Tática usada em protesto é condenada pelo próprio manual da PM

Do Justificando

Tática policial utilizada em repressão de protesto é condenada pelo próprio manual da PM

Na tarde de ontem, 12, a Polícia Militar do Estado de São Paulo optou por uma tática de repressão à manifestação condenada por organizações de Direitos Humanos e pelo próprio manual de conduta da Corporação. Kettling (ou panela de Hamburgo) consiste em cercar e isolar as pessoas dentro de um cordão policial. O nome deriva tanto do termo inglês “kettle” para chaleira, como do alemão “kessel” para caldeirão. 

Foi exatamente o que ocorreu na Paulista. Isolados por cordões policiais que não permitiam que ninguém entrasse ou saísse da manifestação, os manifestantes foram surpreendidos com incontáveis bombas de gás lacrimogênio.

A tátitca, explica Camila Marques, advogada da organização de Direitos Humanos Artigo 19, viola o próprio Manual de Controle de Distúrbios Civis da Polícia Militar, quando trata sobre o tema:

“A multidão não deve ser pressionada contra obstáculos físicos ou outra tropa, pois ocorrerá um confinamento de consequências violentas e indesejáveis.”  – Manual de Controle de Distúrbios Civis da Polícia Militar, item 3.2.1.

“Apesar do Caldeirao de Hamburgo ir contra a propria normativa do Estado de São Paulo, a Polícia vem utilizando essa tática desde 2013, e, desde então, vem aprimorando nos protestos” – denuncia Camila.

Na prática, explica Camila, é que desde 2013, quando a tática passou a ser usada, o resultado não é positivo – “O que nós percebemos foi que uso da tática inicia e aumenta a violência”.

Nas redes sociais, uma foto bem explicativa demonstra como a estratégia Kettling (também conhecida como Caldeirão de Hamburgo) foi utilizada.

O Especialista em Segurança Pública e Professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Humberto Barrionuevo Fabretti, explica quequalquer pessoa, instintivamente, sabe que não se deve encurralar multidões em hipótese alguma, muito menos quando há uma tensão natural entre policiais e manifestantes.

“Cabe ao Estado agir da forma mais racional possível para evitar o confronto e a violência. Cercar os manifestantes e atirar bombas em todas as direções mostra um total desconhecimento de táticas de contenção de manifestações, seria a mesma coisa que tentar apagar uma fogueira com gasolina” – completou.

Já Guilherme Perisse, dos Advogados Ativistas, lembra que a “ação da PM na Paulista contraria frontalmente os Direitos de Reunião, Manifestação e Liberdade de Expressão”. “Além disso, a violência empregada feriu muitas pessoas o que é inaceitável. Ontem foi um dia de Ditadura no centro da cidade” – finalizou.

Em coletiva de imprensa, o Secretário Estadual de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, negou abusos da polícia na tarde de ontem.

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vou concordar com esse argumento

    Com duas condições:

    1) Quando os representantes do MPL (como o Pablo Ortellado) começarem a cobrar a violência da PM do Alckmin, e não do Haddad;

    2) Quando o MPL começar a colocar cartaz nas manifestações cobrando a tarifa do metrô. Até agora só se vê cartaz de 3,80, 3,80, tudo voltado pra queimar o Haddad.

    1. Allan,
      Alem daquilo que voce

      Allan,

      Alem daquilo que voce coloca, quero acrescentar que a tática é a mesma de 2013. A polícia tucana reprime com muita violência. Como reação começam a pipocar outras manifestações comandadas pelos mesmos agentes da CIA através de seus agentes de campo apresentados como lideranças (tipo Cininho) ou de lideranças de fato que se deixar ludibriar e estas manifestações são focadas contra o governo federal e qualquer governo democrático, popular e nacionalista, nos estados e municípios – como bem colocaste, a direção desta rodada de protesto em SP é somente contra Haddad e não contra os tucanos e isto é exatamente o que  CIA faz em todos os lugares em que comandam uma conspiração em curso, como no Brasil de hoje.

      A CIA tem tradição de tambem jogar à rua seus agentes para estimular manifestações radicalizadas à esquerda, como o foi com cabo Anselmo, por exemplo. Isto, alem de abrir mais flancos de ataque, convulsiona o ambiente e cria condições para justificarem mais repressão. E sempre usam bandeiras justas ou justificáveis como veículo.

      Os Black Blocs são uma força operativa comandada pela CIA, que exatamente por que ataca pelo flanco à esquerda atrai gente que nada tem a ver com a sedição que aquela promove. A primeira grande operação em que esta tática foi usada com sucesso foi no Iraque em 1953 quando derrubaram o governo nacionalista de Mossaddegh, e a repetiram com exaustão, como no Chile em 1973, quando agentes infiltrados insuflavam a ultra-esquerda (notadamentge o MIR) a atacar o governo de Allende, enfraquecendo-o ainda mais e criando o ambiente favorável ao golpe.

  2. Onde estava o MPL…

    … quando os estudantes estavam tomando borrachada da PM nas ocupações?

    Aliás, os estudantes das ocupações estão nos protestos apesar de terem recebido o benefício do passe livre para ir à escola.

    Por isso digo sem medo de errar: o PSDB vai eleger o governador de novo.

    Só não tenho certeza do Haddad.  Acho que ele se reelege por total falta de opções.  A menos, claro, que o povo caia no discurso da Marta Suplicy que quer acabar com a corrupção posando ao lado do Cunha.

  3. Tática criminosa

    Não é uma tática de contenção da violencia é uma tática para provocar a violencia por parte de quem está encurralado e consequentemente uma reação violenta da polícia, que oprime os manifestantes.

    Aqui cabe como uma luva a frase de Brecht: “Diz-se violento o rio que a tudo arrasa, mas não se dizem violentas, as margens que o oprime”

    Isso depois do prefeito Haddad solicitar ao Secretáio de Segurança do estado que o Ministério Publico Estadual acompanhace e fizesse a intermediação da manifestação para que não ouvesse violencia e o MPE tenha se comprometido a fazer a ponte entre as partes.

    Talvez a ação criminosa da PM tenha tido o respaldo do Ministário Público estadual, que precisa se manifestar sobre a tática provocadora da PM.

    Na verdade, o que ouve foi a fome com a vontade de comer.

    Como em 2013, parece que o MPL (PSTU, PSOL) quer um cadáver prá chmar de e fazer um mártir para alanvancar a luta, a polícia tucana demonstrou que está pronta a dar-lhes o que querem, as duas partes vão acabar contempladas.

    1. Correção ortográfica.

      Tática criminosa

      Não é uma tática de contenção da violência é uma tática para provocar a violência por parte de quem está encurralado e consequentemente uma reação violenta da polícia, que oprime os manifestantes.

      Aqui cabe como uma luva a frase de Brecht: “Diz-se violento o rio que a tudo arrasta, mas não se dizem violentas, as margens que o oprime”

      Isso depois do prefeito Haddad solicitar ao Secretáio de Segurança do estado que o Ministério Público Estadual acompanhace e fizesse a intermediação da manifestação, para que não houvesse violência e o MPE tenha se comprometido a fazer a ponte entre as partes.

      Talvez a ação criminosa da PM tenha tido o respaldo do Ministário Público estadual, que precisa se manifestar sobre a tática provocadora da PM.

      Na verdade, o que ouve foi a fome com a vontade de comer.

      Como em 2013, parece que o MPL (PSTU, PSOL) quer um cadáver prá chamar de seu  e fazer um mártir para alanvancar a luta, a polícia tucana demonstrou que está pronta a dar-lhes o que querem, as duas partes vão acabar contempladas.

       

  4. se a tática inicia e aumenta

    se a tática inicia e aumenta a violencia, fica clara a

    opção então politica do goverfnador tucano….

    criar o caos como criou em 2013 para culpabilizar

    a dilma, através do conluio tucano –  á grande mídia golpista.

    tudo acordado pelo tal conluio….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador