PM de SP retira do ar panfleto dirigido a condomínios que discrimina funcionários

da Rede Brasil Atual

PM retira do ar panfleto dirigido a condomínios que discrimina funcionários

 

A Polícia Militar anunciou que retirou da página na internet o panfleto “Dicas de Segurança em Condomínios” para evitar que as figuras impressas no material provocassem “interpretações indesejadas”. No panfleto – que traz recomendações a síndicos, moradores e funcionários para evitar a ação de criminosos – apenas os funcionários são representados por uma caricatura de pele negra. A PM também aconselha “cuidados especiais” em relação a trabalhadores em três dos 15 conselhos impressos no folheto.

“Numa análise detida, reconhecemos que o resultado pode, de fato, gerar interpretações indesejadas, e completamente diferentes daquilo a que se propôs, razão pela qual o retiramos prontamente da web para revisão e ajustes”, explicou, em nota, a Sala de Imprensa da Polícia Militar. Além de estar disponível na internet, o folheto também foi impresso e distribuído em condomínios da capital. “Dessa maneira, lamentamos que o material em questão possa ter causado qualquer entendimento diverso do esperado.”

De acordo com a PM, houve uma desatenção por parte do profissional responsável pela produção do panfleto no momento de escolher os personagens. “Certamente, a inserção de um funcionário negro não teve viés racial”, sustenta a corporação, justificando o que considerou uma desatenção. “Segundo o diagramador, ele quis representar, em sua arte, a etnia negra, sem atentar que a sua escolha recaía justamente no funcionário, ensejando uma possível interpretação de discriminação.”

Quanto às recomendações para que síndicos e moradores sejam cautelosos com os funcionários, a PM explica que o folheto foi elaborado por analistas de segurança pública com base no histórico de ocorrências criminais em condomínios. “A participação de funcionários nesses crimes, especialmente no fornecimento de informações privilegiadas a quadrilhas, é algo relevante, infelizmente”, sublinha. “Daí a importância de se orientarem condôminos para os cuidados especiais com funcionários.”

Entre as dicas de segurança para síndicos, a PM recomenda que se solicite antecedentes criminais e pessoais dos funcionários a serem admitidos, e que se fiscalize a rotina de trabalho dos empregados, acompanhando de perto suas condutas. Os moradores são alertados a não comentar sobre a vida íntima, patrimônio e ganhos na frente de estranhos ou mesmo de funcionários. “É importante ressaltar que a maioria absoluta dos funcionários é composta por trabalhadores honestos e dedicados, mas isso não descarta os cuidados indicados”, ressalva a corporação.

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Lamentamos que o material em

    “Lamentamos que o material em questão possa ter causado qualquer entendimento diverso do esperado”… Não, claro que não. O esperado é exatamente esse. Está no DNA da corporação e transferir a culpa para outrem (“houve uma desatenção por parte do profissional responsável pela produção do panfleto”…) é uma covardia, até porque quem presta serviço para a corporação sabe exatamente qual é o “estado da arte” do sistema de gestão de qualidade da organização.

  2. “Entre as dicas de segurança

    “Entre as dicas de segurança para síndicos, a PM recomenda que se solicite antecedentes criminais e pessoais dos funcionários a serem admitidos, e que se fiscalize a rotina de trabalho dos empregados, acompanhando de perto suas condutas”:

    Logo a PM…  de SP…

  3. A PM  paulista  é conhecida

    A PM  paulista  é conhecida pela  clássica seletividade racial: é  escuro, além do bronzeado praiano, é detido,se  protestar  entra na pedagogia  do cachação e  assim até  converter-se  num  embutido,digo, presunto.

    Essa   indubitavelmente é a  grande  contribuição da OBAN,que os  saudosistas  teimam e reeditar.

    Felizmente, o ridículo é para poucos ainda  que muitos  assistam e torçam  para os  “reality shows”  promovidos  pelas  viúvas  de   ´64.

  4. A PM aqui em BH, utiliza os

    A PM aqui em BH, utiliza os imóveis particulares como suporte de propaganda da corporação. Coisas do Marqueteiro Aécio Neves. Eles chegam com uma placa de plástico, parafusam na fachada dos prédios e casas, com os dizeres de que o imóvel está protegido pela PM. Só que é pura balela, não se vê um policial nas ruas, os assaltos continuam do mesmo jeito e quando alguém precisa de fazer uma ocorrência, demora tanto que acaba desistindo. As estatísticas da PM de Minas são todas furadas.

    1. Pela primeira vez com voce

      Pela primeira vez com voce tenho a nitida impressao que voce falsificou um comentario:  “parafusam dizeres diki”?!?!?!

      Teje expulso de Minas!  De Minas, digo vos!

      Uh…  (:)

  5. LEI 9029/95

    E Abusivo solicitar certidões criminais e outros, nos casos de contratação pela empresa. O peesoal acha que todo pobre é ladrão, Pagam péssimo salário ao porteiro que normalmente moram nas periferias, próximo a pessoas barras pesadas. Se ameaçãm a família dele com certeza ele passará informações. Paguem bem ao porteiropra ele morar num lugar decente e estarão seguros.

  6. Tadinho do diagramador: quis

    Tadinho do diagramador: quis representar as etnias no quadro e SÓ POR COINCIDÊNCIA pintou de preto a figura que representava os funcionários. 

    Foi não, meu filho, foi apenas ato falho. 

  7. discriminação

    discriminação?

    MÁÁÁGIIIIIIINA!!!!!!!

    a pessoa que cometeu esse panfleto,

    por algum motiva me lembra o selo da rca victor colado nos discos antigos.

  8. Pois é,

    Se alguém fizesse algo semelhante em relação aos PMs, também aconselhando “cuidados especiais” em relação a eles… Já imaginaram, né?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador