O verdadeiro golpe por trás das criptomoedas, por Giorgio Xenofonte

Bolha

Por Giorgio Xenofonte

Apesar de criado um grupo de estudo das cryptomoedas, irei dar a minha versão da “bolha das cryptomoedas”.

De sua criação em 2008 até meados de novembro de 2017, a Bitcoin estava tendo um crescimento razoável, proporcional ao seu uso e aceitação.

Algumas lojas importantes, como a Steam (jogos para computador) e a própria Microsoft a estavam aceitando. O valor da moeda virtual está sendo criado orgânicamente. Fora um breve período quando a mesma foi banida na China e teve forte queda, em 2013, não havia qualquer bolha especulativa.

Sim, claro, como qualquer ativo, virtual ou não, muita gente comprou a moeda virtual quando valia praticamente nada, imaginando que sua tecnologia iria encantar o mundo e valer bilhões, vide os gêmeos Winkelvoss (co-criadores do Facebook) e o próprio criador, Satoshi Nakamoto, que ainda detém uma quantidade indefinida da mesma, em valores que podem chegar a bilhões de dólares.

Mas, repito, o crescimento da Bitcoin e das Cryptomoedas era razóavel, tanto que praticamente não era notícia tão comum fora do mundo tecnológico.

Até que alguém teve uma idéia: e se criarmos um DERIVATIVO A BASE DE BITCOINS?

– Derivativos são contratos que derivam a maior parte de seu valor de um ativo subjacente, taxa de referência ou índice. O ativo subjacente pode ser físico (café, ouro, etc.) ou financeiro (ações, taxas de juros, etc.), negociado no mercado à vista ou não (é possível construir um derivativo sobre outro derivativo).

A idéia floresceu no mercado financeiro americano, que continua sendo uma bomba relógio, já que não foram tomadas medidas de proteção desde o crack de 2008…e PASMEM, os órgãos de controle financeiro dos EUA aprovaram a idéia.

Então, a bolsa de Chicago, a MAIOR DO MUNDO EM DERIVATIVOS, anunciou que passaria a oferecer derivativos, os BITCOIN FUTURES, a partir de dezembro de 2017.

E aqui foi onde o golpe começou, não originariamente nas cryptomoedas, mas em Wall Street e em Chicago.

A partir do momento que os Bitcoin Futures foram validados, a cryptomoeda explodiu.

Em 15 de novembro de 2017, uma bitcoin valia aproximadamente $ 6.634,76, o preço “natural” da moeda. Com a notícia da abertura dos DERIVATIVOS, o valor deu um salto para $20.089,00 em 17 de dezembro de 2017.

Como este salto se deu? Pura especulação. Quem teve a idéia dos derivativos pensou: por que ganhar apenas de um lado? Vamos ganhar dos dois!!!

Wall Street comprou em peso bitcoins, aumentado em mais de 300%, apenas manipulando compras e vendas, nos vários mercados, que não detém qualquer método de regulação.

No outro lado, o primeiro fechamento dos FUTURES seria dia 15 de janeiro de 2018 , então os mesmo que aumentaram artificialmente o preço dos bitcoins APOSTARAM CONTRA ELA tanto nos derivativos oferecidos pela bolsa CBOE quanto na maior, a CME, que fecharia a primeira aposta em 26 de janeiro de 2018.

Dito e feito, logo após as duas bolsas de Chicago venderem seus derivativos com prazo para o começo de 2018, as cryptomoedas começaram a cair. Em 15 de janeiro, quando o primeiro prazo venceu, um bitcoin custava $13.767,30 .  Quando o segundo venceu, já estava custando $11.256,00… e continua a cair, estando hoje em $8.799,16, isto é, basicamente um preço equivalente ao que era ANTES DOS DERIVATIVOS SURGIREM.

E os autores da idéia, ganharam de todos os lados. Venderam os bilhões em Bitcoins quando a moeda chegou em mais de 20 mil dólares E ganharam pois apostaram CONTRA A MOEDA em 15 e 26 de janeiro de 2018.

De onde saiu tanto dinheiro? Quem afinal perdeu tanto? Quem ganhou tanto? Cabe às autoridades americanas, internacionais, responderem… mas, até agora, ninguém parece muito interessado nisto.

PIOR, ao invés de virar gato escaldado, o mercado americano está pensando em EXPANDIR  a venda de derivativos baseados em cryptomoedas, pela NASDAQ.

Ninguém sabe exatamente quando as cryptomoedas vão parar de cair, provavelmente quando chegarem ao nível de novembro de 2017, mas nada é garantido.

Nem todo mundo concorda que esta é A explicação para o que aconteceu, mas é uma teoria que tem méritos (não é minha, circula pela web já há algum tempo!).

Enfim, insisto: cryptos não são um golpe (algumas são), nem é uma bolha (houve uma bolha), nem é coisa pra sair correndo (é pra se estudar seriamente!).

 

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Coincidência! Será?

    Estarei eu vendo monstrinhos verdes?

    Certas coincidências podem ser apenas coincidência mesmo…

    Mesmo assim elas não deixam de chamar a atenção.

    Observo a coincidência entre o momento em que o valor do bitcoin decolou com o momento em que a bolsa de valores “aqui in Brazil” começou a levantar vôo; Por volta do dia 14 de novembro de 2017; O dia 15 foi feriado aqui.

    Foi um pouco mais de dois meses de altas consistentes. As colunas econômicas dos jornais explicavam o movimento altista como proveniente de fundos internacionais com excesso de liquidez e que achavam o momento no Brasil propício a bons investimentos.

    As mesmas colunas, entretanto, não deixavam de sinalizar que o movimento de alta devia-se ao julgamento de Lula no TRF-4 a ocorrer em 24 de janeiro de 2018.

    A divulgação da data do julgamento, não sei precisamente, foi muito próxima ao início desse movimento de alta exuberante.

    Foi a partir da divulgação dessa data, que as colunas econômicas passaram a insistir na tese de que a alta da bolsa era decorrência da prevista inegebilidade de Lula a ser definida pelo TRF-4.

    Subliminarmente, entretanto, a mensagem, não dita, era outra; Mais perversa: “se o Lula se tornar inelegível a bolsa sobe”.

    Muitos devem ter torcido contra o Lula para alavancarem seus ganhos na bolsa.

    Assistimos então a essa valorização acelerada sem, no meu entender, maiores motivos econômicos que a justificassem: o país paralizado economicamente e diante de eleições de resultados até agora imprevisíveis.

    Não estranharia uma injeção de capitais, provenientes do exterior, como forma de tornar desejável a condenação de Lula.

    Se isso for verdadeiro, é provável que a fonte de grana proveniente do exterior comece a secar, agora que o objetivo teria sido atingido. Ganharam na alta e devem ganhar na baixa.

    Em uma sincronicidade incrível a cotação do bitcon desaba.

    A influência na bolsa talvez ainda possa demorar algum tempo, mas ontem já caiu significativamente. 

    Como disse acima, pode ser apenas coincidência…

     

  2. Discordo , não é bem assim.

    Discordo , não é bem assim. Em meados de fevereiro de 2017 a bitcoin oscilava entre 1000 e 1200 dólares, portanto até 15 de novembro de 2017, em 9 meses ela mltiplicou seu valor em 5 ou 6 vezes, essa foi a grande valorização da moeda, o que veio depois pode ter sido consequência do que foi dito, mas também do desespero dos que não tinham entrado na festa e se sentiam frutrados por terem perdido a oportunidade de ficar rico, a bolha foi inflada antes.

  3. So pode ter sido os bancos

    So pode ter sido os bancos dos Estados Unidos mesmo. 

    Em caso ninguem sabe ainda:  nao existe nem vai existir fiscalizacao sobre capelinos aqui.

    Mas note se que eles nao “apostaram” na alta.

    Eles a causaram.

  4. Serão moedas essas cryptomoedas?
    Esse negócio é bolha… Esses ativo não são moeda e não há parâmetros para o cálculo de seu valor. É pura especulação!

    Em termos teóricos há 4 elementos que caracterizam moedas:

    – Ser meio de troca
    – ser meio de pagamento
    – unidade de medida de riqueza
    – ser reserva de valor

    Os Bitcoins dificilmente cumpririam o requisito de ser unidade de medida de riqueza, uma vez que a expressão de seus valores é em dólares ou em moeda corrente dos países. Mas isso não é o mais importante.

    Várias vezes se confunde meio de troca é meio de pagamento. Qualquer ativo com liquidez melhor que a média pode servir como facilitador de trocas (como carros que são dados como quitação em contratos de imóveis).

    Como meio de pagamento a moeda expressa contatos a termo e estabelece o parâmetro para a taxa de juros (devemos lembrar que qualquer ativo tem taxa de juros, que é o preço por abrir mão do mesmo). Os contratos a termo são estabelecidos em moeda e essa é sua principal função! Sem esse elemento um ativo não pode ser a expressão máxima de liquidez que baseia os outros ativos é característico das moedas…

    Não se trata de um elemento desprezível porque a aceitação de uma moeda como meio de pagamento é dado pelo aparato repressivo de um Estado nacional que usa a polícia pra prender quem não aceita essas condições! Nenhum estado nacional obrigará ninguém a aceitar essas criptomoedas (talvez somente aquelas que os próprios criem). É mais um ativo financeiro, com preço determinado no mercado correspondente.

    Ou seja: trata-se de um ativo com liquidez melhor que o da maioria dos outros mas não é moeda!

  5. Especulacao
    Aqui, a seguir, a reproducao de um mero exercicio especulativo de futurologia, postado como comentario em outra materia sobre o mesmo tema, do alto de minha leiguisse rasteira sobre o tema:

    “Permita-me (…) propor as seguintes questoes especulativas, que acabam de me ocorrer sobre esse tema multifacetado dos cripto-ativos, notadamente as cripto-moedas:

    i – Seriam os cyberpunks genias em sua criacao e nohs, criticos radicais do capitalismo, nao estariamos percebendo esse vies, uma vez que as cripto-moedas poderiam asfixiar o capitalismo, abreviando sua data de validade fim de linha no estagio financeiro terminal em que se encontra?

    ii – Ou o sistema encontrarah outras estrategias para seguir pondo em marcha a acumulacao por intermedio do fetiche do valor de troca de mercadorias do qual se vale?

    Pressupostos:

    i – O “mercado”, ao antecipar creditos praticamente infinitos, impossiveis de serem saldados no mundo da economia de mercado real, em parte pelo trabalho tornado obsoleto – o que impede a apropriacao de lucros futuros – e, em outra parte, por nao estar no horizonte novos processos de consumo em escala que permita o desenvolvimento crescente das forcas produtivas de que o capitalismo depende umbilicalmente para se sustentar, a exemplo do que aconteceu com o fordismo no seculo passado, e por isso se veria impossibilitado da emissao de novos creditos, uma vez que a tecnologia “blockchain”, cujas moedas mais “valorizadas”, ao menos (Bitcoin…), nao podem ser inflacionadas. Ou seja, nao se prestam ah emissao de novos creditos de que o capitalismo financeiro, antecipador de creditos futuros, passou a depender para suprir suas limitacoes historicas.

    ii – Por outro lado, para superar o desafio posto, pode ser que o mundo das grandes fusoes oligopolistas, as Amazons da vida, passem a aceitar apenas cripto-moedas que viriam nao soh a ser “sancionadas” (impostas) pelo mercado como emitidas sob a egide do proprio sistema bancario do futuro, mas que, ao contrario da “Bitcoin”, impediriam a mineracao e permitiriam sua emissao inflacionaria sob a forma de credito, emulando assim as moedas estatais e dai o interesse em parte do sistema bancario e do varejo de massas quanto aos “ensaios” que estao experimentando nessa fase incipiente das cripto-moedas.

    Tal estrategia criaria uma especie de economia paralela: a dos oligopolios, indexada em cripto-moedas inflacionarias x varejo popular, indexada em cripto-moedas nao inflacionarias.

    Ambas economias implicariam no encolhimento do Estado. Este, cada vez mais deficitario e dependente das transferencias fiscais originadas pelas transacoes dos oligopolios, lhes redobraria apoio, refem de desregulamentacoes crescentes, o que compensaria a perda de parte do mercado pelas mega-coorporacoes.”

  6. Tentar recuperar seu dinheiro perdido de qualquer golpista on-line nem sempre é fácil, como todos pensávamos. Percebi isso no ano passado, quando uma empresa de recuperação chamada Amendall .net. nos ajudou a recuperar cerca de 70% do dinheiro total que perdemos em um esquema de troca de criptomoedas online. A empresa Amendall sempre nos diz para sermos pacientes e fomos pacientes durante a investigação e seguimos todas as etapas de recuperação. Agora, meu marido e eu estamos financeiramente felizes novamente. Não há mais perda. Eu recomendo esta empresa para qualquer problema de estorno. Obrigado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador