O aumento dos veículos vendidos e fabricados em outubro

Do Correio Braziliense

Produção e vendas recordes

Montadoras fabricam 318,7 mil veículos em outubro, 12,8% a mais que em igual período de 2011. Queda de IPI ajuda

São Paulo — A indústria de veículos encerrou outubro com produção e vendas nos melhores níveis já registrados para o mês e manteve a expectativa de encerrar 2012 com novos recordes. Foram vendidos 341,6 mil veículos e fabricados 318,7 mil unidades, alta de 18,6% e de 12,8%, respectivamente, sobre setembro, segundo dados da associação de montadoras, a Anfavea. A entidade prevê atividade aquecida em novembro e dezembro, antes do fim da redução no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Apesar de serem meses mais curtos — novembro terá 20 dias úteis, e dezembro, 19, ante 22 em outubro —, o setor trabalha com expectativa de vendas de pelo menos 640 mil veículos no último bimestre do ano, já que a previsão de licenciamentos de 3,77 milhões a 3,8 milhões de unidades em 2012 foi mantida. De janeiro a outubro, foram licenciados 3,13 milhões de veículos, 5,7% a mais que o mesmo período de 2011.

“Algumas montadoras estão deixando as férias coletivas para janeiro, e os fornecedores, também. Espero que novembro seja um mês bom. O PIB (Produto Interno Bruto) está dando sinais de melhora e a segunda quinzena deste mês será boa”, disse o presidente da Anfavea, Cledorvino Belini.

A produção acumulada de 2012 até outubro totalizou 2,78 milhões de veículos, volume 3,3% inferior ao de igual período de 2011. A expectativa da Anfavea é de expansão de 2% no ano, para 3,475 milhões de unidades. O volume de estoques é considerado normal em outubro, de 313,27 mil veículos, — equivalente a 28 dias de vendas — e a aposta é de uma corrida de consumidores às concessionárias antes do fim do desconto do IPI.

Previsão

Para o próximo ano, Belini evitou cravar números, mas afirmou que, se as expectativas de crescimento do PIB de 3% a 4% se confirmarem, “seria natural esperar que as vendas cresçam nesse patamar em 2013”. Anteontem, a associação de distribuidores de veículos, a Fenabrave, estimou alta de 3,5% para o PIB no ano que vem, impulsionando os licenciamentos acima desse ritmo.

Para Belini, não se pode esquecer que 2013 será marcado pelo novo regime automotivo, o Inovar-Auto, regulamentado pelo governo em outubro e que exigirá das montadoras mais investimento no país. Além disso, as empresas serão obrigadas a produzir pelo menos 60% de seus veículos com sistemas de freios ABS, airbags e recursos de rastreamento antifurto, o que, junto com fim do desconto do IPI, poderá encarecer os veículos. Ele espera, porém, que a recuperação da economia após o fraco desempenho deste ano ajude a conter uma eventual queda nas vendas.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador