O projeto de revitalização com o grafitti no Bom Retiro

Projeto que usa graffiti para revitalizar o Parque do Gato está na reta final

A iniciativa, que é financiada pelo Programa VAI da prefeitura de São Paulo, prevê também a realização de oficinas para os moradores

O projeto Revivarte, que mudou a cara do Conjunto Residencial Parque do Gato por meio do graffiti, está na reta final mas ainda longe de acabar. Desde 18 de julho, quando começaram os trabalhos, 12 murais de até 15 metros de altura localizados nas laterais dos prédios já foram pintados pelos artistas Fel, Mundano, RMI e Subtu. A produção dos painéis será finalizada no próximo sábado, 17 de agosto, mas o projeto continuará com oficinas de toy art e graffiti para os moradores do conjunto, que fica no bairro do Bom Retiro, em São Paulo.

A ideia é envolver ainda mais a comunidade na revitalização. A oficina de graffiti será feita com adolescentes do Parque do Gato e disponibilizará 20 vagas. Nela, os participantes irão pintar o lado de dentro do muro que separa o conjunto da rua. Em um segundo momento, os artistas irão pintar outras dependências do local e todos que quiserem participar poderão ajudar a pintar o lado de fora do muro, onde estará escrito “Parque do Gato”.

“É uma forma de chamar a atenção para essa comunidade, que sofre com a falta de opções de lazer e cultura e com a precária manutenção das dependências”, explica a produtora cultural Caren Gomes. Os organizadores também farão parcerias para continuar a revitalização do local e conseguir mais lixeiras. Também realizarão um mutirão de limpeza.

A intenção sempre foi levar as ações para outros lugares e, desde que o projeto começou, os organizadores já receberam propostas para realizá-lo em outras comunidades. “Estamos fazendo o projeto aqui, mas existem outros locais que também precisam de mais cores e incentivos aos moradores, principalmente aos jovens”, explica o artista e idealizador do Revivarte, Subtu.

Sobre o Revivarte

Projeto social sem fins lucrativos, que tem sua primeira edição financiada pelo Programa VAI da prefeitura de São Paulo. Visa à revitalização do Conjunto Residencial Parque do Gato por meio da arte e pretende discutir os problemas enfrentados pela comunidade. Para a execução do projeto, foram escolhidas inicialmente 10 laterais de prédios que servissem como telas para os artistas envolvidos, mas o número de painéis acabou sendo ampliado para 15. A iniciativa chamou a atenção da imprensa e foi capa da Folha de São Paulo, o jornal de maior tiragem do país, no dia 08 de agosto.

É possível acompanhar o andamento do projeto no blog projetorevivarte.wordpress.com e na página facebook.com/projetorevivarte.

Sobre os artistas

Os artistas participantes sempre estiveram ligados às causas sociais e abordam isso em seus trabalhos, tendo ministrado oficinas para crianças e adolescentes de comunidades pobres e em locais como o SESC Santo André.

Subtu promoveu no ano passado, em um prédio ocupado da região central de São Paulo, o “Dia das Crianças Solidário”. Foram distribuídos presentes para crianças e adolescentes, além da pintura do local por diversos grafiteiros. Mundano é o idealizador do “Pimp My Carroça”, que teve como principal objetivo valorizar os catadores de material reciclável dando vida nova a suas carroças, com reparos na estrutura, pneus novos e arte dos grafiteiros. O financiamento foi captado de maneira colaborativa pelo site Catarse.

Fel teve duas obras suas selecionadas para a exposição DES-VARIOS, sobre a ocupação dos espaços e se destaca no graffiti em grandes escalas na capital. RMI é membro do coletivo “Goma Oficina”, tendo realizado intervenções urbanas em locais como o CCBB e o prédio da FIESP na Av. Paulista.

Re: Fora de Pauta
Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador