A racionalidade isolada de Sarney na discussão do Plano Nacional de Educação

Assisti parte da sessão do Congresso de ontem discutindo o Plano Nacional de Educação (PNE), o documento que norteará a educação brasileira pelos próximos dez anos.
 
Valeu pela intervenção do senador José Sarney, o único a olhar para frente com perspectiva de futuro. O senador eleito pela educação, Cristovam Buarque, limitou-se a dizer que em vez de plano decenal, deveria ser plano para 20 anos. E porque não para 30, 40, 50 anos? E para que chutar a gol se a plateia gosta de embaixadas retóricas no meio campo?
 
O discurso de Sarney foi na seguinte direção
  1. O PNE limitou-se a ser uma colcha de retalhos de um conjunto de metas e de frases de boa intenção.
  2. Preocupa-se em definir fontes de receita mas nada diz sobre o aprimoramento dos gasto
  3. Limita-se a repetir, com atraso, a trajetória que outros países seguiram décadas atrás, sem apresentar nada de novo
Um dos grandes desafios das nações emergentes é o de, valendo-se dos novos tempos e das novas tecnologias, cortar caminho, correr em busca do tempo perdido
 
A educação é uma das áreas que mais contribuição têm recebido das inovações tecnológicas. Educação à distância, novos métodos pedagógicos, inclusive valendo-se da pedagogia dos games, uso de tablets, há um universo estrondoso para ser explorado
 
Lembro de artigo que publiquei tempos atrás, de um trabalho de 1974, de Wanderley Guilherme dos Santos, apontando o universo de possibilidades aberto pela informática.
 
Nada disso foi contemplado nas 20 metas do PNE. Sarney conseguiu emplacar a 21a., uma genérica “busca da inovação”.
 
Todas as 20 metas deveriam ter por linha de aprimoramento a busca incessante da inovação, em vez de metas retóricas de reduzir a idade máxima para a alfabetização.
Luis Nassif

30 Comentários

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  1. De fato, lendo observa-se o

    De fato, lendo observa-se o olhar atento do Sen. Sarney. Tecnologia, inovação. Correto, coroa com êxito o que o Governo Federal está fazendo em ampliar a cobertura da Internet e incentivos a industria tecnologica, inclusão digital e conhecimentos. Uma pena o “homem” da Educação Cristovam Buarque contribuir com uma sigela e insignificante parcela. 

  2. Vai então ficar mais fácil

    Se é assim podemos acreditar que será então masi fácil para a iniciativa privada buscar este nicho de mercado para alavancar e diversificar seus lucros.

    Vai bastar ula louzinha digital, um laboratóriozinho de ciências e alguns ar-condicionados para montar uma bem sucedida instituição de ensino. Pois, educação rima com lucro.

    Já no caso do ensino público, com uma concorrência desse nível, vai ser também fácil fazer mais do mesmo.

    Graças a Deus que daqui até 2024, se sobrevivermos, poderemos pelo menos “ter o respeito a diversidade de “””gêneros””” (o que é isso mesmo!?!)”. A luta continua!!!

  3. Não sou da área, mas na minha

    Não sou da área, mas na minha opinião as principais medidas seriam:

    1) Melhoria da condição dos professores incluindo salários, capacitação, treinamento. Poderia se fazer um plano de uns 10 anos, de garantia de aumentos reais, acima de TODAS as outras áreas do funcionalismo público. Assim a carreira ficaria mais atraente.

    2) Melhoria da infra-estrutura da escola, dos prédios, das carteiras, das condições de higiene.

    Para que tudo fosse viabilizado, teria que haver um comando central e também aumento de recursos, por isso defendo a federalização da educação básica.

  4. Esperar algo de bom do

    Esperar algo de bom do Imperador do Maranhão, acho impossível. Já o Sen. Cristovam Buarque é o típico “político do bem” brasileiro: aparentemente não participa das mutretas, mas também não faz nada de efetivo para combatê-las. Resumindo: com esses políticos que temos hoje, não vejo NENHUMA possibilidade do país melhorar nem em educação, nem saúde, nem segurança,etc… Fora que temos uma quantidade INSANA desses vagabundos caríssimos tanto a nivel federal, como estadual e municipal. Reduzí-los a menos da metade já seria um ÓTIMO começo para o Brasil.

  5. O Múcio

    Cristovam Buarque é o Múcio, ou o “Maria vai com as outras”. Sem originalidade, sem discurso, sem idéias está sempre a concordar com os outros. É enfadonho, previsível. Para dizer a verdade o sujeito é chato e inseguro como o Múcio. 

     

  6. Não sei o motivo que origina

    Não sei o motivo que origina a implicância que o Nassif tem com o Cristóvam Buarque. Particularmente, penso que nunca foi suficientemente discutido (inclusive em editorial) sua proposta que é a melhor que temos no momento: federalizar a educação básica. O fato dos alunos de Institutos Federais muitas vezes terem desempenho melhor do que os da rede privada é uma mostra de como a União tem dinheiro para gerir e implementar educação de qualidade.

    Realmente o ambiente ideal é que a educação básica esteja nas mãos de Estados e Municípios. Mas temos um federalismo à la EUA, em que a repartição das competências tributárias é real e os Estados são munidos de $$$$?

    Aqui, fora a União e alguns Estados/Prefeituras ricos, a maioria vive de pires na mão, que o diga montar uma educação de qualidade..sem contar que, quando o Fundeb distribui dinheiro, dividindo-se por 26 Estados + DF e trocentos mil Municípios, quanto sobra para cada um?

    Mesmo quando vemos educação básica em Estados ricos, como SP e RJ, como ter esperança que o quadro mude diante de políticos locais incompetentes e que possuem total desprezo pela matéria? O último resultado do PISA (em que ficamos entre os 10 últimos, entre 65 contendores) é uma mostra de como a melhora da educação anda a passos de tartaruga.

    Como eu acho improvável que o Congresso decida promover uma completa alteração do quadro de arrecadação, dando maior poder financeiro a Estados e Municípios, a solução é federalizar mesmo, passar para a União que basicamente tem o grosso da grana.

    Outra proposta do Cristóvam: deslocar ensino superior para o Ministério de Ciência e Tecnologia e o MEC só tratar de educação básica. Não sei se a melhor proposta é deslocar universidades pro MCT, mas se temos um Ministério que só cuida da pesca, e outro da micro e pequena empresa, qual a razão de não ter um que cuide EXCLUSIVAMENTE da educação básica? Educação básica é mais importante, para nosso desenvolvimento nacional, do que toda e qualquer medida que a Fazenda ou Banco Central venha a tomar.

    Então, em que pese Sarney ter acertado uma ou outra ponderação, ele não pensa educação de modo sistemático (que o diga os índices educacionais no seu feudo). Falar de tecnologia é fácil, quero ver ele transformar a educação básica no Maranhão em coisa de Primeiro Mundo. Não conseguiria nem que quisesse, já que falta $$$$$$, e é uma conversa fiada esta história que gestão faz milagres.

    1. Federalizar?
      O fato de que as escolas federais tenham melhor desempenho hoje não significa necessariamente que um sistema gigante com dezenas de milhares de escolas em mais de 5 mil municípios teria desempenho equivalente. Muita calma nesta hora …

      1. Não se trata apenas de rendimento

        Não se trata apenas de rendimento… Acontece que numa educação estadual ou municipal o que prevalece são as conveniências políticas. Por exemplo, o secretário de educação de Manaus é um engenheiro que não tem a mínima sensibilidade com os profissionais da educação, mas, em função de um projeto político, o prefeito o nomeou para essa secretaria… Simples assim!

    2. Vc realmente acha q o dinheiro q basta p/ 100 basta p/ milhoes?

      Federalizar, nesse sentido, só faria acabar com as poucas escolas públicas de qualidade… Parece que bebe. 

      (Diga-se de passagem, nao acredito na federalizaçao, mas tb nao estou argumentando contra ela, precisaria de pensar mais a respeito antes; estou apenas dizendo que o argumento usado é absurdo). 

  7. não há, como nunca houve vontade política

    , que se houvesse, teria de ser revolucionária.

    como não há nem interesse por uma reforma na estrutura e funcionamento do ensino, nada, absolutamente nada irá mudar nos próximos dez anos.

    e sigamos.

    agora, acusar o cristóvão buarque é o truque de sempre, utilizado pelo governismo ou por qualquer grupo em poder, de desviar o foco da questão.

    só não entendo o porquê de tocar em uma parte da questão (o uso das novas tecnologias) e ao mesmo tempo desviar o foco nas outras, como foi por exemplo muito bem apontado pelo comentário do Taguti, logo acima: a vergonhosa omissão do governo petista, em dez anos no poder, na discussão da federalização do ensino. 

    talvez seja um recurso retórico para ‘parecer’ crítico. 

    e os tópicos sobre educação seguem com a mesma tônica de servirem para governistas esculhambarem quem eles não gostam, em comentários vazios, irrelevantes, desnecessários e cronicamente alienados e alienantes. 

  8. É uma comédia

    Pelo amor de Deus, quem é Sarney… gostaria muito que viessem ao Maranhão e verificasse o caos que é a educação. Crianças de creches comendo farinha com café, adolescentes de ensino médio sem aula por 3, 4 meses… e ainda quer dá sua opinião sobre educação… me poupem dessa tragédia grega.

  9. Tenho certeza de que você está esclerosando.

    Nassif. Há tempos tenho acompanhado suas opiniões e posso garantir que, ou você está ganhando para escrever essas tolices, ou não está certo da cabeça. Incrível o que alguém faz por dinheiro. Vai se tratar.

    Abs

    Reinaldo Bayer

    1. tenho certeza que voce esta esclerosado

      Parabens Nassif,enquanto  o cartel midiatico  discute o que interessa aos negocios do cartel,penteado e salarios de atletas,mensalao,a educaçao é relegada a segundo plano,Estamos acostumados com a alienaçao e idiotizaçao do nosso povo,nas reunioes com pais de alunos em escolas comparece a turma para “ganhar medalhas.”Dou um doce” para quem souber que o congresso esta discutindo planos para a educaçao.Receitas para mensalao qualquer idiota tem na ponta da lingua.Ha 26 anos ajudamos organizar uma minicopa do mundo na unidade florestal  da Universidade Federal de Viçosa.Internamos pais e atletas de equipes de futebol mirim de 8 aos 13 anos,para dar sustentaçao ao mestrado do Prof, Timao.Estavamos impressionados com o inicio precoce dos atletas mirins empurrados pela midia e deslumbramento dos pais que forçavam as crianças a se tornar novos pelés.A faculdade toda participou.Do minimo detalhe da confecçao de uma chuteira feita  para marmanjo “servir” para uma criança ate os tamanhos de bola ,trave,campo foram discutidos,testados em laboratorio.O corpo medico aconpanhou o nivel de estreses.Durante quase 30 dias tudo foi experimentado,discutido.No final distribuimos perguntas aos particpantes,pais ,mães,profissionai,atletas.Uma mãe de atleta,psicologa,dona de uma clinica respondeu aos questionarios e ao avaliar a Coresbol(nome do evento)respondeu algo idiota como o comentario do Sr Reynaldo Bayer:A nossa psicologa respondeu que o papel higiênico dos alojamentos dos convidados e atletas era de pessima qualidade.Esse alojamento fica na cidade de Florestal onde a Universidade Federal de Viçosa tem um  uma unidade magnifica.Com o dinheiro do pre sal o Brasil vai confeccionar cadernos com capa de couro e letras de ouro e nenhum conteúdo,fico apavorado em saber que o maior grupo privado da educaçao do Brasil é o grupo Abril que edita a VEJA,arevista mais odiada.Tenho medo da osmose.

    2. Reynaldo “Troll” Bayer.

      O Nassif não precisa ser defendido, muito menos por mim. Mas esse Reinaldo Bayer, que usou de sobrenome a marca de umas pastilhas pra tosse, tem toda a cara, estilo e “sobriedade” de outro Reinaldo, o Azevedo. Aposto 1/2 quilo de uva sem semente que se trata da mesma pessoa. Ou então, é um gêmeo ideológico. Nassif, cuidado com os trolls, eles lhe farão mal como presunto guardado fora da geladeira por três dias no verão carioca.

  10. Esse é um dos pontos fortes

    Esse é um dos pontos fortes do dono do blog, o nosso imprencendível Nassif. O “ad hominem” passa longe.

    PS: Claro que com algumas exceções, certas implâncias. O Mantega que o diga 

  11. Esse Cristovam a cada dia

    Esse Cristovam a cada dia despinguela. Ao contrário dos bons vinhos e bons homens, a velhice está lhe fazendo mal. Já passou a hora do eleitor aposentá-lo.

  12. Sarney,foi eleito por onde e

    Sarney,foi eleito por onde e por quem? É possível que  alguma contribuição, nessa altura da vida,passe ao largo

    de ambições  pessoais ou mesmo de platitudes parlamentares.Quanto a Cristóvão  Buarque suas intervenções

     estão aquém e abaixo de um especialista em educação,como tenta parecer e se fazer acreditar.

  13. Cristovam Buarque foi o maior

    Cristovam Buarque foi o maior engodo e o maior desastre no Minsiterio da Educação. Perdeu-se muito tempo com esse rapaz … Quem é do ramo, sabe.  Quanto ao PNE (2011-2020), é tão  desnecessario  que ja avançamos dois anos decada a dentro,  e ninguem sentiu falta dele. Não faz a minima diferença. Não é por falta de “plano nacional” que não avança … É por falta de que? Ai vai uma longa conversa …

  14. política de Estado para a educação

    A afirmativa que acho realmente valiosa no discurso do Sarney é a necessidade de mirar um horizonte mais longínquo. Seria ainda mais valiosa se apontasse que o Brasil precisa formular um projeto educacional que se afirme como programa de Estado, não de governo. Nos anos 1960, o governo militar iniciou um projeto para a nossa ciência que foi encampado pelos governos democráticos com pequenas variações de ênfase, mas sem interrupção. Na reforma universitária de 1968, que era de fato ansiada pelos docentes progressistas, acabou-se com a cátedra, organizou-se a universidade pública em departamentos e criou-se o regime de tempo integral. Iniciou-se ao mesmo tempo um programa de formação pós-graduada, inicialmente principalmente pelo envio de bolsistas ao exterior, e cursos formais de pós-graduação começaram a ser criados no país. Em menos de meio século essa política, e mais os procedimentos de avaliação feitos pela Capes e pelo CNPq, geraram um salto gigantesco na dimensão da nossa ciência. Partimos de cerca de 200 pessoas com o grau de doutor para atualmente quase 200 mil. Um crescimento por um fator de mil! Se tivesse havido um programa equivalente para a educação em todos os níveis, estaríamos hoje no mesmo nível educacional da Coreia, que partiu naquela época de um patamar inferior ao brasileiro. Com políticas semelhante de fomento à tecnologia e à inovação, talvez hoje fôssemos uma Coreia com 200 milhões de habitantes.

    Como políticas de Estado só podem ser formuladas e postas em prática sob o comando do governo federal, não acho descabida a proposta do Cristovam, que na verdade já a apresentou há alguns anos. A execução da política poderia continuar sendo dos estados e municípios, mas o governo federal teria que liderar o proceso e avaliar os resultados, além de ajudar a financiá-lo. É também urgente rever os nossos métodos pedagógicos, que hoje são mais ideologia do que ciência. Basta apontar as 13 disciplinas obrigatórias no ensino médio, faculdades de educação que dão ênfase excessiva à pedagogia e quase nenhuma ao conteúdo que os futuros professores irão ensinar. É forçoso também reconhecer que educação de qualidade custa caro, pelo menos em um país capitalista. Sem bons salários para o professor, nada feito.

     

  15. Desde que o PT assumiu o

    Desde que o PT assumiu o governo federal, parece que tudo tem que ser feito via federal. Bom, partindo desse princípio, para que governadores, deputados estaduais e vereadores? Para mim, tanto sarney como cristóvão buarque, são dois leroleros, sendo que o primeiro faz o lero por ter dinheiro, o outro, por ser oportunista. . Se pensarmos bem, o senado deveria ser extinto e só a câmara dos deputados ser nossa casa representativa. Quais os projetos dos senadores, por exemplo, álvaro dias, pedro simon, garibaldi alves, jarbas vasconcellos, josé agripino, renan calheiros, aécio neves, zeze perella e outros, nesses últimos cinco anos? Quando me refiro a projeto, me refiro a PROJETÃO para o bem do país e não à projetinhos para a própria carreira política. O senado é o reino da fisiologia política ( com raros senadores não a utilizando).

  16. Não é por nada não

    mas o maranhão é a demonstração da capacidade dos sarneys para a educação. é só mais um discurso vazio, mas pode até arrumar outra cadeira de imortal se encadernar.

  17. Pílulas de aumento de inteligência

    Fornecimento de ativadores químicos para aumentar a inteligência.

    Faz parte do presente, mas por aqui, nada.

  18. PNE

    A discussão do PNE no Senado me surpreendeu bastante, principalmente com o discurso do Senador Cristovam Buarque, fraco e sem coerência. Espero que na próxima terça-feira possamos ver um Senado mais atuante. Moro no Acre é longe pra caramba, lá na  ponta, quando penso em Senado, imagino um grupo de políticos com devido conhecimento e que estão lá defendendo interesses de uma nação gigantesca, mas sem esquecer a nossa CF.

    Alias, onde anda a Constituição no seu Art. 208, será que veremos essa história ser influenciada por meia dúzia de políticos com puro interesse próprio, o direito a escolarização deve ser inalienável e não substitutivo como querem alguns Senadores, acho muito louvável o trabalho que as APAES desenvolvem, mas esta longe se ser escolarização. Senadores sigam o exemplo da Ministra Carmem Lúcia que diz ser escrava da Constituição. Sou a favor da Meta 4

    Meta 4: universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos, com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica, assegurando-lhes o atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, nos termos do artigo 208, inciso III, da Constituição Federal, e do artigo 24 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada por meio do Decreto Legislativo nº 186, de 9 de julho de 2008, com status de emenda constitucional, e promulgada pelo Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009.

  19. Sarney e o IDH do Maranhão

        

               Do senador Sarney é preciso ver: é um no discurso e outra na prática.

               No Maranhão a educação é claudicante. O IDH é dos mais baixos, se não for o pior, do Brasil.

               Ele se auto-proclama o maior ´dfensor da raça negra´, http://www.dignow.org/post/lobato-e-twain-coluna-do-sarney-188042-64421.html – e embora o Maranhão contemple cerca de 50% de terras quilombolas já reconhecidas pela Fundação Palmares – mais de 1.100 terras de remanescentes de quilombos – é o estado onde o INCRA não consegue outorgar os títulos – direito legitimo reconhecido no art. 68 – ADTC de 1988 – diante da oposição política da elite fundiária maranhense que tem na família de Sarney a expressão máxima de poder local.

               Na área de educação merece destaque para a grande obra comandada por Sarney tem sido a segregação de direitos raciais (cotas raciais) – na condição de autor do primeiro projeto de cotas raciais de 1997 – na condição de Presidente do Senado – em aliança com o PT – comandou a aprovação da mais reacionária política pública da história do Brasil.  Comandou a aprovação do projeto de sua pupila – Deputada Nice Lobão/Dem-PFL – PLC 180/2006, que se transformou na ´lei de cotas raciais´  e implantou as cotas raciais – cotas de humilhação – para os afro-brasileiros.

               Enfim, se depender da prática do Senador Sarney, a educação no Brasil jamais será a que merecemos.

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