Para evitar a alta nos juros

Por André Luiz da Silva

Do jeito que vai, vem mais aumento dos juros por aí.

Do IG

Controle da inflação deixa de ser monopólio do BC

Medida de cortes de US$ 10 bilhões em gastos tomada pelo Ministério da Fazenda é interpretada como ação coordenada de governo

Cristiane Barbieri, iG São Paulo | 13/05/2010 13:17Mudar o tamanho da letra:A+A-

A missão de controlar a inflação deve finalmente ser coordenada pelo governo, que não a deixará mais exclusivamente nas mãos do Banco Central (BC). É dessa maneira que participantes do XII Seminário Anual de Metas para Inflação, que acontece nesta quinta e sexta-feira no Rio de Janeiro, leram os recados transmitidos pelo BC no evento mais importante do ano da instituição, no qual o banco se comunica com o mercado.

Nesta quinta, foram analisados, por meio de estudos acadêmicos, os impactos da política fiscal sobre a política monetária. Em outras palavras, quanto mais responsável do ponto de vista fiscal for o governo, menor será o esforço monetário para que o controle da inflação seja feito. Não por coincidência, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou o corte de R$ 10 bilhões no orçamento em gastos de custeio, preservando investimentos.

O recado foi entendido como: o BC não estará sozinho no controle da inflação, mesmo em ano eleitoral. Isso porque, em primeiro lugar, a popularidade do presidente Lula nunca esteve tão alta e o governo teme que a alta na taxa básica de juros, esperada pelo mercado para entre quatro a cinco pontos percentuais este ano, seja mais danoso do que o corte nos gastos. Outro motivo é que a economia está crescendo num ritmo muito acelerado e é melhor fazer um ajuste monetário e fiscal agora do que deixar a missão apenas nas mãos do BC.

Na sexta-feira, será discutido um assunto complementar a esse, o do impacto dos compulsórios. Ou seja, de que maneira o governo poderá enxugar ou não a liquidez do mercado, sem ter de novamente elevar as taxas de juros. Os temas parecem indicar maior coordenação no governo.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador