Comércio exterior dá novo ânimo aos números da Alemanha

Jornal GGN – O Produto Interno Bruto (PIB) alemão cresceu 0,4% entre outubro e dezembro de 2013. Uma ligeira melhora em relação os 0,3% registrados no trimestre anterior. Os números são da Agência Federal de Estatísticas do país e foram divulgados nesta terça-feira (25).

No entanto, a demanda doméstica permaneceu em queda e subtraiu 0,7 ponto percentual do crescimento. O comércio exterior, por sua vez, superou a perda e acrescentou 1,1 ponto percentual ao PIB. Ele impulsionou o crescimento da Alemanha no período, enquanto a demanda doméstica, que havia sido importante durante o restante do ano, acabou pesando.

Os números foram interpretados como um “sinal misto” na batalha do país para melhorar suas metas de crescimento. Os investimentos em capital se recuperaram, grandes reduções de estoques travaram o crescimento e gastos públicos ficaram estagnados, enquanto o consumo privado caiu mais uma vez.
 
Economistas esperam que a demanda doméstica ganhe força neste ano e Berlim conta com isso para impulsionar uma expansão prevista de 1,8%, enquanto a expectativa para o comércio exterior é de que refreie o crescimento.
 
Em meio a uma crise que atingia quase todos os países do bloco do euro, a Alemanha impulsionou o crescimento local. No entanto, a performance enfraqueceu a partir de 2012 e o país cresceu em ritmo notadamente mais lento. Os dados divulgados hoje confirmaram a preliminar de que o PIB da Alemanha avançou 1,3% na comparação anual no quarto trimestre.
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A solução de uma crise é

    A solução de uma crise é sempre a causa da próxima.

    A Alemanha repete o modelo de exacerbação das assimetrias econômicas européias (e  mundiais?) que estava no princípio das fragilidades da União Européia frente à crise mundial de 2008.

  2. Comentário.

    Aumento de produtividade, arrocho salarial (os famosos “empregos de mil dólares” que borbulharam na Alemanha), política exportadora.

    Agora, a saída é aumentar o consumo interno.

    Ahahahahah!

    – Não dá pra depender da União Europeia.

    – Quem estiver quebrado vai ter que andar com dois pires em vez de um.

    – Aumento de consumo com salário arrochado – ou tem liquidação, ou aumenta o salário ou as duas coisas.

    Essa eu quero ver!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador