Janet Yellen está perto de assumir o Fed, segundo fontes ligadas ao governo Obama

Yellen é a favorita por senadores e congressistas para assumir a cadeira de Bernanke

Jornal GGN – Finalmente, a Casa Branca se posicionou sobre a nova gestão do Federal Reserve, e sinalizou que o presidente dos EUA (Estados Unidos), Barack Obama, está perto de nomear a atual vice-presidente da autoridade monetária norte-americana, Janet Yellen, como substituta de Ben Bernanke no comando do Banco Central norte-americano. Bernanke deixará a presidência do Fed em janeiro de 2014.

O nome de Yellen passou a ganhar força após a desistência do ex-secretário do Tesouro de Obama, Lawrence Summers, à corrida pela cadeira de chairman do Fed. Summers anunciou no domingo (15) que não concorreria mais ao cargo, após enfrentar fortíssima oposição do Senado e do Congresso norte-americanos, abrindo assim caminho para a que pode ser a primeira mulher forte na história do Fed.

Funcionários do governo já começaram a discutir o processo de nomeação com membros do Senado, de acordo com fontes envolvidas neste processo. Dois assessores democratas afirmaram que o nome de Yellen surgiu em pelo menos duas dessas conversas. Além disso, um funcionário da Casa Branca confirmou que a vice-presidente do Fed é a favorita para o cargo.

O mandato de quatro anos de Bernanke ainda tem “longos” três meses pela frente, mas o processo da escolha para o seu substituto começa com antecedência porque a indicação precisa da aprovação do Senado, onde os democratas têm maioria por dois votos. Muitos, inclusive, já declararam apoio a Yellen. Os republicanos, porém, se abstiveram de indicar qual seria o candidato deles.

Yellen, que é vice-presidente do Fed desde 2010, foi presidente do Comitê de Conselheiros Econômicos da Casa Branca na gestão de Bill Clinton e vice-presidente do Fed de São Francisco.

Com informações do Dow Jones Newswires e do portal Revista Dinheiro

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador