Ex-premiê britânico Tony Blair lança campanha contra Brexit

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Da Agência Brasil

Com Agência Ansa

Apesar de o país estar com quase todos os trâmites prontos para deixar a União Europeia (UE), o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair lançou uma campanha nesta sexta-feira (17) contra o processo de saída do Reino Unido do bloco, o chamado Brexit. O ex-premiê pede para os britânicos “erguerem-se” contra a saída, que deve ser efetivamente realizada a partir do mês de março. As informações são da agência italiana Ansa.

“O povo votou sem ter conhecimento dos termos do Brexit. À medida que esses termos se tornam claros, é seu direito mudar de ideia. A nossa missão é persuadi-los a fazerem isso”, disse Blair. Ele afirmou que o desafio agora será agora evidenciar incessantemente os custos” da saída do Reino Unido da UE e criticou o governo da primeira-ministra Theresa May por não querer um hard Brexit, a saída rompendo todos os contratos com o bloco, mas um “Brexit a qualquer custo”, que seria prejudicial aos cidadãos.

No entanto, a decisão de Blair de lançar a campanha chega tarde. Na semana passada, a Câmara dos Comuns aprovou o texto de saída do governo para iniciar as negociações com a União Europeia. Agora, o documento será votado na próxima semana na Câmara dos Lordes. Porém, mesmo se houver alguma alteração, a palavra final é dos Comuns, que não tiveram dificuldades de ter maioria a favor do Brexit.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma confusão esse Brexit.

    Uma confusão esse Brexit. Está claro que a UE faliu porque tentou impor a perda de identidade, da nacionalidade, tentou impor uma moeda única onde só a Alemanha ganha nesse jogo de soma zero pois tem indústria, conhecimento, tecnologia e um povo que aceita ganhar menos para ser competitivo.

    A Inglaterra quer ter liberdade para fazer acordos ultramarinos, para participar da nova rta da seda, para se alinhar ao seu tradicional aliado sem as amarras da U.E.

    Um ex-Chanceller da França disse que a U.E. precisa ser refundada em novos termos, mas isso será impossível numa Europa dividida, em guerra, empobrecida, repleta de refugiados, e que se auto-empurra em direção a uma guerra contra a Rússia. Todos estavam adorando Boris Yeltsin, o bêbadoo, governando a Rússia. Agora o buraco é mais embaixo e a Europa rica continental prefere encher os bolsos dos senhores da guerra que se aliar a uma nova Rússia.

    A Inglaterra sairá da U.E., assim como a França quando Le Pen ganhar. A saída da França será a pá de cal.

  2. Tony Blair e a pá de cal da Terceira Via

    Lembram da terceira via? Pois é. Tony Blair, figura sempre patética, acaba de jogar a pá de cal nessa bizarrice dos anos 90 ao lançar uma campanha contra o Brexit, agora que está claro que vai acontecer o Hard Brexit (que todo mundo já esperava que acontecesse desde o referendo, porque os dois lados queriam assim).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador