“Caminhando com Tim Tim” e a importância de proporcionar liberdade para as crianças

Por Danilo Mekari, do Portal Aprendiz

Todos os dias, o menino Valentim caminha até a casa da avó. O olhar vivo, o passo firme e o enorme carisma perante os outros moradores de Porto Alegre fazem com que o garoto de apenas um ano e cinco meses pareça um ilustre e antigo conhecido da região.

O trajeto, de apenas duas quadras, foi registrado em vídeo pelos pais da criança e alcançou sucesso ao mostrar Valentim conquistando seu espaço no mundo, sem medo de explorar a cidade em que vive, sem receio de cumprimentar as pessoas e distribuir sorrisos que alegram – mesmo que por pouco tempo – o dia daqueles que o recebem.

A filmagem, assistida por mais de 450 mil pessoas nas redes sociais, começa com a criança saindo à rua. “Para mim calçada, ferragem, mercadinho e chegou. Para Valentim, pedrinhas, árvores, pedras soltas que toda vez tira e coloca, a buscar encaixe, duas ruas atravessadas, poças d’água, pisoteia, alegra, refresca”, narra a mãe, Genifer Gerhardt, palhaça e bonequeira.

Em conversa com o Portal Aprendiz, a mãe de Valentim contou que a gravidez a fez confrontar-se com os seus medos, ansiedades e alegrias, e escrever sobre a maternidade passou a ser um meio de diálogo com o mundo. Um desses textos, Caminhando com Tim Tim, acabou inspirando o vídeo. “Escrevi das belezas que via em seus passos, seus encontros, sua leveza em interagir com as pessoas, com os detalhes e o caminhar”, revela Genifer.

https://www.youtube.com/watch?v=1dYukOrq5RI align:center

Na sequência do vídeo, Valentim apresenta os seus quatro amigos – “estabelecidos por ele desde o início”. Conversa com seu João, flanelinha e morador de rua (quando ele está dormindo, Tim Tim passa “sussurrando, respeitando o sono do amigo”). Encontra com Jorge, manobrista do restaurante da esquina, faz carinho no gato do homem do mercadinho e desvia a rota para “conversar um pouco” com os três senhores do almoxarifado do hospital.

“Barriga da mãe, casa, cidade, estado, país e mundo. A morada dos indivíduos é aquilo que eles estabelecem dentro dos seus limites”, acredita o pai de Valentim, Tiago Expinho, que filmou e editou as cenas. “Estilhaçando a própria ideia de limite, a criança pode entender não só a cidade, mas este mesmo mundo como seu lugar de pertencimento – logo, seu lugar de zelo, descoberta, provação e provocação.”

Genifer e Valentim: abraço, amamentação, carinho e “Caminhando com Tim Tim” ao fundo.

Os pais de Valentim acreditam na potência existente no diálogo entre o indivíduo e a cidade. “O homem de terno apressado. O outro, deitado no chão. O outro homem que ainda é só uma criança, curioso e transformando cada árvore, semáforo, edifício em uma história só dele”, observa Expinho. “Este conflito entre existir e impregnar-se pelo que existe ao seu redor é um processo educativo e transformador para quem participa dele. Seja a cidade um agente ou uma concretude estática e estética.”

e acordo com Genifer, a gravação do vídeo foi despretensiosa, o que tornou ainda mais surpreendente a sua grande repercussão. “Talvez tenha tocado tanta gente porque é simples e representa aquilo que deixamos para amanhã. Fala do parar e respirar, do ver sem pressa, do respeitar. Do amar sem preconceitos nem barreiras”, observa.

Valentim é valente e exemplo vivo de que, muitas vezes, o pouco tempo de vida não significa baixo conhecimento e sabedoria. As crianças têm muito a ensinar para jovens, adultos e idosos – e, quanto mais delas caminhando com liberdade, aproveitando os espaços públicos e interagindo com seus concidadãos, definitivamente a cidade será melhor.

Genifer concorda. “A gente é feito de instantes, detalhes, simplicidades e olás. Espero que tenhamos sempre os olhos e ouvidos atentos e cuidadosos para o que nos ensinam as crianças ao viver em campo de liberdade.”

A mãe de Valentim finaliza o vídeo refletindo sobre o aprendizado que a sua criança lhe transmite: “Valentim tem me ensinado sobre os caminhos, caminhares e destinos; que o chegar não é mais valioso que a andança; que o encontro é valioso e necessário.”

 

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caminhando com Tim tim

    Me veio a lembrança o filosofo Diogenes que dizem que vivia dentro de uma barrica com sua laterna para procurar um homem integral. A vida é feita de miudezas,minucias,jeitos de gente. Recomendo http://www.napracinha.com.br para quem gosta de filhoterapia.

  2. É bonito!

    Ver uma mãe atenta é muito legal! Eu gosto.

    E é claro que o pai também está atento, e aí é mais legal ainda.

    Parabéns ao grupo familiar, e longas caminhadas por toda a vida ao poderoso Tim Tim.

  3. As crianças como aprendizes e mestres

    Gostei muito deste post pois além de antropóloga que já estudou as crianças como uma categoria social que não só aprende, mas também produz conhecimentos, sou mãe do pequeno Pedro de 3 anos que assim como Valentim, conversa com todos, descobre, faz perguntas e muda a atmosfera de todos os lugares por onde passa. E isso é sem dúvida transformador para os pais. As crianças nos fazem reviver nossas primeiras vezes, e este é um processo muito bonito. Parabéns pela sensibilidade do vídeo!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador