O canal entupido de Alckmin com a ciência, por Maurício Tuffani

Do Direto da Ciência

O canal entupido de Alckmin com a ciência

MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Após ter “anunciado” desastradamente o fim da crise hídrica, não só com parte da população de São Paulo sofrendo com a falta de água em suas casas, mas também com os reservatórios da região metropolitana em situação desfavorável para um final do período de chuvas, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), voltou a se enrascar mais uma vez com um tema relacionado ao conhecimento científico. Hoje, naFolha, a reportagem Alckmin critica Fapesp por pesquisas ‘sem utilidade prática’ , dos jornalistas Thaís Arbex e Reinaldo José Lopes, mostra irrefutavelmente o lamentável despreparo do chefe do Executivo paulista, apesar de sua formação em medicina, ao criticar a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

‘Nenhuma utilidade’

Na segunda-feira (25/4) em nota em sua coluna Radar On-line, na Veja, a jornalista Vera Magalhães noticiou que o governador Alckmin, em reunião com seu secretariado na semana passada, teria reclamado da Fapesp com as seguintes palavras, que foram confirmadas por três secretários estaduais presentes à reunião, segundo a colunista.

Gastam dinheiro com pesquisas acadêmicas sem nenhuma utilidade prática para a sociedade. Apoiar a pesquisa para a elaboração da vacina contra a dengue, eles não apoiam. O Butantã sem dinheiro para nada. E a Fapesp quer apoiar projetos de sociologia ou projetos acadêmicos sem nenhuma relevância.

Exposição pública

Passados dois dias desde sua revelação pela coluna da Veja, essas afirmações estapafúrdias de Alckmin estão completamente desmoralizadas, seja por esclarecimentos como os da reportagem da Folha, seja pelo simples fato de terem sido propaladas além do ambiente palaciano controlado. Inclusive por exporem publicamente a forma tosca com que o ex-postulante à Presidência da República em 2006 e governador pela quarta vez do estado mais rico do Brasil se refere a uma área do conhecimento, a sociologia. Que, ironicamente, é o campo de atuação de importantes fundadores do próprio PSDB, a começar pelo casal Fernando Henrique e Ruth Cardoso.

Complete a leitura clicando aqui.

 

 

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alckmin é o governador mais

    Alckmin é o governador mais limitado intelectualmente da história recente de São Paulo. Isso para não falar da brutal incompetência administrativa e dos problemas éticos, para usar um eufemismo, das suas gestões. O metrô de São Paulo, a crise hídrica, a política educacional, a política de segurança… nada, absolutamente nada, de minimamente razoável foi feito nos seus governos. Há tempos elegeu a área educacional e de ciência e tecnologia (principalmente as universidades e institutos de pesquisa) como inimigos. É compreensível, tendo em vista as suas limitações intelectuais e os interesses e falta de ética que o movem. O objetivo é obter a desvinculação de gastos para essas áreas, para poder utilizar esses recursos de forma mais “proveitosa”, digamos assim. A nossa frente abre-se um precipício. Um abismo cavado por uma direita brutal, oligárquica  e anti-iluminista. A classe média joga-se nesse abismo de olhos bem fechados. Só os abrirá quanto estiver destroçada.

  2. Na última vez que ouvimos

    Na última vez que ouvimos gracinhas parecidas, houve um “investimento” de bilhões de reais perfurando o Paraná em busca de petróleo…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador