Brasil e China lançam parceria inédita para agricultura familiar

Nesta sexta, ocorre o lançamento da Unidade Demonstrativa Brasil-China de Cooperação em Desenvolvimento Agrícola, no Rio Grande do Norte

Foto: Divulgação/MST

Do MST

Nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, a partir das 16h30, ocorrerá o Ato de Lançamento da Unidade Demonstrativa Brasil-China de Cooperação em Desenvolvimento Agrícola, no Calçadão da Lagoa em Apodi, no Rio Grande do Norte.

A parceria conta com apoio da Universidade Agrícola da China (CAU), da Associação Internacional para a Cooperação Popular (AICP), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Associação de Fabricantes de Máquinas Agrícolas, do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) e do Governo Federal, que oferece financiamento a partir do programa Mais Alimentos.

E formaliza a chegada de 31 máquinas no país, que serão entregues no estado potiguar, como também na Paraíba, Maranhão e Ceará, onde serão realizadas as testagens de eficiência das máquinas, nos diferentes tipos de solos e sistemas produtivos.

O feito inédito entre Brasil e China conta com um intercâmbio que tem sido feito desde o último ano, quando uma delegação chinesa esteve no país. E visa fortalecer a mecanização agrícola na agricultura familiar e áreas de reforma agrária, contribuindo na produção de alimentos saudáveis.

O acordo, que possibilitou a chegada das máquinas, prevê um período de testes para identificar os itens do maquinário que se adaptam ao cotidiano da produção em território nacional. O objetivo, no futuro, é que os equipamentos sejam produzidos no Brasil.

Atualmente, cerca de 87% da agricultura camponesa na China tem mecanização, comparado ao que acontece no Brasil, esse número não chega a 13%. Sendo o  Nordeste a região com o maior número de famílias camponesas, cerca de 50%, e com o menor acesso aos maquinários agrícolas, o que não chega a 3%.

Ato de lançamento reúne autoridades

Na programação está prevista a realização de uma visita ao campo de demonstração das máquinas chinesas e logo em seguida a realização do ato de lançamento.

Estarão presentes no evento, membros da Universidade Agrícola da China, da Associação Chinesa de Indústrias de Mecanização Agrícola, tal qual, representantes de empresas de máquinas agrícolas chinesas, além de integrantes de instituições governamentais e de empresas públicas.

Estarão presentes a governadora do estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; os ministros Paulo Teixeira (MDA), Alexandre Padilha (SRI), Márcio Macedo (SGPR) e a ministra Luciana Santos (MCTI). Também confirmaram presença, César Aldrigui (Incra), Márcio Rosa (MDIC), Loroana Santana (ANATER), Edegar Pretto (Conab), Irajá Lacerda (Mapa), além do vice-presidente do Banco do Brasil, Luiz Gustavo.

Serviço

Foto: Divulgação/MST

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador