Recuperação do varejo e indústria deve puxar a economia

Jornal GGN – Na última semana, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que os números positivos, entre julho e agosto, da indústria e do varejo apontam para uma recuperação da economia brasileira no segundo semestre.  “A economia está em trajetória de aceleração nesse terceiro semestre, e isso vai continuar no quarto”, afirmou.

Para o ministro, está em curso uma recuperação do crédito no país que estimula esses setores, especialmente depois que o Banco Central liberou o compulsório e reduziu as medidas macroprudenciais.

Depois de se reunir com varejistas, Mantega comentou o crescimento do setor, como o aumento de 2,5% no crescimento de vendas nos supermercados em agosto, a alta de 2,5% na construção civil em setembro, e o crescimento no licenciamento de veículos de 8,7%. “No primeiro semestre, o varejo desacelerou devido aos feriados e a redução dos dias úteis por causa da Copa do Mundo. Agora a tendência é de crescimento”, acredita.

Sobre inflação, o ministro voltou a defender que ela está dentro do limite da meta. Explicou também que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), está acima do centro da meta (4,5%) por causa da seca que pressionou o preço dos alimentos e provocou aumentos na energia elétrica. “Poderíamos estar com um IPCA mais baixo se não fosse isso. Mas a inflação está sob controle. Reduzimos a de alimentos nos últimos meses, embora, com a entressafra, alguns produtos tendam a subir”, justificou.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador