Painel internacional

China aceleração importações de minério

China, o maior consumidor mundial de metais, deve aumentar as importações e as reservas de recursos estratégicos em 2010, disse hoje o Ministério do Comércio. Os aumentos deverão ocorrer “no momento apropriado” e “restrições não razoáveis” sobre as importações devem ser apuradas, informou o ministério em comunicado no site, delineando as metas para o próximo ano. Ele não identifica quais os recursos ou elabora o calendário de compras. A compra estatal chinesa de matérias-primas para estocagem no primeiro semestre ajudou a elevar os preços das commodities, como cobre e zinco duplicando este ano. O plano de estímulo do governo de US$ 586 bilhões também estimulou as compras, com as importações de cobre, soja e minério de ferro obtendo recordes. “Isso inclui cobre, minério de ferro e urânio na nossa opinião”, disse hoje Kevin Ji, um analista do mercado de metais da Ningbo Sunhu Chemical Products Co.

Clique aqui

E mais:

Fracasso em Copenhague esfria mercado de carbono

A queda da popularidade de Obama

Leitura final revela queda de 0,2% no PIB britânico

A crucificação de Bernanke


Fracasso em Copenhague esfria mercado de carbono

BBC NEWS

Os preços do carbono na Europa caíram para a maior baixa em seis meses, após os acordos climáticos assumidos na Reunião de Copenhague para reduzir as emissões decepcionar os operadores. O acordo assinado pelos EUA, China e as principais economias emergentes é mais fraco que um acordo juridicamente vinculado. Devido a isso a União Europeia (UE) diz que não está disposta a elevar sua meta de corte de carbono para 30% até 2020. No início de negócios do mercado, os subsídios (de carbono) da UE com entrega em dezembro de 2010 caíram 8,7%, para 12,40 euros a tonelada. Um profundo corte nas emissões de metas teria aumentado a demanda por esses subsídios, elevando os preços. O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, disse que as negociações em Copenhague foram “na melhor das hipóteses falhas, e na pior, caótica”. Ele culpou um punhado de países por bloquear um acordo vinculativo e disse que o processo de negociações teve que ser reformado a fim de evitar que o mesmo aconteça novamente.

Clique aqui


A queda da popularidade de Obama

TIME.com

George W. Bush costuma insistir que não lia pesquisas, e mesmo que lesse, não se importaria de qualquer maneira. “Não ligo a mínima”, disse o ex-presidente no início deste ano, pouco antes do final de seu mandato, quando o âncora da TV Larry King, da CNN, apontou para os anêmicos índices de aprovação. Assessores de Obama, pelo contrário, têm traçado um caminho mais sutil, alternadamente abraçando e dispensando pesquisas. Durante um recente encontro com jornalistas, o secretário de imprensa Robert Gibbs comparou as avaliações diárias de aprovação do presidente a um monitor cardíaco, dizendo: “eu não dou muita importância, nunca dei, ao eletrocardiograma que é a tendência diária do Gallup. Em contrapartida, David Axelrod, assessor sênior freqüentemente menciona os números das pesquisas em tudo, desde a crescente reputação internacional dos Estados Unidos à resiliência dos números de carisma pessoal de Obama. “Cada pesquisa que vejo sugere que mesmo entre aqueles que não apóiam necessariamente suas políticas, há uma sensação calorosa“, disse Axelrod, em entrevista recente à US News.

Clique aqui


Leitura final revela queda de 0,2% no PIB britânico

The Wall Street Journal

A economia do Reino Unido manteve-se firmemente em recessão no terceiro trimestre, embora os dados finais do produto interno bruto tenham sido levemente revisados para cima, disse o Instituto Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) nesta terça-feira. O ONS também informou que a taxa de poupança subiu para 8,6%, seu nível mais elevado desde o primeiro trimestre de 1998, uma clara indicação de cautela dos consumidores em meio aos registros da mais profunda recessão. O Produto Interno Bruto no terceiro trimestre diminuiu 0,2% em relação ao segundo trimestre, mas foi – em números não revisados – 5,1% mais fraco do que o terceiro trimestre de 2008, disse o ONS. A queda trimestral foi revisado de uma contração anterior de 0,3%. A leitura do ONS significa que a economia do Reino Unido agora se contraiu por seis trimestres e permaneceu em recessão no terceiro trimestre, assim como a maioria das outras economias industrializadas voltou a crescer. A queda na produção total do Reino Unido desde o início da recessão é de 6,03%, tornando-se marginalmente a mais profunda recessão desde que o ONS começou em 1955.

Clique aqui


A crucificação de Bernanke

Newsweek

Estudante de história que é, Ben Bernanke tinha uma boa idéia do que estava por acontecer. Foi um trabalho acadêmico de Bernanke em compreender as causas da Grande Depressão – e de como ela disparou uma enorme onda de falências bancárias – que o levaram a tomar um dos papéis mais heróicos na história da crise econômica mundial em 2008, salvando empresas após empresas de formas revolucionárias. O ex-professor de Princeton estudou a política, bem como a economia daquela época anterior. Bernanke sabia que desta vez, como antes, haveria um retrocesso político vicioso, uma onda de indignação pública procurando um alvo. Ele também sabia que havia uma boa chance que ele iria acabar sendo o vilão mais acessível, que toda a raiva viria bater à sua porta, enquanto ele esperava pela confirmação do Capitólio.

Clique aqui



Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador