Plano federal busca adaptar indústria aos efeitos das mudanças climáticas

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

MDIC inicia trabalho para mapear vulnerabilidades e soluções dentro das diferentes realidades climáticas e setoriais

Foto: Gabriel Lemes via MDIC

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços deu início nesta quarta-feira (03/04) a um grupo de trabalho responsável pela formulação de um plano para adaptar a indústria brasileira aos efeitos das mudanças climáticas.

Segundo o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Rodrigo Rollemberg, o objetivo do grupo é “fazer um plano que permita a utilização de todos os instrumentos de financiamento, como o Fundo Clima e o Fundo Amazônia, pois todos os setores da indústria serão impactados pelas mudanças climáticas”.

Rollemberg destacou que o plano terá um olhar diferenciado para os vários segmentos industriais e para as diversas realidades climáticas do país, analisando os cenários e indicando ações para adaptação em todas as cadeias de produção, ressaltando que “o desafio da adaptação é conjunto e envolve as empresas e o governo”.

O GT do Plano Clima Adaptação – setorial Indústria terá seis meses para mapear riscos, identificar as cadeias produtivas mais vulneráveis, analisar os cenários climáticos apresentar soluções, meios de financiamento e metas de adaptação para serem atingidas até 2030. Além disso, o grupo irá indicar diretrizes para a adaptação da indústria para 2035 e 2050.

A composição do grupo de trabalho conta com convidados permanentes do setor produtivo e da sociedade civil, além de representantes de todas as secretarias do MDIC e dos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O Plano Clima Adaptação terá a vigência de 12 anos e deverá ser revisto a cada quatro anos. A expectativa é que os planos setoriais sejam finalizados ainda em 2024 e a estratégia geral entregue em 2025, durante a COP 30.

O GT iniciará os trabalhos com a realização de oficinas periódicas. As primeiras acontecem nesta quinta-feira (4), ao longo de todo o dia, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Além do Plano Clima Adaptação, o governo federal está trabalhando no Plano Clima Mitigação, documento composto por oito planos setoriais e que será o principal orientador para que o Brasil consiga realizar a transição para uma economia de baixo carbono rumo à neutralidade climática.

Leia Também

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador