FMI pede esforços do BCE para combater “baixa inflação”

Jornal GGN – O Fundo Monetário Internacional (FMI) respondeu aos anúncios estatísticos da Europa nesta segunda-feira (31) e mostrou-se preocupado com a atual situação do bloco econômico.

Em conferência realizada em Londres, o diretor do Departamento Europeu da entidade, Reza Moghadam, afirmou que a autoridade monetária “não está tão preocupada com a deflação por si só, mas com o que chamam de ‘baixa inflação'”.

Para o executivo, ainda há espaço para mais afrouxamento (por parte do Banco Central Europeu), sobretudo porque a inflação está sob controle, mas a pressão para baixo na inflação continuará presente e a necessidade de políticas de apoio, sejam políticas macroeconômicas ou fiscais. Moghadam também alertou que a pressão maior enfrentada pela zona do euro vem da inflação em desaceleração.

Números oficiais divulgados pela autoridade monetária da zona do euro mostraram que a inflação na zona do euro desacelerou para apenas 0,5%, muito abaixo do nível pouco abaixo de 2 por% buscado pelo BCE. O crescimento econômico na Europa neste e no próximo ano deve ser entre 1 e 1,5 por cento, acrescentou ele.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador