Padres denunciam: PF impediu reitor de receber ajuda religiosa, por Raquel Wandelli

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

dos Jornalistas Livres

Padres denunciam: PF impediu reitor de receber ajuda religiosa

por Raquel Wandelli 

#EXCLUSIVO | PADRE DENUNCIA: “FOMOS IMPEDIDOS DE PRESTAR APOIO ESPIRITUAL AO REITOR QUE SE SUICIDOU” 

Assista em vídeo a denúncia do padre da Pastoral Carcerária, William Barbosa Vianna, na missa em homenagem ao reitor da UFSC. 

Ao celebrar missa em homenagem ao reitor Luiz Carlos Cancellier neste domingo (8/10), pela manhã, no Templo Ecumênico da UFSC, o padre William Barbosa Vianna fez uma denúncia espantosa: ele e outro frei foram impedidos ao menos quatro vezes pela Polícia Federal de oferecer apoio ao reitor, embora esse direito seja garantido pela Constituição. Cancellier foi preso, algemado nu, submetido a exame interno vexatório e encarcerado sem processo judicial. 
Segundo o padre, a primeira recusa ocorreu quando a Pastoral Carcerária tentou visitá-lo no dia da prisão, em 14 de setembro. A segunda, quando a prisão de Cancellier foi relaxada, mas a juíza o manteve exilado da universidade e em reclusão domiciliar noturna. Sabendo de seu abalo emocional, os padres novamente tentaram socorrê-lo, mas não obtiveram permissão para visitá-lo, mesmo tendo essa prerrogativa.por lei.

Assessor da Pastoral Universitária da UFSC, Vianna alertou: “É preciso lembrar que o direito à assistência religiosa é garantido pelo artigo V da Constituição”. Até então, sabia-se apenas que Cancellier foi privado do apoio de amigos, principalmente de pessoas de sua convivência na gestão da universidade. Durante la missa, Vianna eu o artigo V da Constituição, inciso VII: “É assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva”.

William Vianna, que além de padre é professor e chefe do Departamento de Ciências da Informação da UFSC, disse com clara consternação que há muitos anos a Pastoral Carcerária vem avisando sobre os abusos nas revistas vexatórias a mães, filhas e familiares em geral dos presos. Também fez alusão às chacinas ocorridas neste ano nos presídios. 

Raquel Wandelli dos Jornalistas Livres

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Padres denunciam: PF impediu reitor de receber ajuda religiosa

    Parece, ao menos parece, que a sociedade aos poucos reage contra os abusos praticados por integrantes das instituições jurídicas, no caso.

    Flagrante os abusos e atropelos ao marco legal, assinam suas condições de indivíduos acima da lei, ou fora dela.

    A sra. Presidente do STF deveria ter sido a primeira a se manifestar pela condenação de atos ao arrepio da Constituição e encaminhar a investigação do ocorrido no âmbito do CNJ.

    Quieta estava e muda ficou.

    Lamentável.

    Quem se manifestou foi o mais, digamos, saliente dos ministros. Esse não “prega prego sem estopa” como diziam, mas ao menos falou claramente. Se será ouvido são outros 500.

    A sra. Dodge, não afeita a manifestações públicas, pode já ter orientado o CNMP à ação.

    Dentro do próprio MPF já se ouvem vozes contra a atuação fora da lei de alguns procuradores.

    E a PF ?

    Bom a PF é a PF.

    Aguardemos

    1. book on the table

      Ele pretende se mudar pra lá com esse inglês de Joel Santana? Ah! Ele é de casa, né? Depois dos serviços prestados, vai ser recebido de braços abertos pelo imperialismo. E não me venham dizer que “imperialismo” é um termo antiquado diante do que o império está perpetrando na América Latina, Ucrânia etc. 

  2. Porque eles e seus superiores

    Porque eles e seus superiores não recorreram ao gilmar & cia, pois os mesmos não estão extremente envolvidos com a propagação do ensino religioso?

    Ou estamos falando com coisas distinatas? superiores, gilmar& cia de um lado e subordinados à homens, não à Deus, em oposição covarde de outro?

  3. Passada uma semana, a

    Passada uma semana, a Universidade Federal de Santa Catarina parece mais solitária depois da tragédia que resultou na morte do reitor. Ela não está sozinha. As universidades federais estão sob ataque, mas quem delas se beneficiou não vai esquecer esse episódio. Ontem, muitos de nós pensamos no Reitor Cancellier. Essa semana termina com a celebração do dia dos Professores. Deram uma homenagem póstuma à professora que morreu tentando salvar seus pequenos alunos em terras mineiras, mais uma tragédia no meio de outras tragédias que inclui o causador do incêndio, demitido e sem condições psicológicas para sobreviver ao medo. Tempos complicados. Mas torço para que possamos em vida e em vida plena homenagear nossos vivos e lembrar os que se foram.

  4. A PF já se manifestou através

    A PF já se manifestou através de suas associações e repudia alegação de ter havido exagero. Está correto ! Afirma também que os integrantes se norteiam pelo princípio da impessoalidade e da transparencia. Está correto !. Uma tragédia pessoal não pode ser utilizada para manipular a opinião pública. Está correto !. A sra. presidenta do STF está muda e permanece calada. Corretíssimo ! Nas entrelinhas percebe-se que a culpa é do Reitor. Mais do que correto !

    Tudo correto dentro do NNJ, Novo Normal Jurídico !  Incorreto está você, prezado Milton, estamos nós, que ainda vemos as coisas como se vivessemos num Estado de Direito. Que imaginamos ouvir vozes prenunciando uma reação da sociedade anestesiada pelo plim plim ! Ainda nào perdi as esperanças, ainda acredito que um dia a reação virá de verdade, mas só após muito choro e ranger de dentes, com sangue na calçada, quando um Antonio redivivo vier nos aconselhar e ensinar como fazer o sertão virar mar, e a recíproca. Grande abraço.

  5. “A sra. Presidente do STF

    “A sra. Presidente do STF deveria ter sido a primeira a se manifestar pela condenação de atos ao arrepio da Constituição e encaminhar a investigação do ocorrido no âmbito do CNJ.

    Quieta estava e muda ficou.

    Lamentável.”

    Esta é mais uma NULIDADE ESTELAR designada ao STF pelo Lula.

    Me pergunto onde é que o Lula e Dilma estavam com a cebeça quando indicaram estes verdadeiros TRASTES para um cargo tão importante como ministro do STF.

    O resultado da irresponsabilidade deles estamos todos vendo. E eles sentindo na pele e é bem possível que acabem presos.

  6. Acrescenta sordidez.

    Já era grave, aliás a grande mídia ao esconder o fato só comprovou a gravidade, mas agora passa a ser sórdido.

    Providências….? Inqueritos….? afastamento que seriam obrigatórios para a apuração….? Esqueçamos.

  7. Padres denunciam: PF impediu reitor de receber ajuda religiosa,

    Uma cena do livro O jogo das contas de vidro, de H. Hess, ficou em minha memória por décadas esperando o momento de revelar sua verdade. O mestre, velho, aceita o desafio do discípulo que ainda lhe negava os ensinamentos: nadar no inverno no rio gelado. Foi sua derradeira lição – e o discípulo a compreendeu. Paz ao Reitor Cancellier! Sabedoria aos seus discípulos.

  8. Essa é a PF da “Dilma

    Essa é a PF da “Dilma Republicana” e do “Zé da Justiça”, não exerceram por que queriam salvar as próprias peles ou por pura covardia ou os dois juntos a devida autoridade sobre a PF, autoridade na escolha do PGR e de Ministros do STF, que a Constituição lhes concedia, mesmo avisada Por Putin e Erdogan que se tratava de Golpe de Estado “Dilma Republicana” e “Zé da Justiça” pensaram somente neles próprios, agora a serpente chocou o ovo e já deixa um rastro de destruição em diversos setores da economia nacional, parece que o próximo setor a ser destruído é a Universidade Pública, quanta dor causará o povo brasileiro recolocar o País no rumo da Democracia, de onde nunca deveria ter saído, não fosse a trama dos que tem dinheiro, dos que queriam ser bem pagos ao prestar favor a turma do dinheiro e os que tinham como obrigação defender a Constituição Brasileira, mas se acovardaram!!!

  9. O Silêncio Ensurdecedor Que Vai Tornando o Brasil Indignado

    Sordidez, à nota aqui tens tu de regresso

    E suplicante te peço,

    Afasta de mim esse cale-se.

    Pois assassinaram o reitor Cancellier e isso tem que ser democraticamente e judicialmente, de fato e direito, sem convicções, delações e outras chicanas jurídicas mais, esclarecido, investigando-se os envolvidos: corregedor que o acusou, delegada federal lavajateira que solicitou prisão coercitiva e o prendeu, procurador público que chancelou a prisão, a juiza que autorizou e quem mais ficou de fora mas tem envolvimento na morte do Reitor da USC, para o devido processo e punição de culpados, dentro da lei e portanto, fora da república judiciária de Curitiba.

  10. Pelo menos uma coisa serviu

    Pelo menos uma coisa serviu de útil este golpe imundo. Provou por a + b que o poder mais podre deste sub-país não é o parlamento, nem o executivo, apesar de todas as falcatruas. O poder mais podre da república é o judiciário e seus apêndices da pf, mpf e estas intituições tipo abm e ajufe. Aliás,  estas instituiçoes só servem pra construirem com os impostos nossos aquelas sedes paradis´piacas onde o seus menbros se encontram nos fins de semana pra se gabarem de todas as sacanagens que promovem para destruírem qualquer projeto de soberania nacional.

    1. pelo menos

      Celso o país com corrupção,com uma direita  bastante calhorda, e uma midia retrograda ,  mesmo assim o pais se mantinha de pé.

      Com a AP470,lava jato e outras mutretas juridicas o pais desmoronou .

      Desmoronou como desmoronou o Supremo.

      Não ha mais pedra sobre pedra.

      Neste faroeste cado um pode fazer o que quiser.

          

  11. Ou seja, violaram o artigo

    Ou seja, violaram o artigo quinto da CF e impediram a vítima de ter alívio psicológico. Essa matéria é muito grave. Precisa ser divulgada ao máximo e ser levada para apuração dos órgãos competentes, se ainda tiver alguém com alguma vergonha na cara por lá. 

  12. É urgente que todas as

    É urgente que todas as entidades responsáveis pela guarda da constituição e de defesa dos direitos e garantias fundamentais tomem  as medidas cabíveis. É revoltante que uma infinidade de casos ocorram pelo Brasil e as entidades fiquem anestesiaras, amedrontadas diante do aparelho jurídico-policial do Estado. Se eles fizeram ouvidos moucos, os que defendem a cidadania e o Estado democrático de direito, não podem fazê-lo.

  13. Perceberam

    Que estes imbecis, sairam da lava Jato e só fizeram cagada?

    Primeiro foi aquele inergumeno da Carne Fraca

    Agora esta imbecilóde da Ouvidos Moucos

    imaginem o que eles aprontaram na Lava jato

  14. Indignação, revolta,

    Indignação, revolta, xingamentos. Nada disto adianta face ao arbitrio ilegal. Quem sugeriu a prisão e quem deu causa a esta sugestão ? PF, MPF e JF.  Tudo dentro do ” finja que tudo isto é legal, é só colocar os mesmos chavões – vai prejudicar as investigações, obstruir, fugir para o exterior, etc, etc”. Depois da tragédia continua tudo normal para estas autoridades? A delegada, o procurador e a juiza? como se não fosse com eles?

    Até quando, este congresso acovardado e a sociedade civil vão ter que esperar para elaborar uma rígida reforma nos mecanismos de controle da atividade penal? 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador