BC desmente Mantega e mantém política monetária para conter inflação e alta do dólar

Tombini, presidente do BC, diz que política para conter alta da moeda americana vai continuar

Jornal GGN – Contrariando as intenções do ministro Guido Mantega frente à decisão do Federal Reserve americano de manter a compra de títulos para estimular a economia, o Banco Central brasileiro anunciou que não deve mudar sua política monetária e o programa de câmbio deve continuar.

As declarações do presidente Alexandre Tombini se contrapõem aos planos do executivo de diminuir a intervenção no câmbio, após a queda significativa do dólar na bolsa local. Desde 22 de agosto, o BC passou a oferecer dólares regularmente, num montante de US$ 60 bilhões, para reduzir a volatilidade do câmbio e oferecer proteção às empresas. E deve manter a política.

De acordo com a Reuters, Tombini disse que o programa é adequado e está funcionando bem, e que as decisões surpreendentes do Fed não mudam nossa política monetária. Para ele, o processo de redução gradual de estímulos no EUA é “construtivo”, e que quanto mais experimentais e paulatinas as mudanças por lá, melhor para as economias emergentes, como o Brasil. Ele acredita que este processo já está em transição, mesmo com o recuo do Fed pelo atual momento das economias globais e das próprias finanças norte-americanas.

O Banco Central iniciou em abril de 2013 um ciclo de alta do juro básico para controlar a inflação, elevando a taxa Selic para 9% ao ano. O mercado também espera uma nova elevação neste índice em 0,50 ponto na próxima reunião do Copom, marcada para outubro.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador