Em São Paulo, o 5º Ato Unificado Ditadura Nunca Mais

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Imagens: Divulgação

Jornal GGN – Pela primeira vez celebra-se o Dia Internacional do Direito à Verdade em data que foi proclamada há cinco anos, pela ONU. Em consonância, acontece, pela quinta vez em São Paulo, o ato em memória às Vítimas de Graves Violações dos Direitos Humanos. O local é no antigo DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informação – Centro de   Operações de Defesa Interna), que será ocupado neste dia por ex-presos políticos, militantes e familiares de vítimas e desaparecidos no 5º Ato Unificado Ditadura Nunca Mais, que acontece a partir das 10h.

O Ato é organizado pelo Comitê Paulista de Memória, Verdade e Justiça e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, que há cinco anos tem o objetivo de reivindicar o  DOI-Codi como um local de memória. No dia 24, na manifestação, o pátio do lugar será tomado por para uma série de atos políticos e apresentações artísticas com o Grupo Xingó, Companhia do Tijolo e pelo Coro Martin Luther King.

Atualmente, o espaço que ocupava o antigo DOI-Codi de São Paulo é tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico), mas ainda é utilizado como delegacia do 36º Distrito Policial. No passado, o lugar foi o maior centro de tortura e extermínio da ditadura militar em todo o Brasil. Nele passaram cerca de 5.000 prisioneiros, que sofreram ataques físicos e psicológicos. Destes, estima-se que 50 foram assassinados.

O Ato, Além de preservar a memória do local, reivindica a democracia, verdade e justiça. Para a realização do evento, os organizadores lançaram uma campanha de arrecadação online. Colabore clicando (aqui).

Serviço

5º Ato Unificado Ditadura Nunca Mais

Local: Rua Tutóia, 921 – Vila Mariana – São Paulo, SP.

Quando: 24 de março, às 10h

Programação aberta ao público. 

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador