Diplomata será braço-direito de França no Itamaraty

Atual representante do Brasil na OEA, Fernando Simas Guimarães já atuou na diplomacia dos governos Lula, Dilma e Temer

Fernando Simas Magalhães, atual representante do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), irá ocupar o posto de secretário-geral do Itamaraty. Foto: Reprodução/OEA

Jornal GGN – O futuro ministro das Relações Exteriores, Carlos França, decidiu que Fernando Simas Magalhães, atual representante do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), irá ocupar o posto de secretário-geral do Itamaraty.

Diplomata de carreira, Magalhães serviu como diplomata na delegação brasileira na ONU e nas embaixadas do país em Moscou, Washington e Madri. Além disso, foi chefe do Departamento de África na gestão do ex-chanceler Celso Amorim (2003-2010), embaixador no Equador nos governos Lula-Dilma (2010-2015), subsecretário-geral de Assuntos Políticos no governo Dilma (2015-2016) e subsecretário-geral de Assuntos Políticos Multilaterais, Europa e América do Norte no governo Temer (2016-2018).

O cargo de secretário-geral é o mais importante na diplomacia, por ser privativo da carreira – basicamente, o secretário-geral é o comandante da burocracia da pasta. Segundo o jornal O Globo, a escolha de Simas “enterra de vez a ruptura hierárquica” criticada durante a gestão de Ernesto Araújo.

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador