Vomitaço online protagoniza resistência contra o golpe, por Danilo Strano

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 
Vomitaço online protagoniza resistência contra o golpe
 
por Danilo Strano
 
Comunidade online muda forma de protesto 
 
O dia 12 de Maio de 2016 será marcado pela abertura do processo de impeachment da presidente Dilma no senado Federal. No dia anterior, sem muita pretensão, surgiu um movimento nas redes sociais que está fazendo frente ao discurso dos protagonistas do golpe, o vomitaço.  
 
Políticos bloqueando seguidores, como a senadora Marta, canais de tv deixando de divulgar pautas em seus canais oficiais, como a entrevista que a Globo News fez com o novo ministro da fazenda e marcas não sabendo lidar com a situação. Esses atos impensáveis até pouco tempo, foram alguns reflexos da força do movimento que ainda não tem 10 dias de existência.
 
Para entender como a comunidade chegou ao recurso da figurinha do vômito para se manifestar é necessário entender um pouco do que ocorreu na política nacional até o momento.
 
Desde o início do processo de impedimento da presidente, grande parte dos usuários das redes sociais se mobilizou de forma contrária. Seja pela ausência de motivo consistente, ou pela condução do processo por políticos comprovadamente corruptos, foi definido nos primeiros minutos, aquilo era um golpe. Mas como defender a democracia nas redes sociais? Alguns optaram por longos textos, outros por vídeos, mas o que fez sucesso em um primeiro momento foram os memes. 

 
Mas com os constantes bloqueios e dificuldade de difusão, a estratégia não estava funcionando em seu objetivo, incomodar os golpistas. Nesse contexto surge o vomitaço, a saber, conjunto de usuários que elege um post ou perfil golpista para denunciar e importunar.
 
A figurinha do vômito é um recurso do facebook, algo que não tem conteúdo em sua origem, como um texto ou uma imagem, mas dependendo de sua aplicação, a mensagem se transforma. O vômito até então era uma figurinha engraçada, utilizada em mensagens particulares para se referir ao nojo de algo. Mas com sua nova utilização, ela ganhou forma, virou resistência a algo, o descrédito pelo interlocutor da mensagem. Com sua facilidade de uso (apenas um clique) e o potencial de viralização (mobilizam mais de 100 mil comentários em poucas horas), a figurinha logo virou protagonista na resistência.
 
Definição de vômito: Lançar, expelir, arrojar, golfar pra fora algo que estava dentro do corpo e que não foi aceito/assimilado. 
 
 
E é isso que é feito, os usuários estão jogando pra fora a revolta que é criada nos perfis dos protagonistas do golpe. Com mais de 300 mil vômitos por post atacado, a comunidade promete não deixar em paz quem atente contra a democracia.
 
Danilo Strano – 28 anos, cientista político, especializado em comunicação e redes sociais
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O maior e melhor movimento

    O maior e melhor movimento que nós podemos fazer é boicotar todos os anunciantes que mantém o PIG (marinhos, mesquitas, saads, cívitas), não comprando produtos das marcas que mantém essa máfia midiática. Temos que fazer os anunciantes cancelarem sua mídia nesses meios golpistas e terminarmos por levá-los à falência. Só assim poderemos ter uma nação livre e dona dos seus destinos. Se não fizermos isso, seremos eterna colônia estadunidense. 

    1. Concordo e já estou fazendo

      pesquisei os 10 maiores anunciantes da Globo e nada compro ou mesmo cancelo produtos. Mas não basta cancelar ou boicotar, temos de ir na página e deixar nosso recado visível.

      Não compro de marca que sustenta o governo golpista.

    2. A Organizações Globo é uma

      A Organizações Globo é uma coisa gigantesca.

      Mesmo se considerarmos para análise só a TV, seu principal canal de manipulação midiática.

      São mais de 33 canais diretos ou com direitos sobre.

      De qualquer forma, o canal de TV Aberta e a Globo News são seus principais naquela função anotada acima.

      Digamos que ao menos 20% da audência desses canais seja de pessoas não alinhadas com o golpe.

      Se esse pessoal deixar de assistir já seria algo bem significativo.

      Estruturas gigantescas como essa se tornam bem dependentes de cada centavo que podem extrair.

      Fora que a internet tem feito um excelente trabalho. Que o diga Netflix e mídia alternativa.

      Obviamente o ideal é seria que a estrutura de mídia não fosse oligopolizada. Até lá é ir descobrindo jeitos de resistir.

       

  2. Protesto on line évalido mas

    Protesto on line évalido mas é um protesto que não se ve, o movimento tem que ser na rua, em cima dos golpistas, na orelha deles, esculachando-os, o boicote sobre os anunciantes já deveria ter começado faz tempo, não dar nenhum centavo a quem financia o golpe e quem desrespeita o povo brasileiro, agora é a guerra a favor da democracia  contra os velhacos carcomidos que querem por o povo de joelhos novamente.

  3. Dona marta me bloqueou, mas

    Dona marta me bloqueou, mas foi antes do vomitaço, então não tive oportunidade de dar uma vomitadinha no FB dela. A mulher que foi para o pmdb porque queria um país sem corrupção me bloqueou depois que cobrei dela a devolução do meu voto. Até expliquei àquela senhôra que havia votado na candidata do PT, não nela. Ela (ou algum assossor, é óbvio) respondeu e eu retruquei. Dali por diante acho que dancei… Se alguém passar pelo FB da Dona marta, dê uma vomitadinha por mim.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador