Crash real na economia ainda está por vir, diz Peter Schiff


Foto: Leonhard Foeger / Reuters

Enviado por Adir Tavares

“O preço do ouro explodirá e o dólar será liquidado”, alerta economista Peter Schiff

Do RT News

Traduzido por Resistir.info

Peter Schiff foi dos poucos economistas que previu corretamente a crise financeira em 2008. Dez anos depois, ele vê outra crise emergir: uma que pode levar ao crash o mercado de ações e liquidar o dólar americano. 

“Prevejo mais do que o mercado de ações afundar outra vez. Prevejo uma crise financeira e, ainda mais importante, o que o governo faria em consequência da crise financeira e o que seriam as consequências disso devido ao caminho em que estamos. O crash real que mencionei no meu livro mais recente ainda está por vir”, disse Schiff em artigo publicado pelo USAWatchdog.com, de Greg Hunter, e citado pelo ZeroHedge.

 

Segundo Schiff, o Fed dos EUA [Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos] inflou uma bolha gigantesca, que é impossível estourar, mas se isso ocorresse, as consequências seriam muito penosas para a economia e muito maiores do que o colapso de 2008. 

“Penso que esta bolha é muito grande para estourar. Penso que é a mãe de todas as bolhas e quando explodir, não há nada que o Fed possa fazer para inchar [ainda mais] a fim de mascarar estes problemas, o que significa que não podemos mais chutar a lata rua abaixo. Desta vez, a crise está em vias de atingir todo o mercado”, disse ele, comparando os US$ 20 milhões de milhões (trillion) da dívida dos EUA com um camelo carregado com fardos de palha. 

“Quantos fardos você pode colocar nas costas de um camelo? Você não sabe até o momento em que coloca o fardo final, que é excessivo, e você quebra suas costas. Assim, estaremos nós ir com uma dívida de US$ 25 milhões de milhões. Talvez, em algum momento vamos quebrar as costas do camelo com toda esta dívida. Então descobriremos quanta dívida podemos acumular e isso não vai ser bonito”, disse Schiff. 

“Toda o mundo está em vias de perder, de ser varrido pelo o que tem sido a festa no mercado de ações, no mercado de títulos e no mercado imobiliário. O dólar está em vias de afundar e o poder de compra em vias de ir para o lixo.”.

Schiff disse que o atual sistema financeiro também fracassaria na redução artificial dos preços de metais preciosos. 

“Se continuarem fazendo isso, a redução artificial do preço dos metais preciosos cessará. Iremos saber somente no momento em que chegarmos a isso. A dúvida é: por quanto tempo mais eles podem conter o preço do ouro? Saberemos quando chegarmos lá. Em algum momento, o preço vai explodir porque há compra física real e todos os papéis vendidos não podem camuflar”, disse o gestor monetário. 

De acordo com Schiff, o ouro é a alternativa real à moeda fiduciária (fiat money) e as pessoas iriam começar a duvidar se podem realmente confiar em bancos centrais. 

“As pessoas não confiam em divisas fiduciárias… Cada vez mais pessoas estão à procura de alternativas e a alternativa real é o ouro. Quando elas o abraçarem, vai esmagar a capacidade dos bancos centrais para conter o preço”, afirmou.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora