Montagem que recria desmoronamento volta aos palcos de SP

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

"Abismo", de 07 de outubro a 16 de dezembro, todas as sextas-feiras, no Viga Espaço Cênico, às 21h

Jornal GGN – Nesta sexta-feira, 7 de outubro, o grupo Chá de Atores abre a segunda temporada de “Abismo”, que fica em cartaz até dezembro no Viga Espaço Cênico, em São Paulo. O espetáculo, interpretado por Beto Paixão, Breno Furini, Chris Fabricio e Tiago Melo, convida o público para uma experiência diferente, vagando por um lugar onde acaba de acontecer um desmoronamento. Propondo uma reflexão sobre os diferentes conflitos enfrentados por cada um de nós e levanta o questionamento de “Qual é o seu abismo? ”, as apresentações acontecem as sextas-feiras, a partir das 21h.

“Abismo” começa com um chá servido pelo elenco, que se aproxima do público de forma amena, já que ali esta prestes a surgi o caos. Os espectadores são levados ao palco, passando por espaços que lembram túneis, utilizando lanternas, como se estivessem buscando por vítimas de um desmoronamento. Em cena dois homens, pai e filho, se mostram obrigados a conviver, sem qualquer expectativa, sob o soterramento.

É neste espaço que os personagens levantam questões sobre passado, presente, futuro se deparando com sentimentos como angústia, alegria, frustração, raiva, compaixão e amor. Relembrando os erros e movidos pela vontade de sobreviver, eles levam o público a se questionar como se comportariam em uma situação como esta.

A apresentação, no palco em formato 360°, dá às pessoas a sensação de estarem com os atores dentro do local soterrado se aproximando, ainda mais, da trama vivida ali. A iluminação é basicamente criada por luz negra, com o efeito sob os cenários e figurinos brancos, onde só será possível enxergar as cenas quando o olhar se acostumar e compreender essa necessidade.

“Abismo convida o espectador a experimentar não só as sensações vividas pelos personagens, mas também a se deparar com suas próprias questões, provocando em cada um que se permite viver essa experiência, o encontro impactante com seu próprio abismo”, explicou o diretor Beto Paixão, que assina a dramaturgia.

O coletivo Chá de Atores, criado em 2014, tem parte de seus integrantes com formação no Teatro Escola Macunaíma. O objetivo do grupo, como os próprios integrantes brincam ao fazer referência ao chá, é proporcionar ao público “beber um pouco da ilusão, para engolir a realidade das dificuldades vividas diariamente”.

Sinopse

Amor. Sentimento incondicional de Pai para Filho, de Homem para Mulher. Perda. No vazio dos sufocados, lembrança, culpa e solidão. “Só paramos para pensar o que estamos fazendo com nossas vidas, quando nos deparamos com uma situação de risco”. E é assim, que Pai e Filho, soterrados por um deslizamento de terra, encontram no derradeiro momento, a oportunidade de questionar a relação entre eles, a vida e suas principais dificuldades: o comodismo, o medo, o fracasso, os erros do passado e, talvez, a maior delas: sobreviver.

Ficha técnica

Texto e Direção: Beto Paixão | Elenco: Chris Fabrício, Beto Paixão, Breno Furini, Tiago Melo | Cenógrafo: Chá de Atores | Cenotécnico: Claudecir Tardivo | Sonoplasta: Carol Lopes | Figurinista: Gabriela Sanches

Serviço

“Abismo”, de 07 de outubro a 16 de dezembro

Local: Viga Espaço Cênico

Endereço: R. Capote Valente, 1323 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05409-003

Quando: sextas-feiras, às 21h

Gênero: Drama

Classificação: 14 anos

Duração: 1h10min

Ingressos: R$30 (inteira) R$15 (meia)

Capacidade: 33 lugares

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador