Meu filho não é black bloc, diz mãe de ativista preso

Jornal GGN – Helena Harano, mãe de Fabio Hideki Harano, estudante e funcionário da USP, defendeu seu filho em ato contra a prisão do jovem. “Não vejo sentido em alguém ser preso simplesmente porque participou de manifestação. Ele não é, nem nunca foi, black bloc.”

Fabio Hideki Harano, de 27 anos, foi preso em uma manifestação contra a Copa do Mundo ocorrida no último dia 23, em São Paulo, acusado de portar material explosivo. Para Luiz Eduardo Greenhalgh, advogado do ativista, Hideki é um “bode expiatório”. “Ele foi preso como resposta da polícia às manifestações do ano passado”, defende. Ele aguarda o julgamento do habeas corpus, que está marcado para a próxima terça-feira.

Enviado por Leo V

Do Terra

‘Meu filho não é black bloc’, diz mãe de jovem preso em SP

Helena Harano, mãe do estudante e funcionário da USP Fábio Hideki Harano, participou hoje de ato contra a prisão do jovem, ocorrida no último dia 23, em São Paulo

Janaina Garcia

“Não vejo sentido em alguém ser preso simplesmente porque participou de manifestação. Espero que as pessoas que mantêm meu filho preso coloquem, em algum momento, a mão na consciência. Ele não é, nem nunca, foi black bloc.” 

O desabafo é da dona de casa Helena Harano, 54 anos, mãe do estudante e funcionário da Universidade de São Paulo (USP) Fábio Hideki Harano, 27 anos, preso na manifestação contra a Copa ocorrida no último dia 23, na avenida Paulista. 

Helena participou de um ato em desagravo do filho e de um segundo manifestante preso no mesmo dia, o administrador de empresas Rafael Lusvarghi, 29 anos, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da USP, na região central de São Paulo.

Natural de Vitória, onde vive com o marido, ela visitou o filho na Penitenciária de Tremembé, no Vale do Paraíba, nos dois últimos sábados. Vegetariano e de cabelos compridos, o jovem teve a cabeça raspada quando chegou à unidade prisional e abandonou a restrição alimentar que seguia há cinco anos, segundo a mãe, devido à comida servida dentro do presídio. A Defensoria Pública do Estadochegou a pedir à Justiça a liberdade dos dois manifestantes, mas não foi atendida.

Helena participou de um ato em desagravo do filho promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) na Faculdade de Direito da universidade, no centro de São Paulo

Foto: Janaina Garcia / Terra

“Meu filho tem todo o direito de se manifestar, como qualquer cidadão, pelos ideais em que acredita. Mas é um sujeito calmo, alegre, as pessoas gostam dele – eu mesma não imaginava que gostassem tanto”, afirmou, entre um abraço e outro de funcionários, professores e alunos da USP que a abordaram, durante e depois da entrevista. “Ele está na ala dos midiáticos na penitenciária, com outros dois presos que não sei quem são, pois meu foco era apenas meu filho. Só querem que o libertem o mais rápido que for possível – isso perturba o equilíbrio da gente, né?”

A mãe contou que o filho passou o aniversário de 27 anos, no último dia 30, na prisão. “Estou muito triste, mas principalmente muito indignada com isso”, definiu.

Defesa aguarda julgamento de recurso terça-feira

O advogado do estudante, Luiz Eduardo Greenhalgh, afirmou que aguarda para a próxima terça-feira o julgamento do pedido de habeas corpus que, liminarmente, já foi negado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Se for negado mais uma vez, disse, ele ingressará um agravo regimental.

“O Fábio é uma espécie de bode expiatório, foi preso como resposta da polícia às manifestações do ano passado. É uma prisão política, porque, diferentemente do que afirma a Secretaria de Segurança Pública do Estado, não é, nem nunca foi black bloc – foi preso fora do ato”, declarou o advogado, para quem o viés político se deve também pelo fato de Hideki ter ligação com o Sintusp, entidade que lidera a greve de funcionários na USP desde 27 de maio passado.

Ainda conforme o advogado, o jovem afirma ter sido agredido por policiais logo após ser preso. “Ele é capaz de descrever as pessoas que o agrediram e fará isso”, declarou.

Na mesma manifestação em que os dois rapazes foram presos, um policial civil atirou para o alto com uma arma de fogo próximo de um grupo de manifestantes. Segundo o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella, a ação do policial foi de “advertência, em uma ação legítima, como é a legítima defesa”.                                                              

“Foi uma covardia”, diz padre Júlio Lancelotti

Presente na estação de metrô Consolação, onde Hideki foi preso por policiais infiltrados no processo, o padre e ativista de direitos humanos Júlio Lancelotti foi ao ato de hoje na Faculdade de Direito e também criticou a prisão dos jovens.

“Foi uma covardia o que fizeram. Não querem e não são capazes de ouvir o clamor público. E como querem enquadrar esses jovens como black blocs –nesse que é um tipo de estratégia que sequer admite liderança?”, indagou.

Segundo a SSP, os dois rapazes presos responderão por associação para o crime porque teriam portado material explosivo. Entidades ligadas à defesa dos direitos humanos cobraram que as prisões sejam investigadas.

Em nota, a Polícia Civil nega que tenha havido prática de abusos e agressões na prisão. “Os fatos estão sub judice e foram objeto de denúncia oferecida pelo Ministério Público ao Poder Judiciário, que manteve a prisão preventiva de Fábio Hideki Harano”, diz a corporação.

Redação

54 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Qto silêncio

    Mas que silêncio ensurdecedor é esse dos blogueiros “progressistas” sobre a conivência do PT com essas arbitrariedades e com esse macartismo.

    É essa democracia que tanto os petistas defendem ? A mesma que cala suas vozes e agora se calam qdo avalizada polo partido ? Cadê a Secretaria de Direitos Humanos ? Cadô o ministro Cardozo ? Ah, esse já disse que não houve arbitrariedades. 

    Grannnde PT.

    1. Sim, grande PT!

      Foi o único partido que se dispos a dialogar com os movimentos que protestavam contra a Copa.

      Inclusive o ministro Gilberto Carvalho à época fez o convite aos black blocs que preferiram ignorar e ir para a “ação direta”.

      Cabe lembrar também que foi a presidenta Dilma que atendeu as pautas do MTST formando uma ação conjunta com o prefeito Haddad para liberação do terreno em Itaquera para a construção das moradias.

       

      1. Alexandre, sem tergivesar.
        Se

        Alexandre, sem tergivesar.

        Se atenha ai assunto do post, por favor.

        Aguardo sua resposta sobre este caso específico.

        1. As respostas já foram dadas,
          As respostas já foram dadas, uma aliás já te desmontou completamente.

          Assim sendo, deixe de posar como “sem resposta” só porque não leu a resposta que pretendia.

          E dê um abraço no papelão.

        2. Amnesia sobre a ação da Justiça

          Repetindo: O governo tentou o diálogo com os manifestantes devido à onda de violência, mas por se dizerem “horizontais” negaram o diálogo (https://jornalggn.com.br/noticia/governo-tenta-abrir-dialogo-com-black-blocs).

          Creio que você não percebeu a gravidade do que estava acontecendo. Havia sim um acordo entre as forças federais e estaduais para a segurança da Copa e ela não se limitava exclusivamente aos protestos. Era esperado desde um moleque de rosto coberto atirando rojão contra o estádio como um lunático que quisesse cometer um assassinato contra um chefe de Estado presente no evento.

          O que dizer do #NaoVaiTerCopa? Que era algo democrático?

          Dizer que o PT é conivente por fornecer segurança aos torcedores que vão ao estádio é uma baita falta de senso.
           

          “É essa democracia que tanto os petistas defendem ? A mesma que cala suas vozes e agora se calam qdo avalizada polo partido ?”

          Cabe lembrar que o advogado é petista. E que outro petista – Adriano Diogo – também se manifestou (http://www.viomundo.com.br/denuncias/adriano-diogo-o-fabio-e-vitima-de-tremenda-armacao-prisao-dele-tem-de-ser-revista-ja.html)

          “Cadê a Secretaria de Direitos Humanos?”

          Combatendo entre outras coisas a prostituição infantil. Creio que Ideli ainda solte alguma nota considerando que as investigações correm sob segredo de justiça.

          Em dezembro de 2013 um morador de rua foi preso portanto pinho sol, foi a primeira condenação e só agora vejo a preucupação dos manifestantes, 7 meses depois!!! Vejo que a urgência que você exige da SDH não é a mesma que dispensaram ao morador de rua.

          “Cadô o ministro Cardozo ? Ah, esse já disse que não houve arbitrariedades.”

          Está aí um ministro que é duramente criticado nos blogs progressistas ao lado de Paulo Bernardo.

          Resumindo: São vítimas da (in)Justiça, que diga-se de passagem, nunca foi lembrada em seus protestos.

          1. (Alexandre, em TODOS os item

            (Alexandre, em TODOS os item que involvem BB’s as estrelinhas sao falsificadas e isso eh visivel no minimo ha uns 8 meses no blog.  Seu comentario eh superbo.  O MO deles eh o seguinte:  eles simplesmente clamam como propriedade propria assuntos alheios:  essa eh a razao que eu sei que Hideki nao tem nada a ver com BB’s -o que os esta “preocupando” eh outro preso.  E essa eh a razao que eles nao tem moral pra sequer oferecer apoio aa mae de Hideki.)

          2. “Cadô o ministro Cardozo ?

            “Cadô o ministro Cardozo ? Ah, esse já disse que não houve arbitrariedades.”

            Está aí um ministro que é duramente criticado nos blogs progressistas ao lado de Paulo Bernardo.

             É, engraçado, aqui, personificam os do PT para aliviar a culpa do partido. Qto aos da direita, não. Se Róbson Marinho é um crápula, então o culpado é o PSDB. Dê nome aos bois. Se um partido mantem por tantro tempo ministros, é pq é essa a sua política de estado, meu caro, e a culpa é do partido, não apenas dos ministros. É esse tipo de crítica diferenciada, com dois pesos que me irrita profundamente em militantes, seja qual partido ele for. Militante crítico é a coisa mais rara do mundo. A maioria, e esse blog mais que prova isso, esse teu comentário prova isso, é cega; aliás, só enxerga com um olho : o que lhe convém.

    2. É impressionante a capacidade

      É impressionante a capacidade de colocar a culpa no PT. O governo tucano paulista e sua polícia cometem arbritariedades a 20 anos, e o “cabeça de pig” vem condenar o PT.

      1. Todas as prisões de

        Todas as prisões de manifestantes, em tdoos os estados estão sendo endossadas pelo Ministro da Justiça. A atuação é conjunta ds secetarias públicas e governo federal. A doutrina saiu de uma reuniao do Ministro com os secretários de de segurança pública.

        Até porque se assim não o fosse a secretaria de direitos humanos do governo federal já teria que ter se pronunciado diante da supressão de liberdades civis e prisões políticas de forma generalizada como não se via há mais de 30 anos neste país.

        1. Até parece que precisa sair

          Até parece que precisa sair alguma “doutrina” do ministério da justiça para que o aparato de segurança do Alkimin exerça abuso da força repressiva, em cumplicidade com a MP e o judiciário paulista.

          O que houve de integração federal, estadual e municipal foi um esforço conjunto para garantir a segurança para um evento do porte da Copa do mundo, inclusive com presença de chefes-de-estado. Uma situação especial. Mas cada um é responsável por eventuais abusos cometidos, que não tem amparo nenhum na lei. A ideía do decreto anti-terrorista foi inteligentemente abortado.

          E a pergunta do colega comentarista continua sem resposta, caro Leo V, o verdadeiro e unico “progressista” e esquerdista do blog. Porque o MPL e demais grupos de extrema-esquerda poupam tanto o Alkimin?  

        2. É, Leo V ( pouco me importa

          É, Leo V ( pouco me importa se “cadastrado”ou não, cada reacionarismo que está aparecendo por aqui ) , as opiniões sobre  a arbitrariedade das prisões variam de acordo com a geografia a a coloração política do governo local. E olha que o do Rio é, com perdão das famílias presentes, do PMDB.

          Repito, vivemos tempos interessantes, pelo menos no microcosmo aqui desse blog.

          1. Nira, esse reacionarismo conveniente tem siglas particulares.

            P { margin-bottom: 0.21cm; }

            Daí parecer surpreendente. Gosto de dar nomes aos bois. Ele vem da militância petista na rede e de seus aliados de ex-querda de aluguel do pcdob, parece que tem alguma orientação nacional. Uns o abraçam por desinformação ou por serem bocós; outros o fazem por “esperteza” ou má fé mesmo. Tem hora que o PT precisa ser salvo dos seus militansos e de alguns dos seus vigaristas.

            Mostram-se “indignados” hoje com as prisões em Sampa, mas ontem endossavam as prisões no Rio – com direito a cinegrafista do pig de plantão na madrugada de sábado e tudo, para coroar o espetáculo – afinal a polícia do Rio é da base “aliada”, né?

            Aliada mas nem tanto, a coligação Afunda Rio, do candidato pezão, que idiotas e mal intencionados pretendem amarrar no pescoço da Dilma, reúne PMDB, PP, PSC, PTB, PSL, PPS, PTN, DEM, PSDC, PRTB, PHS, PMN, PTC, PRP, PSDB, PEN, PSD, SD – em negrito praticamente toda coligação do Aécio. É dose ou quer mais? Deviam grafar o candidato como ‘pesão’, como alerta aos desavisados de que o troço é duro de caregar: não tentem segurar que afogam. 

            Eles depositam uma fé cega na polícia carioca, uma organização genocida de jovens pretos e pobres da periferia, que não só não sabe onde está o Amarildo, mas em parte ajudou no desaparecimento dele. Eles não conseguem desvendar o sumiço das vigas da Perimetral, mas “descobrem” uma “perigosíssima conspiração”, para perpetrar operação capaz de, além de desestabilizar a República, colocar em risco chefes de estados em visita ao país. Aí todos viram Velhinhas de Taubaté crédulas no governismo e de fidelidade canina à sua base aliada, tomam atitude política idiota e irracional, apostam na “integridade” do PMDB e outros aliados da mesma corja.

    3. “Mas que silêncio

      “Mas que silêncio ensurdecedor é esse dos blogueiros “progressistas” sobre a conivência do PT com essas arbitrariedades e com esse macartismo.

      É essa democracia que tanto os petistas defendem ?”:

      Haja hipocrisia…  voces podem atacar o governo e os petistas ou reclamarem que nao tem suporte dos militantes petistas.

      OS DOIS SIMULTANEAMENTE NAO.  E nao MESMO.

      Esperando pra ver seu historico de criticas ao governador de Sao Paulo ou Rio, por exemplo.  Voce nao vai ter nenhum pra mostrar, e o do Leo eh zero aa esquerda no blog.

      De fato, nao ta dando pra entrar no assunto pra nao ter alguem tirando carona na sua minha vontade.  Perdoe me por suspeitar que o sentimento eh geral.

      1. Não dá mesmo; tentei várias

        Não dá mesmo; tentei várias vezes, ontem e, tudo cai no PT e tudo pelas eleições, etc… O que me leva a desconfiar que trata-se de uma estratégia para a campanha eleitoral. Uma forma de recolocar a bola das manifestações em jogo, já que a Copa não produziu os efeitos desejados. Mas vamos ver…

      2. Tire a máscara Ivan

        Ivan, não perco meu tempo criticando genocidas como o Alckimin/Serra/FHC e demais. O blog já faz esse trabalho muito bem, não acho necessário ser mais um a chover no molhado, a escrever algo que todos escrevem.

        Os atos deles, em um blog pretensamente progressista, só entrarão como post para serem criticados negativamente, então já é subentendido que o “trabalho já está feito”, pensei que vc fosse mais inteligente para entender isso, mas percebi que me enganei um pouco a teu respeito.

        Há pouco tempo atrás, qdo numa entevista na Globo, um professor fez uma pergunta simples à esntrevistadora e para um “especialista” que criticacam a Venezuela, se ela não tem absolutamente nada a ser elogiado, nem uma vírgula, nada, já que eles sempre malham e não falam nada de bom.

        Pergunto o mesmo aqui : o PT é perfeito ? Não se pode fazer uma p… de uma crítica que os militantes cegos (a ala feminina então, nem se fale – só pode ser fetiche) 

        Tudo, qualquer um aqui que faz crítica ao PT é massacrado, mas geralmente tergiversam e vem com a mesma balela de sempre : bolsa família, retirada de milhões da extrema pobreza, etc, mas sempre leem os dados pelo viés petista, em blog petistas, qdo não do próprio site do PT. 

        Já descem o pau no Boulos do MTST pq está fazendo o trabalho da direita, mas não tem o trabalho de ler entrevistas que ele dá fora da grande mídia, como por exemplo na Caros Amigos desse mês. Leiam e argumentem a respeito, o do porque ele criticar o “Minha Casa, Minha Vida”, que foi, em sua análise, um plano de feito para as empreiterias, vejam os argumentos deles e rebatam sobre eles, não venham com matérias de Veja e nem dao site do PT apenas pq isso é  mostrar atestado de imbecilidade.

        Vc falou sobre meu histórico aqui, e se notou, comecei a criticar mais, não o PT em si, mas o comportamento bizonho da maioria dos petistas desse blog que, como os diritistas de plantão, fazem o mesmo jogo sujo de só elogiar o PT, e os “do lado de lá” descem a lenha e esquecem o quão exdrúxulos são seus partidos da direita.

        O que vc chama de hiprocrisia eu chamo de decência, de não-defesa cega, de não-campanha presidencial, como o Nassif vem fazendo nesses últimos dias tecendo loas ao legado da Copa. Quero ver ele falar bem dos elefantes brancos que ficaram em Manaus, Cuibá, Brasília e Natal. Pq ele não publica o trabalho sobre a dívida pública que esses estádio deixarão que A Pública fez ? Ele que tanto elogia jornalismo investigativo.

        Ainda sobre histórico, me mostre o teu de críticas sobre o PT ou fique quieto, pq se não o fizer, motra de fato quem vc é.

        Se for para ciriticar os lixos ideológicos do PSDB/DEM/PMDB etc, entraria nos blogs da Veja, mas lá seria censurado, coisa que o Nassif “só” faz de vez qdo comigo.

  2. Creio que ninguem deva ser

    Creio que ninguem deva ser preso sem motivo justo.

    A questão é que quando começaram essas palhaçadas de “manifestações” que na verdade serviam apenas de guarida para que vândalos promovessem quebradeiras pela cidade ficou claro que se rompeu uma barreira que de alguma maneira teria que ser contida, senão viraria uma bagunça ainda maior. Na contenção, sempre, alguns inocentes vão pagar o pato.

    Quando algumas pessoas começaram a tentar, de maneira cínica e hipócrita, separar “manifestações legítimas” de vandalismos, sempre olvidando, evidentemente, que estes aconteciam, “coincidentemente”, junto com aquelas, estava óbvio que uma hora a coisa iria explodir.

    Não vejo outra alternativa senão a polícia fazer ações de inteligência contra essa turma que não quer nada com nada a não ser depredar patrimonio público e privado além de desgastar os governantes de plantão.

    É preciso que sejam feitas regras para manifestações, com local definido, hora para começar e terminar, MOTIVO e principalmente responsabilização dos lideres. Não se pode conceber que alguem junte milhares de pessoas em um local e depois não se responsabilize se algo de errado ocorrer.

  3. Senhora Helena.
    Todos os

    Senhora Helena.

    Todos os manifestantes se tornaram Black bloc.

    Assim quis a mídia, assim quis a esquerda, assim sempre pregou a direita.

  4. Finalidade dos black blocs

    Percebe-se agora o porquê de a PM “assistir” passivamente as ações dos black blocs. Pode-se acusar qualquer um de promover depredações!

    É certo que esse tipo de atitude da policia paulista aliada a justiça não é nenhuma novidade, usam este tipo de procedimento em todos os casos: quando não acham o culpado, inventam um! O que me permite sugerir que em meio aos black blocs possam haver até policiais.

    Ironias a parte, bradaram tanto contra o PT e hoje estão sendo defendidos por um advogado petista. Não davam um pio sobre Alckimin e estão sofrendo a ação da policia e da justiça orquestrada pelo secretário de segurança de Alckimin.

     

    1. tudo segue a indicar que é exatamente por aí…

      desde a primeira batalha em 2013 com o MPL…………………………………………………

      não fazia sentido, sendo o início de tudo, o Estado responder com tanta violência

       

      a resposta e a confirmação do que coloquei lá em cima está na análise inicial do Jabor

       

      recuperem o vídeo e confirmem

  5. Lamento que o rapaz tenha

    Lamento que o rapaz tenha sido preso e seja inocente, mas o fato é que o que não faltaram foram inocentes úteis a se prestarem ao papel de massa de manobra das extremas direita e esquerda e este parece ser um dos casos. As pessoas que avaliem melhor onde estão se metendo, embora a empolgação, inocência  e idealismo ingênuos de alguns jovens os levem a embarcar em canoas furadas.

  6. Mãe é mãe!

    Como toda mãe, essa não seria diferente das milhares de mães de filhos que, mais do que presos temporariamente, foram condenados por destruirem vidas, quer mutilando-as física e/ou psicologicamente como matando-as para lhes tirar os bens e/ou para satisfação de seus instintos bestiais.

    Não tenho dúvida que esses atos de desagravo causariam uma grande comoção nos presídios, mas cá onde se encontram as vítimas desses black blocs de todos os matizes, dúvido.

    1. Como é fácil governar.
      Basta

      Como é fácil governar.

      Basta mandar a polícia prender e acusar alguém de qualquer coisa que uma manada de vacas de presépio não buscam informação e repetem o mantra do Estado, ou do tal PIG.

      Se estivessesmo em 1971 todos os exilados e mortos pelo Estado seriam terroristas, já que assim era noemados pelo Estado e pela imprensa.

      1. “Basta mandar a polícia

        “Basta mandar a polícia prender e acusar alguém mi mi mi”:

        Basta QUEM mandar a policia prender e acusar?!  O ministro da justica como voce disse anteriormente?

        Qual eh o “mantra do Estado ou do tal PIG”?!

        Sua salada intencional de conceitos SOMENTE impede o assunto de prosseguir.  Sim, tem um rapaz preso que eh inocente, sim, eh armacao, sim, eh da policia.

        QUEM -especificamente QUE GOVERNO esta atraz disso?

  7. onde há “armas”, não há leis…

    e essência secreta dos blackblocs consiste unicamente em ser a arma do Estado…………………….

    exatamente por isto sigo me expressando no sentido de que nossos jovens devem se afastar das ruas

  8. Espera-se

    Que os coxinhas apareceçam para defender os Black Blocs.

    Ninguém é criança ou irresponsável. Depredou, cousou prejuúzos, paga o uvai em cana. A le tá aí e não se pode alegar seu desconhecimento.

    O engraçado é que nessa hora todo mundo some. Cadê o PSOL, que pagava pra galera? Só sobra mesmo o Greehalgh para defender esso povo.

    1. Delírio pouco é

      Delírio pouco é bobagem.

      Acusar qualquer um pode. Acusado, qualquer um pode ser.

      Mais fatos menos bravatas. Mais ética, menos assassinatos de reputação.

  9. Vejam como a direita usa tudo

    Vejam como a direita usa tudo contra o PT, É o dsicurso de sempre. Eles, definivamente não tem outro programa para apresentar ao país, a mídia é que dita  as regras, inclusive para eles, que se mantem escondidos e aparecendo apenas para culpar o PT por tudo. Imaginem esses analfabetos funcionais que participaram de protestos,  exatamente e unicamente, contra um governo que lhes propicia escolas, faculdades, emprego, moradia e qualidade de vida, que enfretou uma crise que nenhum outro país do mundo conseguiu e saiu ileso, então, imaginem esses teleguiados analfas sem qualquer limite? Estaríamos em guerra civil e esse era o objetivo da globo-psdb-justiceiros. Não foram eles que aplaudiram a prisão de José Dirceu sem nenhuma prova? Não foram esses analfas funcionais que  apaludiram jb pelas violências, pelas mentiras, pela ditadura judicial  praticadas contra a verdade? Quem quer violência, quem tem se permitido ser boiada das SEMPRE CORRUPTAS MÍDIA E JUSTIÇA, agora vai endtender do que nós falávamos e porque nos posicionamos contra aquela medonha e burra manifestação. Nós sabíamos que esses analfas terminariam como terminaram: presos e a globo e jb dando risada pela facilidade que foram manipulados em pleno século XXI, quando há tantas maneiras mais cultas de se informar do que apenas engolir o que a globo vomita. Obviamente que fico triste em ver um jovem analfabeto funcional preso, mas a história sempre acaba assim para quem nem sabe por que protesta. Num país onde não há justiça, babar por um jb que já empregou o filjho dele na globo, apenas por atender os clamores dessa corrupta mídia, nunca a história acaba bem. Penso que até muitos dos analfas funcionais que participaram da manifestação, querem a ditadura militar novamente. Quando se participa de um movimento desses, é imperdoável que não se deixe BEM CLARO O OBJETIVO da manifestação, e não apenas querer seu minuto de fama. Deu no que deu.

    1. perfeito……………………………..é isso aí

      principal função da Globo atualmente é preservar São Paulo…………………….

      desviar a atenção de todos das urnas locais, porque sabe muito bem que vai perder nas mais importantes

    1. So pra deixar claro,

      So pra deixar claro, Hamilton:  a palavra “governo” nao aparece no item original.  O item eh a respeito de uma mae furiosa com uma prisao injustificada e acusacoes mais-que-provavelmente inventadas pela policia.

      Nao tem a ver com black-blocs ideologicos.  Ate uma mae desesperada esses sangue-sugas sugam.

  10. Eis aí o problema que ninguém

    Eis aí o problema que ninguém queria ver: mascarado não tem cara, não tem nome; pode ser qualquer um. Como ela tem certeza de que o filho não é Black Bloc se nem os tais sabem quem são? Ela pode ter certeza, mas não pode provar.

    Movimento sem rosto, sem nomes, sem liderança e sem possibilidade de defesa. É um direito do movimento ser assim? Pode até ser, mas e quanto às consequências? Eles pensaram que sairiam ilesos, exatamente por causa das máscaras. Mas agora o feitiço vira contra o feiticeiro.

  11. e seguem assim “armados”……………………..iludidos

    suplicando liberdade de corpo, de expressão e de manifestação, sem perceberem que elas sempre estiveram e que estarão sempre à disposição de todos, nas urnas………………………..

    jamais esqueça do seguinte, Dona Helena:

    tudo que se organiza ponto a ponto, pelo DNA tucano, tem que ser desfeito ponto a ponto, em cada escolha, em cada voto, não nas ruas e com nossos filhos levando porrada ou sendo presos para servirem de escudo para o Estado

    1. …e seguem assim “armados”…

      Tem sido desesperador ler os comentários das pessoas que apóiam o governo Dilma.É um nível de calúnia, de desrespeito e de falsificação da realidade que beira a comicidade, não fosse a história nos apresentar tantos exemplos trágicos desta falta de espírito crítico. Falar que a forma de protesto são as urnas, é de um cinismo torturante. Fosse o governo do PSDB os protestos de rua valeriam? Pinheirinho foi certo ou errado? Não deveriam os ocupantes aguardarem a apresentação de um projeto na Assembléia Legislativa regularizando a posse?

      Depois, quem usa a figura dos black blocs para rotular e estigmatizar todos os manifestantes é a direita, não pode ser a esquerda. A esquerda, historicamente, bate-se pela inclusão social, pela democracia em todos os níveis, o que inclui o combate às discrimações de gênero e etnia, entre outras. Isto só foi conspurcado por aquela categoria particular de marxismo, desenvolvido na Russia do início do século. Concepção autoritária que tanto favoreceu a ascenção de psicopatas, como Stalin, Pol Pot, entre outros, manchando quase que irremediavelmente a reputação da teoria elaborada por Marx e Engels e  desenvolvida por pensadores como Rosa Luxemburgo e Gramsci, aqueles agrupados na Escola de Frankfurt ou os mais recentes, como David Harvey, por exemplo. Pensadores que entenderam, à luz da experiência, que a democracia é um valor universal. E democracia é, antes de tudo, o direito da minoria a expor seu descontentamento, sem necessariamente apresentar propostas alternativas.

      A esquerda, além disso, é crítica. Em que pesem todos os grandes avanços dos três governos petistas, estes ficaram aquém do que o país precisa. Ou podemos concordar com a fato do Brasil ser, ainda, passados 12 anos de governo popular, um campeão em mortes violentas ? Dá para se conformar com as 26 mortes para cada 100 mil habitantes ? Será que uma das razões de jovens encamparem a bandeira dos black blocs não pode ser encontrada no fato de as mortes violentas na faixa que vai dos 15 aos 24 anos atingirem a espantosa cifra de mais de 50 por cada 100 mil habitantes? Ou que 65% dos assassinados serem negros, principalmente jovens? Dá para estar feliz? Ou a gente espera para votar a cada quatro anos?

      Quem apóia os governos petistas deveria estar na linha de frente da crítica à condução da política nacional. Não adianta jogar a sujeira para baixo do tapete. Não adianta dizer que os jovens presos em manifestações são apenas coxinhas, tucanos, quando não terroristas (!). Vamos abraçar a crítica, pessoal. Independente da justeza ou não das reivindicações deste pessoal, eles são o sintoma, não a doença. O acriticismo só prejudica, o que faz avançar é a crítica.

       

       

       

          1. Em TODA palavra e TODA

            Em TODA palavra e TODA afirmacao.  So que voce ta me confundindo com o Alexandre, que deu um show de conhecimento um pouco abaixo PARA NOS.  Eu sou o Ivan que ja perdeu tempo meses apontando falacia apos falacia do Leo, e nunca o faria de novo.  Eu falo pra quem me escuta.

            Nao, voce NAO vai ter a ultima palavra, eu nao deixo.  Tenho certeza que a mae do rapaz ja esta felicissima com o advogado PETISTA no caso do filho dela.  Ninguem entrou no assunto, voce e o Leo nao deixam:  NO ITEM SENDO COMENTADO A PALAVRA GOVERNO NEM SEQUE APARECE.  Quem a trouxe pra pagina foi voce e -previsivelmente- o Leo, coisa que ele faz em TODOS os assuntos.

            Seu historico de ataques ou criticas aa direita esta aonde mesmo?  Mostre o pra nos.

            De outra maneira, o complexo de inferioridade governamental que voce e o Leo sentem nao nos interessa, vao levar la pro tio rei de uma vez, ou pra qualquer blog de direita -de outra maneira, vai abaixando o facho pra falar do governo brasileiro.

            Repetindo:  voce NAO vai ter a ultima palavra aqui.  Eu nao deixo.

          2. Ai que meda…

            O Ivan não vai deixar eu ter a última palavra! Nunca mais vou conseguir dormir depois desta.

            Agora, a sério. Deixa desta bobagem de achar que qualquer crítica é fazer o “jogo da direita”. Ninguém ajuda ao governo, ou ao PT, simplesmente sufocando a discussão ou rotulando toda crítica como de direita, oriunda de coxinhas ou “agentes do tio rei”. Você não me conhece, não conhece minha história para falar estas sandices.

  12. Mãe é mãe… a mãe do

    Mãe é mãe… a mãe do Fernandinho Beira-Mar – e até ao Jack, o Estripador – juram que os filhos são inocentes…

  13. De fato,  como dizem o

    De fato,  como dizem o advogado e a mãe, aquilo que se sabe sobre o Harano não bate com essa qualificação. As acusacoes e provas ficam cada vez mais duvidosas. Mas uma outra coisa se deduz desse tipo de argumentação,da mae e do advogado: a intenção de se distanciar dessa imagem (black bloc). Aparentemente, uma mudança de clima: antes, se defendia a legitimidade de assumir essa postura (o black Bloc). Agora, se tenta distanciar dela, aparentemente rejeitando ou mesmo condenando a tática ou grupo. Como parte dessa atitude fica um outro mistério: há outro ativista, Rafael Lusvarghi, que foi preso, se estou certo, nas mesmas circunstancias e pelos mesmos motivos. Mas está sendo colocado debaixo do tapete, por alguma razão.

  14. O garoto preso é um doce de

    O garoto preso é um doce de pessoa. Vegetariano, pacifista, idealista.

    Digamos que seja mais impaciente que a galera de centro-esquerda, e vá às ruas protestar contra o capitalismo.

    A Copa foi um evento capitalista, com objetivo de dar lucros. Há grupos de esquerda radicalmente anti-capitalistas, para os quais a Copa foi pura e simples abominação.

    Até aí, nenhum problema. Discordo desses caras, mas defenderei radicalmente o seu direito de manifestação. Democracia é isso!

    Mas pessoas doces, mesmo vegetarianas, que fazem manifestações pacíficas e bem intencionadas, se vêem suas manifestações servirem de “bonde” para depredadores violentos, têm duas alternativas:

    a) mudam sua estratégia para não servirem de inocentes úteis; ou

    b) mantêm sua estratégia e se tornam, objetivamente, cúmplices dos depredadores violentos.

    A galera do Movimento Passe Livre cancelou presença em manifestações quando percebeu que estava funcionando como “escada” para a direita. Ativistas anti-Copa não se importaram em funcionar de “escada” para os black blocs! Ora, quem cala, consente!

    Por que ativistas pacíficos aceitam ser “parasitados” por vândalos? Para depois eximir-se da própria responsabilidade nas consequências de seus atos, atribuindo-as aos “infiltrados”? Se os black blocs são P2, se são garotada porra-louca, se são ativistas partidários da “ação direta”, pouco importa: no momento em que um movimento social percebe estar sendo sistematicamente “parasitado” pelos black blocs, torna-se cúmplice deles, independentemente de concordar ou não com eles.

    Até onde eu saiba, MST, MTST, e movimentos sindicais, não têm suas manifestações parasitadas por black blocs. Por quê?

     

     

  15. Engraçado, quando os BBs

    Engraçado, quando os BBs começaram quebrar em seus arrôbos de

    ignorância politica, se sentiram acima do bem e do mal etc..cansei de

    ler aqui mesmo de muitos o alerta da possibilidade da policia precisar

    de um “bode expiatório”para se justificar.O próprio “coxinha mor ” Leo V ”  

    em sua tática manjada  de colocar tudo na conta do PT desconversava

    ou vinha com proselitismos.O “jaspion” livre ai sim tera que se manifestar

    e dar “nome aos bois” dizendo quem e como o colocaram nessa armação

    ele certamente sabe pois sempre foi ativo ativista.Quanto a polícia e o sr.

    Alckmim, nenhuma novidade , truclência e discurso  macio.

  16. Desabafo : coisa mais chata e

    Desabafo : coisa mais chata e limitadora essa mania de botar o PT em tudo, contra ou a favor. Há mais coisas entre o céu e a terra do que um partido político, por melhor que ele seja. Prisão em SP : PT. Prisões no RJ ( ou no RS ) : PT. Eclipse solar : PT – escolha se você é contra ou a favor . Ufa.

  17. Já escrevi muitas vezes sobre

    Já escrevi muitas vezes sobre isso aqui: o rapaz é bode expiatório da polícias estaduais, como, no caso do Rio, a professora e Sinhinho, em parte, provavelmente também são. Mas Leo V e Mario, o outro antipetista aí, silenciam sobre os argumentos que mostram que o PT não é responsável por essa repressão, pelo contrário, algumas de suas lideranças se posicionam publicamente contra isso. Os antipetistas significativamente silenciam sobre isso e a responsabilidade das autoridades de segurança tucanas e peemedebistas (no caso do Rio). Nesse caso em pauta, como foi lembrado, o próprio advogado de Fábio Hideki é do PT, importante defensor de presos políticos na época da ditadura.

    1. Jair, quem frequenta alguns

      Jair, quem frequenta alguns “picos”, ou points..sei lá o termo que

      cada estado usa conhece bem a estratégias dos “coxas-de-galo”,

      que tambem é um tipo de infiltrado.Colhem o máximo de informações

      se articulam  entre a galera e  posteriormente usam a tática “Jaboriana

      que é colocar o PT como culpado até em briga de condomínio. Enfim

      quem é contra as manifestações reais e justas anda tão  feliz!

       

      1. Pois é, Morallis, dá pra

        Pois é, Morallis, dá pra desconfiar que os caras não se interessam de verdade por quem está preso, como eu e outras pessoas sinceras nos interessamos. E sempre reafirmo a arbitrariedade das perseguições e prisões desses jovens pelas autoridades jurídico-policiais de SP e Rio, criticando tanto as merdas das polícias quanto as do blecblocs, pois ambos querem é ver o circo pegar fogo, para alegria quase secreta da oposição de direita… Os caras em questão aqui só querem “queimar” o PT através dessas prisões, livrando as caras dos responsáveis… De antipetismo profissional (ou por mero ressentimento) a rede e nossas classes médias tradicionais estão repletas.

    2. “… não é responsável por essa repressão”

      Mas que colabora com omissão, conivência e apoio, ah! Nisso colabora!

      Sejamos honestos, Jair, em reconhecer alguns fatos. Senadores do partido deram apoio a um  “projeto de lei que tipifica agressões em protestos em uma lei antiterrorismo” – http://www.senado.leg.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=115549 – o “clima” vem sendo preparado há algum tempo.

      Uma ala do partido, ao menos, partiu para uma guerra particular contra as manifestações de um ano para cá, a partir das jornadas desafiadoras de junho de modo mais preciso. Pela rede é comum ver o apoio político explícito, que “defensores” militantes do partido dão para essas prisões arbitrárias recentemente acontecidas. Não existem, nas violações de direitos verificadas, apenas “responsabilidade das autoridades de segurança tucanas e peemedebistas”; “seu” tarso genro, que eu saiba, andou aprontando algumas também.

      Você constata uma coisa preocupante sem o perceber. Você diz: “algumas de suas lideranças se posicionam publicamente contra isso”. Parabéns para essas lideranças que sabem difereneciar, justiça de governismo. O que há de preocupante é o que grafei: algumas; não se trata de todas.

      Se você acha que injustiças estão sendo praticadas, o mínimo razoável a esperar, de uma força não reacionária, é que ali todas “suas lideranças se posicionam publicamente contra isso”. A começar pela estrela principal neste ano de eleições, ocasião em o partido será cobrado de se posicioinar “publicamente contra isso” e, não adianta, é muito feio fugir da raia ou ficar em cima do muro. 

      Em resumo, o partido, outrora de ativistas sociais, anda dizendo que o protesto social é questão de polícia e que isso é da alçada de governadores; o partido tenta lavar as mãos de sua responsbilidade, mas ativistas e novas gerações não concordam, assim como algumas das velhas lideranças – um viva para as exceções confirmadoras de regra que você constatou – também não.

      Nesse episódio, o partido está derrapando perigosamente na curva que faz pra direita.
       

    1. Colar um vídeo é fácil.

      Escreva: video:endereço no youtube; ficará assim (video:https://www.youtube.com/watch?v=iugprDMh0Uo); depois de insira entre colchetes [aqui] e está pronto:

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=iugprDMh0Uo%5D

      A matéria do EXTRA, com a “valente” corporação de psicopatas e ladrões sustentada pelo estado:

      PM determina prisão administrativa de quatro policiais acusados de agredir e até roubar manifestantes no último domingo

      A jovem Aline Campbell postou em uma rede social a foto do momento em que foi agredida por um PM

      Por Luã Marinatto

      O Comando da Polícia Militar determinou, nesta terça-feira, a prisão administrativa de quatro policiais que atuaram na manifestação do último domingo, na Praça Saens Pena, na Tijuca, Zona Norte do Rio. A corporação informou ainda que três Inquéritos Policiais Militares (IPMs) foram abertos para apurar a conduta dos agentes. Durante o protesto, um cinegrafista canadaense foi agredido e uma mulher levou dois pontapés de um PM, em cena registrada por cinegrafistas amadores, além de outras denúncias de excessos.

       

      O jornal 'A Nova Democracia' postou no Youtube um vídeo que mostra a agressão ao jornalista canadense Jason Ohara O jornal ‘A Nova Democracia’ postou no Youtube um vídeo que mostra a agressão ao jornalista canadense Jason Ohara Foto: Reprodução

      Ainda segundo o Comando da PM, os quatro policiais já receberam determinação para se apresentarem ao Batalhão de Policiamento de Grandes Eventos, onde permanecerão presos por ordem do comandante da unidade. São eles: o soldado Carlos Henrique Ferreira, acusado da agressão ao cinegrafista canadense Jason Ohara; o soldado Cristiano Ximenes, suspeito de ter roubado a câmera do jornalista estrangeiro; o soldado Jair Portilho Júnior, acusado de agredir um fotógrafo; e o soldado Rogério Costa de Oliveira, que aparece no vídeo chutando a jovem.

       

      Policiais imobilizam um homem durante a manifestação Policiais imobilizam um homem durante a manifestação Foto: Leo Correa / AP

      Também foi aberta uma sindicância na Corregedoria para apurar a denúncia de que um policial teria assediado uma manifestante. Em cenas que também foram filmadas por cinegrafistas amadores, uma mulher, depois de queixar-se de ter sido agredida, ouve um PM ironizar: “Machucou? Machucou?” O agente ainda diz, em seguida: “Senti química e não foi gás lacrimogêneo. Foi admiração”.

       

      Policiais em ação no protesto de domingo Policiais em ação no protesto de domingo Foto: YasuyOshi Chibe / AFP

      Por nota, a corporação afirmou que “repudia atos de violência praticados por policiais militares, conforme revelados nas imagens de cinegrafistas amadores, ocorridos no domingo”. O texto conclui: “Todas as denúncias e imagens recebidas relativas a excesso na ação de policiais militares estão sendo encaminhadas à Corregedoria para ajudar nas investigações. Cidadãos que tenham queixas sobre a conduta de policiais podem fazer denúncias pela Ouvidoria da Polícia (3399-1199) ou procurar a Corregedoria da Polícia Militar”.

       

      A manifestação ocorreu no mesmo dia da final da Copa do Mundo

      1. “A matéria do EXTRA, com a

        “A matéria do EXTRA, com a “valente” corporação de psicopatas e ladrões sustentada pelo estado”:

        QUAL ESTADO, LEO?  QUER TIRAR AS PATAS DO PT E DO GOVERNO FEDERAL DE UMA VEZ POR TODAS?

  18. Tática

    O rapaz não é um blequebloque, nem poderia ser. Afinal, o nosso nobre blequeblocologista, Leo V, o Furioso, já nos esclareceu muitas vezes que blequebloque é apenas uma tática.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador