Ilan Goldfajn é cortejado para o BC da possível Era Temer

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Executivo é o atual economista-chefe do banco Itaú Unibanco

Jornal GGN – O economista carioca Ilan Goldfajn é um dos nomes para assumir o cargo de presidente do Banco Central (cargo que, atualmente, possui status ministerial) durante o mandato de Michel Temer, em substituição a Alexandre Tombini. Embora seu nome já tenha sido cravado na mídia, ainda não existe um posicionamento oficial a respeito.

Goldfajn é o atual economista-chefe e um dos sócios do banco Itaú Unibanco, além de diretor do CDPP – Centro de Debates de Políticas Públicas. Anteriormente, exerceu o cargo de diretor de Política Econômica do Banco Central durante o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, entre 2000 e 2003, durante o mandato de Armínio Fraga. Goldfajn atuou no processo de implementação das metas de inflação.

O talvez futuro presidente do BC também foi também diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa em Economia da Casa das Garças (IEPE-CdG), entre 2006 e 2009, sócio-fundador da Ciano Consultoria (2008 e 2009), sócio-fundador e gestor da Ciano Investimentos (2007-2008) e sócio da Gávea Investimentos (2003-2006), onde foi responsável pelas áreas de pesquisas macroeconômicas e análise de risco.

Em 1999, ingressou no Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), atuando até o final de 2008 como professor do Curso de Mestrado em Finanças Internacionais e em Macroeconomia. Entre 1996 e 1999, trabalhou no Fundo Monetário Internacional (FMI) e, no período de 1995-1996, foi professor assistente na Universidade de Brandeis, em Massachusetts.

Foi membro do Conselho de Administração da Cyrela Commercial Properties de abril de 2007 a abril de 2013, e também atuou como consultor de organizações como o Banco Mundial, o FMI (Fundo Monetário Internacional) e Nações Unidas, além do governo brasileiro e do setor privado. Ilan Goldfajn é economista, com mestrado pela PUC-Rio e doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Agora VAI, hein?? PUC-Rio com
    Agora VAI, hein?? PUC-Rio com as duas patas na Economia, DE NOVO.

    Vou vender até os móveis de casa para comprar títulos do Tesouro. Vai ser a única forma de alguém sem padrinho, como eu, não cair na semipobreza que marcou a “classe média” dos anos FHC.

    Claro, haverá outras opções, mas não são para mim: leniência, extorsão mediante sequestro, etc.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador