Operadoras reclamam de concorrência desleal do Whatsapp

Do Comunique-se

Medo do WhatsApp? Sindicato das operadoras vê concorrência “desleal”

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel (SindiTeleBrasil), que representa as empresas de telecomunicações no país, acusou aplicativos que oferecem serviços de mensagens por voz de concorrência desleal e injusta. A entidade emitiu uma nota para anunciar que está iniciando “discussão profunda sobre a revolução digital que afeta de forma significativa diversos setores econômicos”.

Ferramentas que ofertam envio de vídeo, voz e mensagens, como WhatsApp, Skype, Viber e o Messenger, do Facebook, estão na mira das empresas de telecomunicações, que atribuem possíveis prejuízos na área aos aplicativos. De acordo com a entidade, o desenvolvimento de tais serviços “pode colocar em risco o crescimento da infraestrutura, o emprego do brasileiro, a arrecadação nos níveis municipal, estadual e federal e a própria sustentabilidade do setor”.

A SindiTeleBrasil defendeu a organização de um estudo por parte do poder público para garantir competição livre entre todos os agentes e apontou a existência de um favorecimento às gigantes mundiais da internet. “Hoje, atuam no Brasil de forma quase virtual, sem nenhuma obrigação de qualidade, cobertura, metas de atendimento ao público, garantia de privacidade e sigilo das comunicações, com reduzidos investimentos, baixa arrecadação e empregabilidade”.

O comunicado reforçou a ideia de algumas operadoras: apresentar documento sobre o tema às autoridades brasileiras questionando o possível uso indevido de chamadas de voz via aplicativo pela rede de dados. Em defesa da liberdade de escolha dos consumidores, a associação Proteste se uniu a outras entidades – Artigo 19, Coletivo Digital, Barão de Itararé, Instituto Bem Estar Brasil e Clube de Engenharia – para criar o movimento “Não Calem o WhatsApp”, além de ter acionado o Ministério Público Federal.

Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Esperneio dos Dinossauros

    Em Agosto começou uma movimentação das operadoras de telefonia comtra aplicativos de celular que fazem chamadas de voz.

     

    http://www.tecmundo.com.br/whatsapp/84324-presidente-telefonica-diz-what

    “Amos Genish (presidente da Telefônica) revelou durante um fórum no ABTA 2015 que o aplicativo [WhatsApp] é responsável por pirataria no mercado internacional.”

    “(…) esta funcionalidade permite que os consumidores conversem com seus contatos sem utilizar planos de voz ou créditos pré-pagos.”

    “Genish disse:  “Não é admissível uma empresa prover serviço de voz sem licença do regulador, usando os números das operadoras e sem pagar impostos.”. Ele ainda diz que a competição é desleal, uma vez que o WhatsApp “não tem encargos fiscais, regulatórios e nem legais”

     

    Esse senhor disse que oa apicativos utilizam os números das operadoras. Sim, mas apenas para identificar outros usuários do aplicativo que estejam na lista de contatos. A partir daí, tudo ocorre através do aplicativo, não utilizando mais o sitema de chamadas da empresa.

    O problema envolve, claro, grana:

    http://www.tecmundo.com.br/whatsapp/85055-vem-chumbo-operadoras-telefoni

    “O argumento das empresas de telefonia nessa discussão é o seguinte: o número de celular é outorgado pela Anatel e as empresas pagam tributos para cada linha autorizada. Como curiosidade, cada operadora paga R$ 26 por linha móvel ativada e R$ 13 por ano a título de taxa de funcionamento”

    O Whatsapp não paga nada ao governo.

    O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, está do lado das empresas, inclusive contra o Netflix:

    “O Netflix já ultrapassou em faturamento a Rede Bandeirantes e a RedeTV! e não gera praticamente nenhum emprego no país. Se a lei da TV por assinatura gerou milhares de postos de trabalho, esse tipo de serviço subtrai empregos do país”

     

    O Netflix é um serviço em que:

    — Vc escolhe o que quer ver

    — Na hora que quiser

    — Não precisa esperar uma semana pelo próximo episódio 

    — Não tem falha de gravação em programas agendados

    — Não tem que aturar comerciais

    — É mais barato que TV paga (que seria paga por não ter comerciais, mas agora tem — fomos traídos!)

     

    No caso das operadoras de telefonia X Whatsapp, talvez o melhor a fazer fosse acabar com as taxas que a Anatel cobra das operadoras, do que tentar bloquear o Whatsapp, por exemplo.

    Até porque existem alternativas ao Whatsapp que também fazem chamadas de voz e utilizam o número do aparelho para identificar usuários.

    Viber, Tango, Callgram, Wechat, Line, kakaotalk, ooVoo, ICQ e outros.

    E todos concordam que os preços cobrados pelas chamadas das operadoras são extorsivos.

     

    Mas, na minha opinião, essas empresas de telefonia, da maneira que estão operando, não tem futuro.

    Elas terão que mudar para serem apenas provedores do serviço de internet, e só.

    Mensagens, chamadas de voz, videos, notícias, enfim, comunicações em geral, serão feitas sobre uma infraestrutura comum, o protocolo TCP/IP da internet.

    Iso ocorre em todo o mundo.

    Mas aqui os dinossauros ainda detém poder.

    E choram prevendo o seu fim. Não querem morrer.

     

    Mas não tem jeito. O meteoro internet caiu, eles estão condenados.

    1. muito engraçado…

      É o mesmo problema que o Athos falou sobre os produtores de Etanol aqui do Brasil. Gastaram uma fortuna para as coisas ficarem paradas, mas aí, o mundo muda e eles são pegos com a calça na mão.

      Gastam rios de dinheiro para manter o regulador quietinho, praticando taxas abusivas, um serviço abaixo da crítica e etc… aí o mundo muda e mostra que eles são obsoletos…

    2. Pouco entendo de informática,

      Pouco entendo de informática, mas realmente no seus dizeres os dinossauros estão fadados ao perecimento:

      “Mensagens, chamadas de voz, videos, notícias, enfim, comunicações em geral, serão feitas sobre uma infraestrutura comum, o protocolo TCP/IP da internet.”

      Nada adiantará elas espernearem, porque dentro em breve até o número do celular será dispensável.

  2. As operadoras me vendem estrada e trafego o que quiser!

    Simpes assim, todo mês pago (caro) pra trafegar dados se é vídeo o, voz ou foto eles não tem que meter o bedelho. Querem brigar com a tecnologia.

    É o mesmo que o Orkut quererbrigar com o Facebook.

    Diisso eu entendo , trabalhei 33 anos na área.

    Outro assunto na mesma área: Sempre disse que privatização não tem nada a ver com crescimento de telefonia celular e sim com mudança de paradigma , a China derrubar a tese dos tucanos mentirosos que vendiam essa tese.

    Inovações na  microeletrônica, na Fibra Óptica e na Transmissão sem fios permitiu a explosão desse eserviços tanto em Páises quempresas privatizadas ou não.s.

    Tudo Isso  ecom maior qualidade e capacidade de processamento: Computador , DVD, aparelhos de TV, máquinas fotográficas etc tal tudo nessaárea evoluiu vertiginosamente

    Tem mais de deiz anos que combato a mentira tucanade associar privatização da telefonia com crescimento de serviços cujo fruto é a mudança de paradigma teconológico. O mesmo que veremos quando aposentar os motores a combustão ,

    o mesmo que já estamos vendo na energia eólica , e fotovoltáica. (queda brutal nos preços de produção.para produzir energia

    A merda aquí é a péssima assistência que essas empresas privatizadas prestam aos clientes

    Eles espalham milhoes de linhas de celulares e não expandem o sistema no mesmo rítmo.

    A ANATEL deixa muito a desejar e não está fazendo o seu papel  (será que alguèm tá levando um troco através de consultorias , etc?)

     

     

     

  3. Capitalistas, pero no mucho!

    Essas empresas de telefonia são verdadeiras estelionatárias, porque prestam serviços de péssima qualidade e cobram muito caro por isso, mas, pior ainda, muitas vezes cobram por serviços que oferecem e não entregam.

    Agora estão sofrendo com essa concorrência de serviços de tecnologia avançada. O serviço do Whatsapp é mil vezes melhor do que esses fajutos e caros SMS  das operadoras. Por isso estão apanhando tanto. E reclamando idem.

    E não se diga que é concorrência desleal, porque as operadoras de telefonia estão sendo pagas, e muito bem pagas, pelos usuários das suas linhas de telefone e de internet.

    E muito chororô, que na essência é um reconhecimento da superioridade da concorrência.

  4. eles se acham espertos, até achar um mais esperto!!

    watzap não é serviço de telefonia, não da número de acesso nem se conecta com a rede pública.

  5. Não estou nem aí e não quero

    Não estou nem aí e não quero saber, só converso e mando mensagem pelo zap zap.

    As operadoras oferecem pacote de torpeso (SMS), nem olho, descarto na hora.

    Operadoras, não venham com churumelas, vocês já ganharam muito dinheiro com o povo brasileiro prestando péssimos serviços.

    Deixem o zap zap em paz.

  6. Simples, muito simples a

    Simples, muito simples a solução, baixem o preço dos serviços.
    Afinal de contas a infraestrutura já está aí, pronta, mas as teles continuam cobrando preços absurdos.

  7. Tem uma tia véééééééééééééééééélha, a tal

    dona Disrupção, que sempre trás alegrias para nós consumidores, principalmente para nossos bolsos! Némermo? 

    Entonces:

    . Carroças > automóveis com motoristas empregados > automóveis guiados pelo proprietário > automóveis com condução autônoma (esta última fase, em breve, graças ao tio Gugre!)

    Aliás, automóveis com condução autônoma deverão virar toda a indústria automobilística e todos os seus agregados de cabeça para baixo!

    . Pintura > fotografia química > fotografia digital (graças à Kodak, para as duas últimas etapas!)

    . Teatro > cinema > canal de televisão > locadora de fitas > Netflix (e nenhum artista / ator ficou desempregado!)

    . Táxi > Uber

    . Telegrama > Telex > SMS

    . Lojinha de rua > Shopping Center > Compra internética

    . Geradora a carvão > hidroelétrica > gerador eólico e energia solar

    . Válvula > transistor > circuito integrado

    . Calígrafo > máquina de escrever > fontes em computador (grato, Steve Jobs!)

    . Ábaco > calculadora > computador

    Ao analisarmos a posição dos atores envolvidos em cada uma destas disrupções, ou seja, o serviço/produto, quem oferece e quem o adquire, na grande maioria das vezes, o adquirente do serviço obtém uma forte redução de preços, o ofertante, como as teles citadas, se não se adaptar, perece.  (Não é, Kodak, Xerox, IBM, etc. ??)

    Já o serviço ou produto e quem principalmente o executa, não perde nada. Aliás, o mercado de trabalho para o execuor costuma até ampliar, não é? 

    E essas disrupções também acontecem muitas vezes onde o serviço / produto é ruim ou o ofertante lucra em demasia. 

    O bitcoin e as empresas de pagamentos, como pagseguro, paypal e assemelhados brevemente vão abocanhar a fatia de mercado de bancos. 

     

     

     

     

     

  8. .

    Que elas aprendam a ganhar dinheiro honestamente, prestando serviços que compensem o preço pago e tenham um mínimo de qualidade.

    Além disso, comecem a usar da criatividade para superar a concorrência que nada tem de desleal, pois falar por skype, whats app e outros aplicativos sequer exigem um celular. 

    E do jeito que a coisa vai, logo essas operadoras incompetentes e caras tornar-se-ão também supérfluas.

  9. É muita cara de pau!

    “favorecimento às gigantes mundiais da internet” Rá! Rá! Rá! Como se elas não fossem gigantes mundiais das telecomunicações. Não tem nenhuma empresa pequena. Só tem cachorro grande. Não são a favor da livre concorrência? “Ah, mas só vale se eu tiver a bola, o mando de campo e o juiz!”

  10. Pode ser q tecnicamente elas tenham razao

    Mas seus serviços sao tao ruins e caros que ninguém ficará do lado delas (pelo menos entre os consumidores; já as autoridades… ninguém sabe).

    Me preocupo com justiça, e com o argumento dos impostos e empregos no Brasil; mas é diferente defender taxistas do Uber e defender essas monstruosas operadoras semi-monopolistas.

    1. Não caia na armadilha!

      Não, eles não tem razão porque POR DEFINIÇÃO não podem diferenciar um byte de dados de ligação de voz de um byte de dados de navegação na internet.

      Isso é o que diz a lei!

      Portanto, o argumento deles é apenas uma pegadinha.

       

      1. Ok, mas isso nao invalida o que eu disse

        Afinal há sim concorrência no exercício da funçao de comunicar por voz. E há o fato de que impostos e empregos podem deixar de ser gerados aqui, se isso se espalhar. Mas nao estou defendendo as telefônicas, elas sao ruins demais. Se prestassem melhores serviços e por preços mais razoáveis os argumentos acima, mais o da justiça, poderiam me influenciar. Do modo como elas sao, quero mais é que sejam substituídas por voz sobre IP.

        1. Calma

          MAs é justamente esta a pegadinha!

          A questão não é se é concorrência ilegal, se vai diminuir a arrecadação, ou não.

          A questão é que este negócio de cobrar POR CHAMADAS deixou de existir, entendeu? Acabou e não apenas no Brasil.

          Acabou o negócio! Então, vamos ficar aqui falando sobre concorrência do negócio que não mais existe? Pegadinha!

           

          O que eles vão fazer no Brasil é usar seu poderio econômico para atrasar isso ao máximo.

          1. Pode até ser; mas cobrança por fluxo de dados pode ser pior

            Pessoalmente nao gostaria de pagar de acordo com a quantidade de bits usados. Prefiro o sistema atual, em que pago uma taxa fixa por ligaçoes locais ilimitadas mais uma taxa por tempo de chamada para celulares; os gastos ficam mais sobre meu controle, posso nao ligar para celulares (pelo menos por enquanto; ficará mais difícil à medida que mais e mais pessoas só tenham telefone celular; mas isso ainda nao é maioria no meu meio). Adoraria poder pagar uma taxa única, mesmo se relativamente mais cara, para chamadas ilimitadas, locais ou DDD, para fixo ou para celular. Só uso telefone para voz (e como serviço de despertador).

  11. Favas contadas

    Eles podem até ter razão em relação a postos de trabalhos (como se estivessem preocupado com isso), tributos, investimentos. Mas esta eles já perderam, pois o outro lado é mais forte.

  12. Ironia
    Lembro de um tempo que existia pager com mensagens ilimitadas por preço fixo. Nunca vi uma tele reclamando quando o sms, que não é ilimitado, matou esse concorrente.

    Lembro de um tempo que existia provedor local de internet com preço fixo. Nunca vi nenhuma tele reclamando quando o 3g, que não é ilimitado e cobra por tráfego, matou esse concorrente.

    Mandei 5 sms esse mês e a tele me cobrou R$3. São 60 centavos POR MENSAGEM!? Além do mais as reles já cobram o tráfego, cobrar pela aplicação seria no minimo cobrança dupla pelo mesmo serviço

    Outra coisa, na Europa a Telefonica cobra 9 euros por fixo+celular ilimitados mais 100M de internet. Se não querem concorrência passem a cobrar preços internacionais afinal o investimento foi feito com dinheiro da assinatura básica do STFC

  13. Fabricantes de maquinas de

    Fabricantes de maquinas de escrever reclamam  da concorrencia desleal  dos computadores……….esse pessoal deve ter merda na cabeça.

  14. Whatsapp tap top top top na

    Whatsapp tap top top top na minha adorável VIVO de tantas batalhas inglórias para cobrar-lhe a entrega do combinado no contrato concessionário de preço caríssimo e atendimento ruim das sucatas gambiarras VIVO “importadas” da matriz europeia…

    justiça divina tarda mas não falha 

    pimenta no c. do outro é refresco

    a rusé, rusé et demi: para esperto, esperto e meio

    como dizia minha avó dos seus 109 anos de sábia lucidez enrugada: aqui se faz aqui se paga

    VIVO agora reclama ao bispo no reclame aqui do cartel desregulado e sente na pele corporativa o que é ser desrespeitado, humilhado, sacaneado, aviltado pela parte mais esperta e gananciosa e poderosa do contrato sem lei que valha para o cliente otário.

    Whatsapp tap top top top na minha adorável VIVO!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador