Obama deve indicar novo líder do Fed na próxima semana

Apesar da ressalva de alguns colegas, Summers deverá ser mesmo o novo chairman do Fed

Do Jornal GGN – Confirmando as expectativas, o presidente norte-americano Barack Obama vai mesmo indicar o seu ex-secretário do tesouro, Lawrence Summers, como chairman do Federal Reserve, o banco central local. O jornal japonês Nikkei noticiou a escolha, de acordo com a Agência Reuters.

Fontes anônimas confirmaram que Obama está “nos estágios finais” do processo e avançando na direção desta indicação para liderar a autoridade monetária da economia mais forte do mundo. Segundo o jornal, ele está “pronto para indicar” seu parceiro de governo já no final da próxima semana, oficialmente. A Casa Branca não confirma a informação e diz que o presidente ainda não tomou sua decisão.

A grande dúvida permanece, enquanto nomes como Janet Yellen, atual vice no Fed ainda estão na corrida para substituir Ben Bernanke. Nas redes sociais norte-americanas, criou-se até uma campanha pela escolha da executiva. Mas segundo reportagem publicada no jornal The New York Times na semana passada, mesmo depois de ser entrevistada por Obama, Janet ainda não caiu nas graças do líder. Além disso, a matéria abordava uma certa antipatia em relação à escolha de Summers, por parte dos congressistas e legisladores americanos.

O jornal Nikkei diz que a Casa Branca deve anunciar a decisão final na próxima semana, após reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto, na terça-feira (17).

Enquanto isso, Obama escolheu já o novo chefe do Conselho Econômico Nacional: o empresário Jeffrey Zients. Zients, que serviu por duas vezes como diretor interino de orçamento sob o governo de Obama. Segundo o The New York Times, ele substituirá Gene Sperling, que deixará o cargo no dia 1º de janeiro depois de quase três anos de trabalho.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador