Vítima de racismo dias antes, árbitro se emociona com ovação de torcida

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Em Pelotas (RS) – Márcio Chagas da Silva, árbitro negro de 37 anos de idade e 15 de futebol, nunca havia sido aplaudido pela torcida em massa ao entrar em campo. Pois neste domingo, pontualmente às 16h51, ele foi não apenas aplaudido, mas ovacionado pelos torcedores do Esporte Clube Pelotas, assim que pisou no gramado do estádio da Boca do Lobo.

A manifestação foi um protesto contra as ofensas racistas sofridas por Chagas na quarta-feira, em Bento Gonçalves. Na cidade da serra gaúcha, torcedores do Esportivo, que recebia o Veranópolis, xingaram-no, colocaram bananas no seu carro e danificaram a lataria do veículo.

“Fiquei emocionado”, disse Chagas ao blogueiro depois da partida de hoje, ainda uniformizado e suado. “Cheguei a ficar engasgado. Não é normal árbitro ser aplaudido. Achei bacana”.

No confronto entre dois fortíssimos candidatos à queda para a segundona do Campeonato Gaúcho, o Pelotas perdeu em casa para o São Luiz, de Ijuí, por 2 a 1.

A equipe pelotense exibiu uma faixa de apoio a Chagas: “Márcio!! O Lobão está contigo. Racismo não!”. O lobo é mascote do Pelotas, clube centenário da cidade localizada pouco mais de 250 quilômetros ao sul de Porto Alegre _seu rival local é o Grêmio Esportivo Brasil.

Em campo, também foi desfraldada outra faixa contra o racismo, em nome do Sindicato dos Árbitros do Rio Grande do Sul.

“Racismo não. Força Chagas”, estampou uma faixa da torcida, em azul e amarelo, as cores do Pelotas.

Jogadores das duas equipes abraçaram o juiz.

Também neste domingo a presidente Dilma Rousseff se pronunciou no Twitter contra o racismo, solidária com Chagas e Arouca, jogador do Santos, xingado com impropérios racistas na semana passada.

Na quarta-feira, de acordo com descrição de Márcio Chagas da Silva, ele ouviu insultos desde antes do apito inicial, relatou reportagem do UOL. Eis os termos da súmula:

“Conduta do público muito ruim, hostil e desrespeitosa, com manifestações racistas por parte dos torcedores do Clube Esportivo de Bento Gonçalves. Estes proferiram as seguintes palavras quando nos dirigíamos ao vestiário da arbitragem: ‘Volta para a selva seu negro macaco, ladrão, safado, imundo. Temos que matar vocês todos seus negros sujos. Márcio Chagas tu é a escória do mundo, seu lixo, mal intencionado”’.

O gesto dominical da torcida áureo-cerúlea tem ainda mais relevância, considerando um episódio recente. Neste Gauchão 2014, no qual o Pelotas agoniza, um torcedor do clube havia berrado “macaco” para um atleta negro visitante, como denunciou semanas atrás o próprio Chagas, que apitou a partida contra o São Paulo, de Rio Grande (RS).

De palco de uma ofensa racista isolada, a Boca do Lobo se transformou no cenário de repúdio massivo ao racismo.

Chagas distribuiu hoje seis cartões amarelos, três para cada time. Ele assinalou um pênalti incontestável para o Pelotas. Embora Sandro Sotilli tenha convertido a cobrança, sua equipe perdeu.

A arbitragem foi muito boa, conforme opinião generalizada.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Francamente……que

    Francamente……que vergonha!!  Isso é de um atraso que nem sei…..a internet anda liberando muitos fantasmas adormecidos…..lembram do racismo velado?  Pois é…parece que já não está tão mais velado assim……  Isso é crime e é fácil ver quem o praticou….basta rever o video e mandar todos para cadeia. a impunidade é que gera esse tipo de coisa.  Não adianta criar leis se não for para cumprir. 

  2. Bem, um dos grandes legados 

    Bem, um dos grandes legados  das manifestações do ano passado foi

    a sensação de liberdade que as “múmias fascistas e neo-cons andam

    gozando sem o menor constrangimento, mas ..melhor  assim, sair  do

    armário. As atitudes racistas  em campos de futebol no Brasil é mais um

    capitulo do velho “complexo de vira-latas” pois é preciso imitar a Europa

    em tudo, ainda mais os exluidos da crise do primeiro mundo que voltaram

    a acham que vão arrumar a casa ao modo deles.

  3. Vamos ver no próximo pênalti
    Vamos ver no próximo pênalti que o Dr. Márcio errar…
    heeheheheheheh
    Em tempo: xingar a mãe do “juiz” pode?
    ehehehehehe

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador