Indústria derruba projeção do PIB em 2014, segundo Boletim Focus

 
Jornal GGN – As projeções das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira em 2014 mostrou deterioração pela 10ª semana seguida. Houve piora da expectativa para a indústria, enquanto o cenário para a inflação mostrou alívio discreto.

De acordo com a pesquisa Focus elaborada semanalmente pelo Banco Central, a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) estimada para 2014 agora é de 0,86%, contra 0,90% da semana passada. Os números contrastam negativamente com o crescimento de 2013, que ficou em 2,5%. Sobre 2015, a projeção para o crescimento do PIB no Focus permaneceu em 1,5%, com uma estimativa mais otimista para a indústria, de 1,7%.

Um dos principais pesos sobre a economia, segundo o relatório, é a própria indústria, cuja perspectiva de retração piorou para 1,53%. No mês de junho, por exemplo, a produção industrial brasileira recuou 1,4% – quarto mês seguido de queda e pior resultado desde 2010.

Já as expectativas de inflação vêm perdendo força há três semanas, e os agentes econômicos consultados no boletim projetam a alta do IPCA em 2014 a 6,39% – queda de 0,02 ponto percentual em relação à pesquisa anterior. Com isso, a projeção se afasta do teto da meta do governo, de 4,5% com margem de 2 pontos percentuais para mais ou menos. Em relação ao ano que vem, a perspectiva mediana foi elevada a 6,24%, contra 6,21%. Para os próximos 12 meses, houve ajuste de 0,09 ponto percentual para cima, a 6,03%.

Redação

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Correção de comentários!

      Fazemos correção de comentários, sai baratinho para oposicionistas e direitistas! Revisamos acentuação, concordância e ortografia. Você acaba de ganhar uma amostra grátis: a palavra correta é “decente”, “descente” é algo que está descendo. 

          1. Ivan: eu pensei que o cara

            Ivan: eu pensei que o cara era coxinha do PSTU. Me enganei: é um coxaço do PSDB.

      1. cultura

        Prezado alan vcs esquerdopatas sao tão cultos mas são tão cegos com as práticas políticas do PT!!!!! ERREI ALGUMA COISA? SE ERREI FOI NA  GRAMÁTICA APENAS (me perdoe) pois na certeza da podridão das práticas políticas do seu PT eu não errei.

    2. Esse estão querendo o óbvio.

      Esse estão querendo o óbvio. Que se aumente a taxa de juro para que compense tomar empresstado do BNDES e só investindo um pedaço nos bancos ganhe o que paga tudo

  1. “As projeções das

    “As projeções das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira em 2014 mostrou deterioração pela 10ª semana seguida”:

    Eh farsa ate eu saber quem sao “as instituicoes financeiras” e quanto elas lucraram bruto e liquido no ano passado e nos semestres desse ano.

    EH TUDO MENTIRA, gente.

    1. calma ivan

      Relaxa Ivan todo mundo sabe que o brasil vai crescer por volta de 10% neste ano de 2014 bem acima da china, essa imprensa golpista não cansa de boicotar o governo honestíssimo e competentíssimo da dilma, o PIG adora torçer contra o brasil, eles publicam esses absurdos, tipo que o brasil não vai nem crescer 1%, bando de golpistas. kkkkk VCS SÃO HILÁRIOS!!!!

  2. eles estão…..

    Eles estão no post sobre a sabatina do Aécio(Política), pois em posts de economia eles correm como diabo da cruz. kkkkkk

  3. É a força tarefa…

    do grande capital, sabotando a produção, para promover o caos, e interferir na próxima eleição. Depois do primeiro turno, a indústria volta a crescer, e o país também.

    1. torcedor é no estádio

      Quem sabota a produção caro amigo é seu governo petista com  juros e cambio criminosos!!!! Alem da corrupção endêmica não é mesmo.

  4. Dá pra confiar no Boletim Focus?

    Boletim Focus erra 77% de suas previsões de PIB em meses de julho

    Das 13 previsões, apenas três foram “realistas” e seis foram bem mais baixas que crescimento da economia efetivamente verificado

    O mercado está nervoso. O mercado está calmo. O mercado está em clima de euforia. O mercado não aceitou bem a notícia. O resultado agradou o mercado.

    Frases cotidianas do noticiário econômico que tratam o mercado – o local, territorial ou não, onde as trocas comerciais são feitas – como se fosse, ele próprio, um agente. E não qualquer agente, mas uma deidade que precisa ser agradada e mantida satisfeita o tempo todo, sob pena de os mortais sentirem a sua ira.

    Boletim Focus - xamanismo

    Xamãs do mercado financeiro preparando o Boletim Focus de julho.

    Juram os tementes ao deus-mercado que certos representantes dessa deidade têm poderes de oráculo, que, no caso do Brasil, se revelam todas as segundas-feiras, e que mostra o futuro da economia daquele ano e do ano seguinte, conhecida entre os crentes por “Boletim Focus”.

    Só que essas previsões, apesar do alarde que se faz toda semana em torno delas (na falta de notícia melhor), não são uma verdade divina. De fato, elas tendem a errar quase sempre. Nada menos que 77% das vezes.

    Focus - junho

    A tabela acima traz as previsões do Boletim Focus (a.k.a. o Oráculo), com as estimativas, em %, do crescimento real do PIB apresentadas na Revelação da primeira semana do mês de julho de cada ano, desde 2001, o crescimento efetivamente verificado em cada ano, a diferença e o veredito (o viés). Dizem os infiéis que se trata de uma mediana das previsões dos principais agentes do mercado financeiro (bancos, corretoras etc.).

    Os vieses foram classificados (ex-post) em “otimista” (quando a previsão é maior que o verificado), “pessimista” (quando a previsão é menor que o verificado) e “realista” (quando a diferença entre previsão e realidade é de 0,2 ponto para mais ou para menos). Aqui eu dei uma colher de chá para o deus-mercado: antes a margem de erro que eu tinha definido para uma previsão “realista” era de 0,1 ponto (aí apenas UMA previsão seria considerada “realista”).

    Pois bem, nestes últimos 13 anos, a margem de erro, em pontos percentuais (modulados) foi de nada menos que 0,77 pontos percentuais do PIB. Uma enormidade.

    No período, ouve apenas três (isso mesmo, TRÊS) previsões realistas: a de 2005, 2009 e 2013 (vale dizer que, na última previsão dos anos de 2005 e 2013, no mês de dezembro, o oráculo mudou de ideia e acabou sendo mais pessimista que a realidade se configurou afinal).

    A maioria das previsões teve um viés “pessimista”: nada menos que 6 das 13 realizadas. O número poderia ser maior, se incluíssemos os anos de 2005 e 2013, quando o oráculo errou por -0,16 ponto, mas consideramos essa diferença uma margem dentro de uma previsão “realista” (embora essa porcentagem “ínfima” signifique um erro na ordem de centenas de BILHÕES de reais).

    Apenas 3 das 13 previsões foram “otimistas”. Surpreendentemente, duas dessas vezes em que deus-mercado foi otimista foram anos em que Dilma – considerada pelos crentes uma herege mercantil – estava no poder: 2011 e 2012. No outro ano de seu mandato, 2013, o mercado foi “realista”. A outra ocorrência de otimismo do mercado em julho foi em 2001, ano do racionamento, ainda na gestão FHC. Naquele ano, que se seguiu ao ano do apagão, o otimismo foi o maior da série histórica: o oráculo errou por nada menos que 1,69 ponto percentual.

    Então por que a mídia dá tanto destaque para um boletim que está 77% das vezes fora de focus?

    ***

    Xamanismo em tempos de Copa

    Em tempos de Copa, os oráculos do mercado se acharam no direito de palpitar usando de xamanismo algoritmos sofisticados, modelos estatísticos complexo e matemática aplicada avançada para projetar os cruzamentos das finais da Copa… antes, claro, do início da competição. O autor da profecia foi nada menos que a divindade Goldman Sachs.

    Goldman Sachs na Copa

    O resultado foi pífio. Errou TODOS os confrontos das oitavas de final. E mais: errou 11 das 16 seleções, seja por ter errado a seleção classificada dos respectivos grupos (Espanha, Itália, Rússia…), seja por ter errado o chaveamento (quando a equipe se classificou, mas em posição diferente da prevista pelos bruxos economistas), como Holanda, Colômbia e Bélgica. Noves fora, isso significa uma taxa de erro de 68,8%.

    Não fosse pelas “barbadas” Alemanha, Argentina, Brasil e França, que qualquer analfabeto futebolístico diria que avançariam em primeiro de seus respectivos grupos, o deus Goldman só teria acertado 1 palpite: o de que o Uruguai passaria em 2º de seu grupo. Dos grupos “difíceis”, erraram todos. Os deuses já fizeram mais milagres.

    Goldman Sachs na Copa 3

    Aí, claro, olhando para as semi-finais, os mais fervorosos dirão que o deus Goldman acertou 3 dos 4 finalistas. Mas, calma. As semi-finais eram a parte mais fácil de prever, sem a necessidade de pirotecnias, dado que Alemanha, Argentina e Brasil eram favoritos em seus grupos e eram os três favoritos de toda a Copa… ao lado da Espanha. Assim, a semi-final prevista de modo acertado foi as mais óbvia. O milagre seria prever as oitavas.

    Por que ainda ouvimos o que esses oráculos meia-boca têm a dizer?

    About these ads

     

    http://novascartaspersas.wordpress.com/2014/07/07/boletim-focus-erra-77-de-suas-previsoes-de-pib-em-meses-de-julho/

  5. É impressionante como o Governo Federal

    apanha 24 horas todos os dias do PIG e não reage, Se a Dilma perder essas eleições a culpa vai ser toda dela , do Lula e do PT por nunca reagirem contra o PIG e os canalhas da agiotagem financeira.

    1. agiotagem?

      Cara vc quer que o governo do PT reaja  contra a agiotagem? rsrs Mas se é o seu PT que ofereçe todas as condições mais favoráveis possíveis para a agiotagem deitar e rolar!!!  Tenha uma grandeza de espírito e pesquise na net em quais anos os bancos quebraram recordes e mais recordes de lucros espoliando a população brasileira iludidada a se endividar mais e mais pelo seu amado lula. To mentindo? Quem é canalha nessa história?

  6. Caro Nassif e demais
    Faz

    Caro Nassif e demais

    Faz parte dos megacartéis, mesmo que derrube a produção, afinal é o capital especulativo que está em jogo.

    As grandes indústrias, e aquelas menores, mas que tem retorno no capital financeiros, se planejam com isso e com Aécio.

    Mas nada mais do que o capital especulativo, em seus vários ramos, querem o Brasil.

    O projeto Aécio vai nessa direção.

    Essa é outras das lutas do PT.

    Saudações

     

    1. Os desvios entre as previsões

      Os desvios entre as previsões e a realidade são enormes.

      O mais engraçado é que ninguém percebe que essas previsões vem errando  há dez meses.

      No 1º mês fizeram uma previsão errada. Tanto que tiveram que corrigí-la no 2º mês. Aí erraram de novo. No 3º mês fizeram uma nova correção e erraram novamente. E assim chegaram ao 10º mês: errando num mês e no seguinte também.

      Vão ser incompetentes assim lá na equipe econômica do PSDB..

      1. rsrs eles erram mesmo!!!

        Jorge eles erram mesmo!!!!! kkkk Mas o problema é que sempre as previsões estão chegando cada vez com numeros piores(falta acento no U lenita rsrs) , pela imcomPTençia, covardia e cinismo do seu governo petista!!!! Relaxe que as previsões vão continuar sendo erradas, pois os analistas econômicos ainda não enxergaram como seu governo é incompetente(ELES SUBESTIMARAM O AMADORISMO, IMPROVISAMENTO, A FALTA DE UM PLANO CORAJOSO DE DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO DO SEU ADORADO GOVERNO), a economia vai piorar ainda mais, mes apos mes, aguarde. rsrs

        A mentira tem perna curta meu amigo, o teatro deste governo petista está se exaurindo.

        1. IMPROVISAMENTO É DEMAIS

          Pode ser que falte acento no u ( rsrsrsrsrsrsrsrs), mas IMPROVISAMENTO é demais.

          Sei que já foi usado por desembargadores, como um neologismo, no sentido de não prover um recurso. Mas neste sentido o Aurélio deve ficar um bocado biruta.

        2. Meu caro: se você é

          Meu caro: se você é trabalhador, deve ser daqueles que adoram sofrer. Arranja um psiquiatra.

          Quer dizer que o meu governo é ruim ?

          Renda do trabalhador crescendo. Taxa de desemprego baixíssima. Distribuição de renda. Inflação sob controle.

          Foi o único país que, vivendo a crise desde 2008, criou 11 milhões de postos de trabalho.

          Milhões de pessoas saindo da pobreza.

          Basta isso para que eu continue votando no governo do PT.. Mas, o governo do PT fez muito e muito mais e você sabe disso.

          Você não pode ser tão idiota a ponto de ignorar isto.

          Neste caso, você deve ser um filhinho de papai rico, quem sabe exerça a profissão de herdeiro, um Aécio Neves da vida,

          Então, a tua má fé às vezes valha a pena, no curto prazo..

          Quem sabe você está comprado na Bolsa e vá ganhar um bom dinheiro com uma súbita valorização, decorrente de uma perspectiva de derrota do PT ?

          Ou quem sabe você é empresário e quer se apropriar da mais -valia de teus empregados, com o aumento do desemprego e a consequente diminuição do salário do trabalhador ?

          Quem sabe, você é um empreiteiro, que quer desviar os recursos do Bolsa Família para realizar obras de infraestrutura superfaturadas ? 

          Então, você não precisa de psiquiatra. Você é muito esperto. Parabéns: você vai vencer na vida.

           

           

          1. Eu empreiteiro ?????

            Caro jorge vc erra demais em suas elucubrações, eu empreiteiro superfaturando obras do bolsa familia? So se eu fosse muito burro se tivesse roubando em conluio com os políticos do PT nas obras deste governo mentiroso eu iria meter o pau nesse governo não é mesmo meu amigo, se eu fosse esse empresário corrupto acobertado pelo PT eu iria elogiar seu partido dia e noite e rezar pela saúde do santo lula toda noite antes de dormir. rsrs

          2. Cara; para de falar

            Cara; para de falar asneira.

            Tá na hora do filhinho de papai ir p’ra cama, se não a mamãe faz beicinho.

  7. os ventríloquos do mercado

    os ventríloquos do mercado dizem  e sentem o que quiserem, pois hisotoricmente preveem equivoccadamente.

    o focus representa o mercado e  o mercado já é contra este governo há 12 anos, embora como foi dito não deixe de ganhar tb.

    e assim vão desviando do essencial que é o pleno mprego e os sucessivos aumentos do rendimento que propiciam  tb uma  sucessiva ampliação do mercado interno.

    essa turma quer só a financeirização da economia, viver de renda, sem aumento do crédito para a produção,preferem o suicídio de uma sociedade improdutiva, a da financeirização que lhes beneficia. .

     

  8. Antes os canalhas de plantão

    falavam para os quatro cantos do mundo que não ia ter copa. Quebraram a cara. Agora toda semana os mesmo canalhas dizem que  a economia está despencando. Esses canalhas deveriam investir na Europa e/ou nos EUA, por exemplo, pois lá a economia está uma maravilha. Mesmo se a Dilma ganhar, os canalhas de plantão irão sempre tentar um golpe. Eu só espero que a Dilma (se reeleita) não vá mais fazer omelete na maria brega e sim batalhe por uma lei das comunicações. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador