Professor da UnB é ameaçado por curso sobre o Golpe

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto UOL
 
Jornal GGN – Momentos delicados para uma frágil democracia. Se é que se pode chamar assim. O professor Luis Felipe Miguel, da Universidade de Brasília, e articulista no GGN, montou disciplina em que abordará o Golpe de 2016 e a própria democracia no país. A disciplina é intitulada ‘O Golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil’. Uma temática que pode e deve ser tratada pela Universidade, tendo em vista sua função e seu compromisso com a sociedade e a própria democracia.
 
O curso ganhou uma proporção nacional indecente quando um jornal de Curitiba, famoso por criar celeuma em torno de pautas de direita, deu munição para um jornal carioca, famoso por defender o Golpe, e levaram o tema adiante. Uma Universidade oferece cursos, disciplinas e tem por obrigação levar o debate para a comunidade acadêmica e a sociedade. Esqueceram disso. Uma prática normal em qualquer ambiente acadêmico vai virar caso de Justiça, pois que atiçaram o ministro da Educação, Mendonça Filho, aquele que deu espaço para o neo-intelectual Frota opinar na sua pasta.

 
Mendonça Filho quer acionar a Advocacia-Geral da União (AGU), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF) para que seja apurada, na marra, a tão decantada ‘improbidade administrativa’ por parte da UnB. E lamenta, em nota, que uma instituição respeitada se aproprie do bem público para promoção de pensamentos político-partidários. 
 
O ministro muito se abespinha com um curso na Universidade. Seu Ministério, o da Educação, não tem tido motivos para comemorar nada. No final de janeiro, a pasta divulgou os dados do censo escolar 2017. Pelo censo, mais de 19% de reprovação e abandono da escola no 6º ano do ensino fundamental e de 28% no 1º ano do ensino médio. Quem divulga isso é o próprio Ministério, cuja pasta Mendonça Filho capitaneia. E tem mais, a falta de estrutura reflete na diminuição de matrículas de estudantes entre 6 e 14 anos, e a consequente diminuição de 1,8 milhão de brasileiros nas salas de aula.
 
No Facebook, ontem, o professor Luis Felipe Miguel informou que o curso é uma disciplina normal, ‘de interpelação da realidade à luz do conhecimento produzido nas ciências sociais’, e que trazem rigor científico, sem aderir a qualquer tipo de dogmatismo. Hoje, o professor volta à rede social agradecendo centenas de mensagens de solidariedade, bem como seu especial agradecimento à UnB, que não hesitou em reafirmar compromisso ‘com a liberdade de expressão e opinião – valores fundamentais para as universidades, que são espaços, por excelência, para o debate de ideias’.
 
Luis Felipe recebeu, ainda, inúmeras sugestões para que ministrasse o curso online ou espaços abertos, o que não o atrai, pois que se trata de uma disciplina normal, ‘a ser ministrada normalmente na universidade’. ‘Não é um acontecimento político – exceto, claro, no sentido de que o processo de ensino e aprendizagem é sempre um ato político’.
 
E finaliza afirmando que o conteúdo desta disciplina não difere do que tem sido discutido por muitos outros professores interessados em compreender o Brasil atual. ‘O que causou reboliço foi o uso da palavra “golpe” já no título da matéria. Tenho razões, que creio muito sólidas, para sustentar que a ruptura ocorrida no Brasil em 2016 se classifica como golpe. Tenho discutido e continuarei discutindo essas razões com estudantes e com colegas, nos espaços do debate universitário, e com a sociedade civil, em minhas intervenções públicas. Não vou, no entanto, justificar escolhas acadêmicas diante de Mendonça Filho ou de seus assessores, que não têm qualificação para fazer tal exigência’, complementa.
 
O professor da PUC-SP, Reginaldo Nasser, também se utilizou de rede social para falar sobre o ocorrido. Nasser critica o argumento utilizado por Mendonça Filho, que diz que o Brasil é um país democrático e onde se vive com respeito total a todos os direitos, além de afirmar que o impeachment da presidente eleita Dilma Rousseff se deu dentro dos ‘ditames da Constituição’ e foi validado pelo STF. Diz o professor da PUC sobre a nota: ‘Em outra palavras, o ministro responsável pela educação no pais, diz que não houve golpe e que vivemos em plena democracia. E está terminantemente proibido quem nega isso!’. E conclui que o ministro acabou por justificar a disciplina oferecida pela UnB.
 
Fernando Horta, também da UnB e articulista do GGN, foi à rede social em solidariedade a Luis Felipe Miguel. Diz o pequeno texto: ‘Sugiro ao professor Luis Felipe Miguel que, em caso de a UnB aceitar (o que eu duvido) o disparate da censura do Mendoncinha em proibir sua disciplina, que o senhor dê ela on-line, via Facebook e permita a minha matrícula já antecipada’. Sua solicitação recebeu dezenas de pedidos de matrícula.
 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olha só o nome:

    Olha só o nome: Mendoncinha. 

    E saber que já tivemos figuras como Paulo Freire, um dos mais lidos por estudantes dos EUA, pais modelo dos manifestoches.

    1. Olha a Paraiso de Tuiuti aí gente

      Pois é, os “manifantoches”, os otários que acreditam que quem defende o Brasil e condena a corja que deu o golpe são “comunistas”, sabem como ninguem idolatrar os pseudos moralistas sem moral.

  2. O Brasil vive um momento de

    O Brasil vive um momento de absoluta insegurança jurídica, administrativa e constitucional.

    Em várias empresas públicas o governo está plantando o terror e a baderna administrativa.

    Tem havido sim perseguição ideológica.

    Mas como brasileiro é um FDP que não luta por nada coletivo, farinha pouca meu pirão primeiro, a coisa tenderá a ficar muito feia. Quero ver quando chegar nos salários do funcionalismo público. Num instante lebrarão da Era Collor-Itamar-FHC, a época da austeridade que nada nos legou.

  3. Se …

    Se e apenas se  o curso chamado :

    A legalidade do impeachement de 2016

    Vocês estariam dando pauladas no cara como se fosse uma ratazana grávida.

    Não !?

    1. Nao, até porque esse título nao implica na negaçao do golpe…

      Se um curso discute a legalidade do impedimento, tb pode chegar à conclusao de que ele foi legal ou o contrário. Mas sua capacidade de compreender é pequena, né?

  4. golpe seguido de intervenção militar na segurança pública…

    podem ter certeza que vai contaminar também as áreas da educação e da, atenção, informação

  5. Reação tautológica…       

    Reação tautológica…           

    Se não tivesse havido o “tal golpe”, o próprio curso se desmoralizaria…

    Não seria necessário “censurar”…

    A censura torna-se, então o melhor atestado de que o que houve foi um golpe…

    Vira documento para uma tal ONU, que deve ter pessoas mais inteligentes que os coxinhas daqui…

    É só guardar e espalhar o documento…

  6. Atos Terroristas

    Nassif: não que eu goste da desgraça alheia. Mas, bem feito. Cana nele. Tanto curso de interesse atual da Capital federal. “Como roubar e continuar governando”. “Seja Juiz e fature alto”. “Congressista que não rouba não merece os votos que teve”. Dai por diante. E vem ele com esse negocio de “golpe”. Que golpe? Toma tento…

  7. A escola sem partido. A universidade sem pensamento plural

    Finalmente… Ainda bem que a geração de Darcy Ribeiro não esteja mais aqui para ver a indigência dessa gente no comando das instituições brasileiras. Qualquer universidade que se curvar à isso estara perdida enquanto centro de pensamento.

  8. E A DONA MINISTRA PRESIDENTA

    E A DONA MINISTRA PRESIDENTA DO SUPREMO, PREOCUPADA COM A TROMBADINHA, FILHA DO PILANTRA  ACAFAJESTADO ROBERTO JEFFERSO. EU EM?

    Esse medonça só tem cabimento como ministro, ainda assim, de merda. Se é para um Ministério da Ignorância e de Negócios escusos da quadrilha do temer, tá ótimo!

    O mendocinha é um deboche, até, para o senso comum mais raso, o cabra é um despautério.

    Vejam que o próprio pato, não o manifestoche, me refiro ao mendonça. Pois como notado por muitos aqui, foi o próprio sujeito que desandou a fornecer os argumentos e documentos que o contraditam comprovando a sua ilegal, estúpida e autoritaria tentativa de censurar um curso da Universidade. É espantoso! Numa República moderna uma coisa dessas daria a maior merda pro governante.

    Como se admitir? Vejam há que ponto chegamos, entregar um Ministério que deveria ser da Educação e Cultura a uma coisa dessas? Vai que o animal nem deve ter consultado seu assessor cultural-pornô.

    Assim não dá. Desse jeito é até possível que atijamos a pré-história sem passar pela Idade Média. PqP!…

    Orlando

  9. E A DONA MINISTRA PRESIDENTA

    E A DONA MINISTRA PRESIDENTA DO SUPREMO, PREOCUPADA COM A TROMBADINHA, FILHA DO PILANTRA  ACAFAJESTADO ROBERTO JEFFERSO. EU EM?

    Esse medonça só tem cabimento como ministro, ainda assim, de merda. Se é para um Ministério da Ignorância e de Negócios escusos da quadrilha do temer, tá ótimo!

    O mendocinha é um deboche, até, para o senso comum mais raso, o cabra é um despautério.

    Vejam que o próprio pato, não o manifestoche, me refiro ao mendonça. Pois como notado por muitos aqui, foi o próprio sujeito que desandou a fornecer os argumentos e documentos que o contraditam comprovando a sua ilegal, estúpida e autoritaria tentativa de censurar um curso da Universidade. É espantoso! Numa República moderna uma coisa dessas daria a maior merda pro governante.

    Como se admitir? Vejam há que ponto chegamos, entregar um Ministério que deveria ser da Educação e Cultura a uma coisa dessas? Vai que animal nem deve ter consultado seu assessor cultural-pornô.

    Assim não dá. Desse jeito é até possível que atinjamos a pré-história sem passar pela Idade Média. PqP!…

    Orlando

  10. Esse “zero” à esquerda aí…

    …era   a  diversão do Ariano Suassuna  nos comícios  na Praça do Marco-Zero   em Recife   à  época  das  eleições contra Eduardo Campos !!

    Era  uma   sátira  atrás  das  outras contra o  que ele chamava  de ” mendoncistas ” !

    Até  recitar uma  tal  de Madeira do Rosarinho…(  nunca  entendi  o   significado local)    o  eterno  mestre  fazia   cantando  !!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador