Lula mostra otimismo com acordo entre Mercosul e UE

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Em entrevista após cúpula realizada na Bélgica, presidente afirma que acordo pode ser finalizado “ainda este ano”

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está otimista com o possível fechamento de acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, mesmo com alguns pontos que ainda precisem de ajuste e negociação.

“Pela primeira vez estou otimista de que a gente vai concluir este acordo ainda este ano. Estou tão otimista que já estou dizendo ‘ainda este ano’”, brincou o presidente, durante entrevista coletiva realizada antes de voltar para o Brasil, após participação na cúpula entre a CELAC (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e a União Europeia.

O governo brasileiro também apresentou aos seus parceiros regionais (Argentina, Paraguai e Uruguai) uma proposta que possa responder à carta apresentada pelos europeus no começo do ano, que prevê a adoção de sanções caso as metas ambientais não sejam atendidas. A expectativa é que o texto seja entregue à União Europeia daqui duas ou três semanas.

Reindustrialização

Lula também abordou a questão das compras governamentais, e ressaltou que as chances de reindustrialização dos países do Mercosul precisam ser levadas em consideração.

“No caso do Mercosul, nós temos interesse em ter a possibilidade de recuperar a possibilidade de nos reindustrializar. Por isso, fazemos esse gesto de exigência, para que a gente possa ser exportador de manufaturados, de coisas com mais valor agregado, gerar empregos mais qualificados. Por isso não abrimos mão das compras governamentais. As compras governamentais são um instrumento de desenvolvimento interno”, disse, citando como exemplo o potencial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Lula também destacou o anúncio de um programa de investimentos europeus na região que pode chegar a 45 bilhões de euros, segundo estimativas da presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, além das contribuições para combate ao desmatamento de florestas tropicais.

“Venho dizer para vocês que foi uma reunião extremamente exitosa. Acho que de todas as reuniões que eu participei com a União Europeia, essa reunião foi a mais exitosa de todas elas”, afirmou o presidente.

“E o fato de fazermos a reunião entre CELAC e União Europeia, com a participação de 60 países, demonstrou de forma inequívoca o interesse da União Europeia voltar os seus olhos para a América Latina”, ressaltou.

Leia Também

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador