Documentários essenciais para o diálogo – parte 1: O Sistema penitenciário feminino no Brasil, por Mariana Nassif

Série de documentários essenciais para o diálogo – parte 1: O Sistema penitenciário feminino no Brasil 

por Mariana Nassif

Recebi hoje uma lista de respeito para quem está afim de se informar e construir opinião sobre temas realmente diversos. Num momento onde a Parada Gay é obrigada a conviver com a triste e possível realidade de um Bolsonaro apitando no país, é no mínimo conveniente agregar argumentos sólidos ou, então, repassar os links a quem interessar possa.

Separados por temas, porque aqui a gente é Sagitariana mas adora a organização virginiana, lembrando que o diálogo é sempre o melhor caminho mas, mantida a ignorância do outro lado da linha, vale cortar o fio e seguir o baile. Oficialmente iniciada a série de documentários, cada post com uma temática diferente, levando em conta as minorias que necessitam ser debatidas, inseridas e repensadas urgentemente aqui e acolá.

Nesta primeira leva, compartilho 4 DOCUMENTÁRIOS PARA COMPREENDER O SISTEMA PENITENCIÁRIO FEMININO NO BRASIL, um tema de extrema relevância que inclui o diálogo sobre maternidade, oportunidades e igualdade social, bem como a reinserção social destas pessoas. O sistema prisional no país é amplamente falho em termos de recursos e estrutura e, então, vale conhecer e aprofundar as observações sobre a questão da identidade da mulher quando inserida neste contexto.

Alerto desde já que não serão mantidos comentários intolerantes, apenas aqueles que desejam construir e continuar o diálogo. Democracia não pressupõe desordem, por mais que no Brasil de hoje esteja difícil, quase impossível, de assim perceber.

1) Bagatela 

https://www.youtube.com/watch?v=VrgY_ol9lC4]

2) As mulheres e o cárcere

https://www.youtube.com/watch?v=cTSgBhSU-dI]

3) O cárcere e a rua

[video:https://www.youtube.com/watch?v=fr3blY9FlOo

4) Se eu não tivesse amor

[video:https://www.youtube.com/watch?v=TF8S5oGkL-c

 

Mariana A. Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá Mariana.

    Olá Mariana. 

    Não sei se você conhece o livro Mães do Cárcere, da jornalista mineira Natália Martino. 

    O livro é a construção de dois anos de visitas em uma unidade penitenciaria da RMBH que recebe mulheres gravidas e mães recentes em restrição de liberdade. Contam-se as historias de vida dessas mulheres e a relação do sistema prisional na vida delas, principalmente em um momento tão delicado.   

    Abraços. 

    https://www.uai.com.br/app/noticia/artes-e-livros/2017/05/09/noticias-artes-e-livros,206330/livro-maes-do-carcere-fala-sobre-desafio-de-detentas-que-engravidaram.shtml

    Aqui um teaser que foi usado para a catarse:

    https://www.catarse.me/maesdocarcere

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador