O vazamento de petróleo nos Estados Unidos

Do Portal de Luís Nassif

Do Blog de Maria Dirce

Gambiarra no fundo do mar com a BP


Petróleo flutua sobre o mar na região do parque estadual de Grand Isle, no Estado da Louisiana; BP retomou operação para conter vazamento

A técnica utilizada pela BP, conhecida como ‘top kill’ (matar por cima, em tradução livre), consiste em bombear líquido pesado até o poço danificado no fundo do mar para, em seguida, fechar a válvula com o uso de cimento.

Nesta quinta-feira, a Guarda Costeira dos Estados Unidos chegou a anunciar que a empresa tinha conseguido interromper o fluxo de petróleo, mas a informação não chegou a ser confirmada pela BP.

Imagens transmitidas ao vivo do fundo do mar mostram que o líquido que escapa da válvula danificada já não é mais tão escuro como antes. Os trabalhos chegaram a ser interrompidos quando engenheiros da BP constataram que muito do líquido pesado estava vazando junto com o petróleo.

De acordo com a empresa britânica, a operação pode se estender por mais 48 horas.

Por josé ribas

O que esse desastre mostra, pelo menos para mim, é a desmitificação da corrupção no Brasil. Por muito tempo “institutos sérios” davam conta que o Brasil era (ou é ainda para eles) o país mais corrupto do mundo. Com a quebradeira americana capitaneada pelos corruptos de Wall Street, com os Madoff, os Lehman Brothers da vida e agora a comissão de segurança e exploração de petróleo americanos, com a BP e a enxurada de favores aos políticos e funcionários de alto escalão do governo americano, chego a conclusão que a corrupção nos EUA esta para a corrupção brasileira como no governo do FHC, administrada por um engavetador, sem escândalo, sem corrupção, sem investigação, sem sujeira.

Ficou fácil ver que, apesar da gente saber que esse vazamento de óleo no golfo do méxico ser a maior tragédia ambiental da história, uma tragédia maior estava em curso, mãe de todas as tragédias, que é a tragédia da corrupção orquestrada pela ganância capitalista mundial.

O tapete mundial aos pouco esta sendo levantado.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador