A vendas de ações a descoberto

Espanha, Itália e Bélgica limitam vendas de ações a descoberto

Google Notícias(AFP) – Há 2 horas
 …12/08/2011-21:20

PARIS — França, Itália, Espanha e Bélgica decidiram limitar ou proibir as operações de venda de ações a descoberto a partir de sexta-feira para lutar contra os “falsos rumores” que desestabilizam os mercados, anunciou nesta quinta-feira a autoridade de regulação financeira europeia, Esma.

“Os seguintes países anunciaram hoje (quinta-feira) ou anunciarão em breve novas proibições de operações de venda a descoberto (…): Bélgica, França, Itália e Espanha”, indicou a Esma (European Securities and Markets Authority) em comunicado.

Pouco antes, Jean-Pierre Joynet, presidente da Autoridade Francesa de Mercados (AMF), o órgão que controla na França as atividades dos mercados de ações, tinha anunciado à AFP a proibição das vendas a descoberto de ações do setor financeiro cotadas na França por um período de 15 dias.

“Decidimos proibir (…) a venda a descoberto sobre as ações de 11 bancos e seguradoras cotadas nos mercados franceses por um período de 15 dias”, declarou Joynet.

“Quiseram colocar à prova a resistência francesa. Aqui está nossa resposta e, como sempre, é muito decidida e continuará sendo contra todos aqueles que quiserem nos colocar à prova”, completou.

A venda a descoberto é um mecanismo financeiro no qual um operador pede emprestado uma ação e a vende com a esperança de que o preço caia. Se isso ocorrer, ele a compra de volta para pagar sua dívida e embolsa o lucro.

Essa prática, muito criticada desde 2008, acentuou o pânico nos mercados nos últimos dias, segundo vários especialistas, o que provocou grandes perdas na maioria das bolsas mundiais.

“Diferentes países europeus enfrentaram rumores infundados que perturbam o bom funcionamento dos mercados”, destacou o presidente da AMF.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador