Atividade econômica brasileira recuou em fevereiro

Jornal GGN – A atividade econômica recuou 0,4% no segundo mês do ano já efetuados os devidos ajustes sazonais. A informação é da Serasa Experian, que divulgou nesta quinta-feira (16) seu Indicador de Atividade Econômica (PIB Mensal) de fevereiro/15. 

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda na atividade econômica foi de 1,5%, maior. No acumulado do primeiro bimestre deste ano, a retração econômica foi de 1,0%.
 
De acordo com os economistas da Serasa, o impacto negativo no ritmo de negócios neste primeiro período do ano se deve à aceleração da inflação, o recuo dos níveis de confiança de empresários e consumidores, e à elevação dos impostos e dos juros.
 
Houve retração mensal de 0,8% na atividade industrial e de 0,4% no setor de serviços, já descontados os efeitos sazonais. Já o setor agropecuário avançou 3,4% em fevereiro – a indústria acumulou retração de 7,0% no primeiro bimestre deste ano frente ao mesmo período do ano passado.

 
Todos os seus componentes da demanda agregada também registraram recuos no período – o maior deles de 7,7% observado nas exportações. Os investimentos registraram queda mensal de 2,0%, acumulando variação negativa de 10,1% no primeiro bimestre deste ano. 
 
As importações também retraíram-se em 1,8%. As menores quedas foram registradas pelos consumos, tanto das famílias (-0,2%) quanto do governo (-0,1%).
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador