LG fecha fábrica

Do Valeparaibano

A LP Displays (antiga LG.Philips Displays) anunciou ontem o fechamento da fábrica de São José dos Campos –que emprega 1.200 pessoas– e das outras três unidades no país. A empresa passará a importar da China os tubos de imagem (cinescópios) que fornece para os fabricantes de TV em Manaus. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José, a decisão teria sido tomada em razão da queda nas vendas de TVs convencionais e o acirramento da concorrência com as TVs de plasma e cristal líquido. A LP Displays também alegou custos de produção e queda do dólar para encerrar a produção de cinescópios no Brasil, onde ela possui 2.500 empregados.

O fechamento da fábrica de São José foi comunicado ontem à tarde aos funcionários do segundo turno e ao sindicato. Segundo o secretário-geral do sindicato, Luiz Carlos Prates, a empresa informou que o fechamento da fábrica deve ocorrer entre julho e início de agosto. A LP Displays não comentou o assunto.

Luis Nassif

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. caro nassif!!

    esta ai o
    caro nassif!!

    esta ai o começo da grande palhaçada e da farça que é esse nosso governo farçante , quantos mais anuncios desses vamos ver daqui pra frente? esse palhaço do lula quando sair vai encher a boca pros 4 ventos e dizer que ele conseguiu elevar o salario minimo pra mais de us$ 100,00 , e em contrapartida não vai ter nenhuma empresa em pé pra pagar esse salario , estamos começando a fechar as portas de vez!! um grande abraço

  2. NASSIF, bom dia.

    Morei em
    NASSIF, bom dia.

    Morei em São José dos Campos por 24 anos e sinto muita tristeza em receber uma noticia desta. Eu li esta manchete no jornal Valeparaibano e fiquei muito triste.

    Há um tempo eu recebi um e-mail sobre a China, intitulado: “Estamos alimentando o dragão”. Pois é, hoje compramos tudo da China, o mundo “explora” a China, ninguém produz mais nada em seu país, pois é mais barato importar da China. Haverá, portanto um dia em que todos dependeremos da China e esta ditará as regras e preços.

    Abraços

  3. Atualmente no mundo existem
    Atualmente no mundo existem poucas fábricas produzindo tubos. Acredito que sejam 3.
    Atualmente no mundo existem uma meia dúzia de fábricas de chips.
    O custo é muito alto, e no caso dos tubos a tecnologia é ultrapassada. Quando a philips vendeu para a LG, ela já previa essa obsolecência.
    Agora se o dolar baixo teve alguma contribuição, eu não acredito que tenha sido o maior dos motivos.

  4. E segue o enterro:capitalizar
    E segue o enterro:capitalizar os lucros e socializar os prejuizos.Quando uma empresa lucra é mais uma Ferrari na garagem do dono,nada para os empregados.Na hora do preju ,pé na bunda deles.E mesmo no preju os executivos ,os mesmos que podem com suas decisões erradas ter enterrado a empresa,continuam com seus altissimos salarios ,pra isso é preciso um “rearranjo”:jogar milhares de familias na incerteza mas manter o padrão dos “de cima”. E mesmo a gente sabendo que a queda do dolar é a responsavel por isso, não da pra deixar de ver que ha algo de destrutivo no nosso capitalismo.As pessoas são a ultima das ultimas preocupações de empresarios e governantes.

  5. Esse pessoal pode ir
    Esse pessoal pode ir trabalhar na indústria canavieira. Aliás, essa é uma excelente motivação para meus alunos de engenharia.

  6. Algumas sugestões para os
    Algumas sugestões para os alunos do André.

    Projetos para o desenvolvimento de colheitaderas de cana.
    ou
    Ou produção de energia através do bagaço.
    ou
    Fiz uma pesquisa a algum tempo e me lembro que um software de gerenciamento de usina estava custando os olhos da cara.

    Pelo que li recentemente, a LG estava demitindo em Manaus também. Acho que foi corte nos incentivos.

  7. mera coincidência…
    A tv de
    mera coincidência…
    A tv de tubo vai desaparecer como desapareceu a tv preto e branco.
    O cambio apenas acelerou isso e o governo já gastou demais a embreagem, deveria ter usado o freio.

  8. Pelo que li neste fim de
    Pelo que li neste fim de semana (não me lembro se na Falha ou no Estadão) há um ano a empresa não pertencia mais à LG nem à Philips. Estava na mão de um grupo financeiro. Assim como no caso da Siemens Celular, não me espantaria nada se esse caso não se configurar como algum tipo de lavanderia.

  9. Motivo Principal: “a decisão
    Motivo Principal: “a decisão teria sido tomada em razão da queda nas vendas de TVs convencionais e o acirramento da concorrência com as TVs de plasma e cristal líquido”.

    Ninguem mais quer comprar TV “tubada ” em poucos anos nem importaremos mais tubos da China.

  10. Caro Nassif:

    Com toda a dor
    Caro Nassif:

    Com toda a dor que esta frase possa significar, sugiro a Voce que comece a registrar num caderno especial, as empresas que foram e serao fechadas (tomara que eu esteja errado) e os empregos que estarao sendo pedidos por culpa da politica monetaria e cambial do Brasil.

    Eu até pagaria para ver (se nao tivesse amor pelo pais) a cara do lider sindical quando perceba o tamanho do desastre que está fabricando.

  11. Breve comentário: Nenhuma
    Breve comentário: Nenhuma multinacional tem compromissos com o Brasil. Ou seja, é só o LUCRO que interessa.

    Se fechou no Brasil, vai abrir em outro lugar mais rentável.

    E as explicações dadas são apenas leros leros.

  12. E porque a fábrica de LCD não
    E porque a fábrica de LCD não poderia ser instalada aqui, aproveitando a estrutura da fábrica atual. Ora pois, a obsolecência do tubo é óbvia, mas porque perdemos os empregos e investimentos? Essa é a questão! Não vejo questão mais importante que esta e respeito mas desconfio muito de opiniões conformadas nestas questões.
    É claro que temos vantagens e desvantagens frente à China, mas uma desvantagem grande é a instabilidade cambial. Enquanto o valor do Yuan não oscila significativamente, assim como a moeda da maioria dos países centrais, o gráfico do valor do Real parece montanha russa. Não há como se planejar assim. Não saiu esta análise de minha cabeça, mas de um engenheiro da Intel quando peerguntei o porque de não haver investimento em plantas desta no Brasil. Instabilidade cambial.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador