Agência de classificação de risco rebaixa nota da Petrobras

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

 

Jornal GGN – A agência de classificação de risco Moody’s rebaixou a nota da Petrobras da Baa3 para Ba2. Com isso, a estatal perde o grau de investimento e passa para o grau especulativo, indicando que investir na petrolífera brasileira passou a ser uma operação mais arriscada.

Das três maiores agências de classificacão de risco, a Moody’s é a primeira a rebaixar a classificação da Petrobras para o nível conhecido como “bônus lixo”, o que pode levar muitos fundos de investimentos a se desfazerem das ações da companhia. As outras duas são a Fitch e a Standard & Poor’s.

Em nota, a agência argumentou que sua decisão “reflete uma preocupação contínua com as potenciais” pressões de muito curto prazo que a companhia petrolífera pode sofrer em sua liquidez. Ao mesmo tempo, diz não esperar melhoras na redução do nível de endividamento da empresa no médio prazo e também levantou questionamentos sobre como o rumo das investigações no caso de corrupção na empresa podem causar “distrações” que podem minguar seus esforços para melhorar seu nível operacional.

A Petrobras está no centro de uma investigação sobre uma rede de corrupção que operaria desde a década de 1990 e desviou uma soma estimada em bilhões de dólares, levando à prisão de vários ex-diretores da Petrobras e de empresários que faziam parte do esquema. A crise levou a Petrobras a substituir sua cúpula e a reduzir seus investimentos pelos problemas surgidos para captar fundos nos mercados associado à brusca queda dos preços do petróleo desde junho do ano passado.

A classificação de risco, ou rating da tradução em inglês, é a nota dada por instituições especializadas em análise de crédito, chamadas agências classificadoras de risco. Essas agências avaliam a capacidade e a disposição do emissor de um título em honrar, pontual e integralmente, os pagamentos de sua dívida. O rating é um indicador relevante para os investidores, uma vez que fornece opinião a respeito do risco de crédito da dívida do país analisado.

 

(com EFE e Agência Brasil)

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Essas agências de risco do

    Essas agências de risco do TIO $AM são um FRAUDE, e quem acredita nessas tranqueiras acredita em qualquer porcaria.

    Depois da crise de 2008, desencadeadad pela quebra do Lehmman & Bros, que 24 antes de quebrar era AAA+ , ninguém dá um tostão pelos palpites desses podres. 

     

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  2. Quem quiser vender ações da Petrobrás, tô comprando

    Pelo menos isso eu aprendi com o Capitalismo: comprar na baixa e vender na alta.

    Se os gringos vão cair na esparrela da nossa mídia eu não vou. Aliás, tenho certeza que neste momento as famílias Frias, Mesquita, Gandour, Civita e Marinho já devem ter orientado seus bookmakers a comprar todas as ações que puderem da Petrobrás…

  3. Pois é. Este é o novo front

    Pois é. Este é o novo front da batalha contra a Petrobras e contra o regime de partilha.

    A estratégia é secar as fontes de financiamento da empresa.

    Assim ela não teria como bancar sozinha a exploração do pré-sal no regime de partilha, e a única solução seria a volta das concessões…

    Para enfrentar isso , o governo tem  US$ 300 bi em reservas e a possibilidade de se aliar estratégicamente a China.

    Vejamos qual o próximo round.

    1. Essa mesma…

      Ela disse que o Lehman Brothers era seguro semanas antes dele falir, deu grau de investimento pra ele.

      E antes da moratória da Islândia a Moody’s chegou a atribuir o triple A, o mais alto grau de investimento, aos quebrados bancos islandeses…

    2. Blz, fera… Agora vai lá e

      Blz, fera… Agora vai lá e usa esse maravilhoso argumento pra convencer os donos da grana a continuar a emprestanto a uma taxa razoável para a Petro…

      Goste vc ou não, as classificações das agências são importantes balizadores para os investidores.

      1. Hehe, parece até …

        Que algum investidor ou financiador de peso vai usar avaliação destas empresas para investir ou emprestar.

        No máximo usar como argumento auxiliar para eventuais negociações.

        Os de peso não são crentes como vc….

  4. Nada de novo, a estratégia é

    Nada de novo, a estratégia é sangrar a empresa para privatizá-la ou alterar o regime de exploração de petróleo.

    Gringos e elite brasileira entreguista em ação.

  5. E quem avalia a agência de risco?

    Ou não é um risco acreditar em quem avalia riscos tão mal (ou politicamente)?

    Os investidores de diversas instituições “AAA+++” quebradas no dia seguinte que o digam…

    Deveriam eles montar também uma agência…

  6. Acabou a possibilidade de

    Acabou a possibilidade de financiamento aos investimentos do cofrinho dos arápios (vulgp Petrobrás), isso vai fechar as torneiras para captações externas com reflexos profundos muito além da empresa.

    Bla’blá blá de tesouro dos brasileiros (a Apple vale umas 10 Petrobrás a Microsoft uma 5, Intel 2,5) não vai resolver nada.

    A Brahma vale mais de DUAS VEZES! Cerveja privada vale mais que óleo estatal!

    Ninguém que leia duas linhas aguenta mais tanta besteira e cara de pau para justificar o injustificável!

    A vanguarda do atraso não percebe, ou mais provavelmente se faz de idiota sobre, que a verdadeira riqueza de uma sociedade é o conhecimento, a capacidade de inovar, o conhecimento, enfim, a tecnologia.

    A commoditie petróleo, que aliás os EUA produzem 3 vezes mais que o Brasil, graças à iniciativa privada, vai perdendo valor  muito devido a novas tecnologias

    Quantos barris de petróleo produzem Alemanhã , Japão, Suiça e França em contraposição à Venezuela, Angola, Nigéria, Líbia?

    Esse papo petróleo é nosso é só uma fumaça para escamotear a lambaça que o PT patrocinou, entre roubo e incompetência, em mais uma estatal.

    Perderam completamente a vergonha.

     

  7. Acho que deveriamos retirar a

    Acho que deveriamos retirar a PETROBRAS da bolsa nos EUA. Vamos levar 20 anos para concluir nossos projetos? Que seja. Até lá o valor do petroleo vai passar dos 300,00.

    Pra que precisamos ter ações em bolsa nos EUA?

    O mundo hoje é mais dinamico e são eles quem precisam do nosso ouro negro.

    Podemos passar a negociar com a China.

    Soluções existem, basta um pouco de atitude.

    Vai Dilma, a hora é nossa!!!

  8. Comprar ações da Petrobrás,

    Comprar ações da Petrobrás, aqui ou nos Estados Unidos, é A MELHOR OPORTUNIDADE de ganhos em mais de uma década.

    A ação dobra em um ano e triplica em dois. Talvez antes …

  9. Comprar ações da Petrobrás,

    Comprar ações da Petrobrás, aqui ou nos Estados Unidos, é A MELHOR OPORTUNIDADE de ganhos em mais de uma década.

    A ação dobra em um ano e triplica em dois. Talvez antes …

  10. Moody’s ou muda de ideia a qualquer hora

    Agências como a Moody’s  está sem moral e credibilidade. Lembra da crise de 2008? A inteligência da Moody’s e outras similares  estavam mais por fora que roda de carro de boi. Talvez tenha alguma serventia  para  o pessoal do Swissleaks. Ou seja, para recomendar  a transferência da bufunfa para os paraísos fiscais.  Xô meleca neoliberal. Sai de nosso quintal e vai pra pqp.

  11. Lamentável

    A companhia recebeu o grau de investimento da Moody´s em 2005, ainda na Presidência do Zé Eduardo Dutra, que deu continuidade a ótima gestão que o antecedeu.

    Naquele tempo, o pré-sal ainda nem havia sido descoberto e os planos de Lula ainda eram transformar o Brasil num imenso canavial enquanto ele fazia as vezes de embaixador do etanol brasileiro pelo mundo afora.

    O pré-sal mudou tudo. 

    A Petrobrás virou a menina-dos-olhos  do governo petista que abandonou a indústria alcooleira do dia para a noite.

    Dez anos depois temos dois setores na pindaíba, o de óleo & gás e o de etanol.

    Realmente, o PT deixa um grande legado para a economia brasileira.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador