Estoque de montadoras é o maior desde 2008

Da Agência Estado

Estoque de montadoras e concessionárias vai a 37 dias

Volume é o maior desde novembro de 2008, quando os estoques atingiram 56 dias

Fernanda Guimarães

Os estoques de veículos nos pátios das montadoras e nas concessionárias atingiram 37 dias para a venda no mês de agosto, com um total de 398.796 veículos. Em julho, os estoques estavam em 36 dias, ou 367.100 unidades, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira, 8, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O estoque é o maior desde novembro de 2008, quando os estoques atingiram 56 dias. Na ocasião, o mercado tinha sido fortemente afetado pela quebra do banco de investimentos Lehman Brothers. Esse volume considera o tempo para a venda dos veículos, somando a estadia dos mesmos nos pátios das montadoras e na rede de concessionárias.

Na indústria, os estoques em agosto chegaram em 14 dias, com 155.180 veículos, ante os 12 dias marcados em julho. Nas concessionárias, ainda de acordo com a Anfavea, os estoques desceram de 24 dias em julho para 23 dias em agosto, com 243.616 unidades. No entanto, no início desta semana, a Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias, informou que os estoques na rede de concessionárias estavam em 40 dias, o que “já preocupava a rede”.

Em 2010 a média dos estoques foi de 30 dias e em 2009, de 24 dias. Segundo a entidade, uma das razões para o aumento dos estoques é o maior volume de lançamentos, assim como uma maior quantidade de modelos no mercado brasileiro.

Com o intuito de ajustar os estoques, algumas montadoras já promoveram férias coletivas, como a GM, Volkswagen e Fiat. A média de estoques considerada normal para analistas é de 25 dias para a venda. “A maioria das empresas já se ajustou e a expectativa é que em setembro ocorra uma normalização”, disse o presidente da Anfavea, Cledorvino Belini.

No mês passado, as vendas de veículos – automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus – somaram 327,4 mil, aumento de 6,9% ante julho e crescimento de 4,7% ante agosto de 2010. Por outro lado, a produção em agosto chegou a 325,3 mil, expansão de 5,9% em relação a julho e alta de 5,5% ante agosto.

O presidente da Anfavea disse que as projeções da entidade ainda não serão revisadas e, se for necessário, essa alteração ocorrerá no último trimestre do ano. Para as vendas de autoveículos no mercado interno, a estimativa da Anfavea é de crescimento de 5%, para 3,69 milhões de unidades. Já a expectativa de produção é de alta de 1,1% em 2011 ante o volume de 2010, para 3,42 milhões de autoveículos.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador