Comércio exterior na América Latina e Caribe deve ser menor que o PIB da região

Projeção da Cepal é de queda de 0,1% nas exportações e um crescimento de 4,6% nas importações

Jornal GGN – A Cepal (Comissão Econômica para América Latina e o Caribel) divulgou nesta quarta-feira (11) o Panorama da Inserção Internacional da região em 2013 e anunciou que as exportações da América Latina e do Caribe devem crescer 1,5% este ano, acima da expansão de 2012, que ficou em 1,4%. O volume de exportações no período também deve crescer em 3% e uma queda de preços próxima de 1,5%.

A previsão para o valor das importações é de uma expansão de 4,5%. O superávit da região deve alcançar os US$ 8 bilhões – uma queda brusca frente aos US$ 41 bilhões registrados em 2012.

Exclusivamente para o Brasil, a projeção da Cepal é de queda de 0,1% nas exportações e um crescimento de 4,6% nas importações. O desempenho do comércio exterior na região reflete a conjuntura econômica mundial – segundo a própria comissão, o comércio só deve subir ao redor do planeta em torno de 2,5% em volume este ano – o que pode ser menor que o PIB global, pelo segundo ano.

A Cepal também destacou no documento a necessidade de mudanças nos fluxos de comércio no mundo, devido às negociações megarregionais. A ideia delas é criar espaços econômicos integrados de grande alcance, independente da região geográfica onde se localizam. O desafio, no entanto, é aprofundar a integração dessas nações e melhorar a qualidade de sua inserção econômica internacional em recursos naturais, serviços e manufaturas.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador