Indígenas não permitirão que suas terras sejam tomadas

Jornal GGN – O Congresso busca aprovar um projeto de lei que afetaria diretamente os indígenas guaranis. A PEC 215 pretende fazer do Congresso Nacional o único responsável por julgar os processos de demarcação de terras indígenas, quilombolas e zonas de conservação ambiental. A demarcação de terras é um processo jurídico-político complexo, uma vez que terras demarcadas em 2010 pelo então ministro da Justiça Luiz Paulo Barreto, hoje sofrem processos jurídicos que negam a propriedade indígena.

Leia mais:

“Genocídio indígena anunciado! O homem branco se cala!”

É o caso da Tekoha Taquara, no muncípio de Juti, em Mato Grosso do Sul, onde Valdelice Veron guerreira guarani-kaiowá, evidencia a gravidade do conflito ao afirmar que o povo indígena prefere morrer do que sair. “Porque se a gente for despejado a gente vai voltar, a gente não sai daqui não. A gente prefere morrer do que sair daqui porque aqui é nossa terra. Nós vamos ficar aqui na nossa terra”, diz a guerreira. Acompanhe a situação de Tekoha Taquara pela página dela.

Assista abaixo a cobertura de Nacho Lemus, da TeleSur.

<p> </p>

Em entrevista exclusiva ao Jornal GGN, a professora da PUC, Flávia Piovesan, reflete sobre a conjuntura do parlamento brasileiro hoje em dia. “Nós sabemos o Parlamento que temos aí, estatísticas comprovam, é o mais conservador das últimas décadas. Empoderadas foram as bancadas BBB, Bíblia, Bala e Boi”, afirma Flávia. Se a PEC 215 for aprovada cria-se uma conjuntura na qual a institucionalidade responsável por julgar os processos de demarcação é composta por parlamentares vinculados ao agronegócio. Um contexto que impacta diretamente a saúde do povo indígena.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Diretos para a boca do LOBO!

    Sem um governo popular e tendo que atender a demandas dos “amigos do golpe”, os índios perderão alem de terras, vidas e estes vão reclamar junto a ONU!

    A ONU SABE QUE O BRASIL SERÁ GOVERNADO POR BANDIDOS!

    Apesar dos coxinhas e rede globo falarem que foi tudo dentro da lei – ELES NÃO SE DEIXARÃO ENGANAR…

    Enviará uma força tarefa das potencias que têm BOMBA ATÔMICA para proteger os indígenas.

    Ai, vão querer INTERNACIONALIZAR A AMAZÔNIA, e nós vamos seguindo no script deles pensando que somos ORIGINAIS…

    E o PSDB foi pedir ajuda…

    Como são estúpidos!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador