivos é uma das principais expectativas de funcionários para trabalhar em qualquer dispositivo pessoal. A questão referente aos riscos de segurança relacionados ao acesso a informações pessoais e empresariais a partir do mesmo dispositivo é ponto-chave no processo.

A diversidade de sistemas operacionais, como o iOS, Android, Windows Phone, etc torna-se um desafio aos profissionais de TI. A eles cabe agora suportar todos os tipos de aplicativos corporativos, em todos esses diferentes sistemas operacionais e dispositivos. Além disso, os usuários que usam esses dispositivos para acessar seus aplicativos corporativos e dados esperam ter um desempenho consistente com a experiência que têm com seus dados pessoais.

A quantidade de aplicativos com as mais variadas finalidades é outro fator apontado pela LCS. Enquanto os aplicativos baseados em Windows continuam a ser importantes, outros tipos, tais como móveis, SaaS e Web, estão se tornando prevalentes. As equipes de TI que gerenciam um grande número aplicações precisam de uma maneira simplificada para entregá-los para diferentes dispositivos e sistemas operacionais.

Mas Roberto Campos, por outro lado, garantem que as empresas estão se preparando. “O ano de 2013 foi marcado pela aquisição de tecnologias que respondem a estas demandas e dão base para a adoção de políticas de mobilidade e BYOD”, diz o presidente da LCS, entidade que, há 13 anos, integra soluções de tecnologia e auxilia empresas dos mais diversos setores a adotarem soluções para cloud computing (computação em nuvem), virtualização, mobilidade corporativa e data center de forma a otimizar os seus processos de negócios.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Misturou um monte de assuntos

    Misturou um monte de assuntos e não chegou a lugar nenhum.

    Confunde aplicativos de uso pessoal com soluções corportivas.

    Texto fraco, muito fraco.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador