A morte de John Nash, matemático que inspirou “Uma Mente Brilhante”

Do Último Segundo

Acidente mata John Nash, matemático que inspirou “Uma Mente Brilhante”
 
 
Nash e a mulher morreram quando o táxi em que estavam se acidentou; matemático é conhecido por seu trabalho na teoria dos jogos

O matemático americano John Nash, cuja história de vida se transformou no filme vencedor do Oscar “Uma Mente Brilhante”, morreu em um acidente de carro neste sábado, segundo a mídia local.

Nash, de 86 anos, e sua mulher Alicia morreram quando o táxi em que estavam se acidentou em Nova Jersey, de acordo com os relatos.

O matemático é conhecido por seu trabalho na teoria dos jogos. Ele ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 1994.

Seus avanços em matemática – e sua luta contra a esquizofrenia – foram o foco do filme.
 
Russell Crowe, que o interpretou no filme, tuitou: “Atordoado… Meu coração vai para John, Alicia e família. Uma parceria incrível. Mentes brilhantes, corações brilhantes…”
Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Morreu o maluco que criou a
    Morreu o maluco que criou a teoria matemática que inspirou o neoliberalismo. Desde 2008 ele teve a oportunidade de ver a merda que fez ao mundo. Desconfio, porém, que ele não viu nada, quer porque era maluco quer porque como FHC não era capaz de reconhecer as próprias cagadas.

    1. Arre! O cara nao é culpado do uso q fizeram de suas teorias

      Que sao de alta matemática, e nao sao usadas apenas em economia. Um pouco mais de respeito com o conhecimento seria bom.

      1. Seu anarco moralismo me faz
        Seu anarco moralismo me faz rir. Idêntico ao comunismo empreguista dos tenentes que traíram Luís Carlos Prestes depois que ganharam cargos públicos de Getúlio Vargas. Se não gostou do meu comentário VÁ SE FODER JUNTO COM O MORTO!

        1. Mas sua grosseria nao é nada engraçada

          Nao vou te devolver o seu “desejo” porque nao sou baixa como você. Passe bem, viu?

          1. Não é baixa, mas se abaixa
            Não é baixa, mas se abaixa para reverenciar um maluco gringo que foi tarde. E que nos legou a teoria que provocou desemprego, super exploração de trabalhadores, privatização da guerra e os “benefícios” do governo FHC. Disse e repito. Seu anarquismo de merda me faz rir. Continue…

          2. Anarquista, não dê

            Anarquista, não dê bola.

            Comentário domingo a tarde devia ser proibido.

            Sabe como é: cerveja,casa da sogra tc etc…

          3. Nao dou mesmo. Esse cara é perturbado

            Outro dia estava desejando morte a Beto Richa de várias maneiras, todas horríveis. Ora, por mais contra que se seja ao pulha, usar o blog para fazer votos de morte pode dar problemas para o Nassif. E essa grossura dele nao é só aos domingos nao. Mas nao vou ficar trocando desaforos com ele, nao vale a pena; eu jamais conseguiria me abaixar ao nível dele.

        2. Prezado,
          Um pouco mais de

          Prezado,

          Um pouco mais de respeito e decência. Tuas expressões além de rasteiras, grosseiras e altamente ofensivas a uma colega de comentários,  denotam partir de uma pessoa que não admite ser contraditada ou mesmo pertubada. Não és mais um jovenzinho a quem se poderia debitar a conta pela inexperiência e impulsividade. 

          Controle-se e não contribua para afastar os leitores deste portal que sempre foi um ambiente para embate de idéias e não troca de ofensas. 

      2. Arre! sempre o recorrente

        Arre! sempre o recorrente Arre!…..

        Essa guria viu Grande Sertão Veredas com a Bruna e o Toni Ramos na Globo e não esquece mais….kkkk

    2. Quanta asneira…
      Teve um tempo que dava gosto vir aqui e ler certos comentários.

      De uns tempos pra cá eu só acompanho a lista de notícias e olhe lá.

      É cada asno e suas cavalices que PQP!

    3. Cara… procure se informar

      Cara… procure se informar melhor… a tese dele fez exatamente o oposto do que vc escreveu. A tese de doutorado, Equilibrium, põe abaixo completamente a teoria econônomica do liberalismo.

  2. E o filme ganhou o Oscar.
     

    E o filme ganhou o Oscar.

      Numa BRILHANTE interpretação de Russel Crowe.

       Magistral mesmo ! ! !

  3.  Esclarece:
    Maioria de

     Esclarece:

    Maioria de pessoas ‘arrasadas’ com morte de matemático John Nash não sabe a tabuada de três para cima

     

    Uma pesquisa feita hoje nas redes sociais com pessoas que postaram suas condolências ao matemático John Nash Jr., morto com a esposa num acidente de carro, revelou que a maioria não sabe a tabuada de três para cima de cabeça. “Isso leva a acreditar que as pessoas nem sabem o que ele fez ou deixou de fazer, nem sabiam que ele existia e só estão dizendo algo porque teve um filme”, diz o estatístico Jonatas Coelho, do Polo de Estudos Gerais Associados do Núcleo de Pesquisas para a América Latina (PEGA-Nupal).

    O fenômeno é comum, como quando um músico morre e muitas pessoas dizem que vão baixar toda sua discografia, completa o pesquisador. Mas, como não é possível baixar 50 anos de trabalhos científicos de alta complexidade e consumi-los em menos de duas décadas de estudo, as pessoas acabam sem ter como entender. “Na pesquisa, apuramos que a maioria das pessoas só consegue fazer contas usando a calculadora e ainda assim passam mais tempo tentando escrever palavras como ‘SEIOS’ e ‘GOZEI’ com o visor de cabeça para baixo”.

     

  4. Supremo da Ironia

    Sobreviveu aos “inimigos” criados por sua mente esquizofrênica e me morre num mero, banal, vulgar, simples acidente de carro … Mais uma sacanagem da vida.

  5. considerações sobre o filme

    O filme não retrata tão fielmente como o livro que o originou. Recomendo a leitura…

    A teoria retratada no filme ajuda a entender melhor como funciona o mundo, se as pessoas ao conhecer melhor o mundo usam isto para o mal é outra discussão…  A situação ilustrada no bar, sobre a conquista da loira, deveria ser de conhecimento de todos. Veja que ela diz que o melhor para o indivíduo nem sempre é obtido sendo egoísta e aplicando a estratégia que aparentemente conduz ao melhor prêmio individual…

    A melhor análise que vi do filme foi feita pelo escrito Afonso Romano de Sant’Anna. Chama-se “Questões de matemágicas” (http://www.leiabrasil.org.br/old/leiaecomente/questoes_matematicas.htm). Depois de ler esta análise, a própria compreensão do filme muda.

     

  6. O cara ganhou o nobel e

    O cara ganhou o nobel e cunhou a teoria dos jogos. Muito mais que inspirar um filme. Era um gênio que infelizmente morreu de uma maneira estúpida. Hollywood foi só um pedaço da vida dele

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador