EUA e evacuação do Daesh na Síria: “Estamos salvando nossos aliados”

Enviado por Ricardo Cavalcanti-Schiel

na Sputnik Brasil

EUA e evacuação do Daesh na Síria: “Estamos salvando nossos aliados”

Na quinta-feira, 7 de setembro, a Sputnik recebeu a informação de que a Força Aérea dos EUA tinha evacuado mais de 20 chefes militares, além de outros militantes do Estado Islâmico (Daesh) de Deir al-Zur em fins de agosto, durante a operação bem-sucedida das forças governamentais sírias para libertar a área dos terroristas. Os militantes teriam sido levados para o norte da Síria. A coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos negou a informação.

Comentando essa informação, Karen Kwiatkowski, ex-tenente-coronel da Força Aérea dos EUA, disse à Sputnik Internacional que os evacuados deviam ser pessoas que os militares e a inteligência dos EUA queriam defender, “mais precisamente pessoas com provas que poderiam ser usadas contra os EUA [durante] negociações”.

“É mais do que lógico que nós queiramos ou matar aquelas pessoas ou retirá-las antes que os sírios as possam interrogar”, opinou Kwiatkowski.

Segundo o ex-militar, as relações que a CIA, alguns militares e parte do Departamento de Estado têm com o Estado Islâmico começaram antes da administração de Donald Trump.

Ele sublinhou que a CIA realiza suas próprias operações sem consultar ninguém, inclusive Trump, que, por sua vez, tem mostrado “firmeza sobre eliminação destes terroristas”.

Kwiatkowski explicou que os projetos encobertos da CIA não precisam de aprovação diária do presidente. Se aquela evacuação foi um destes projetos, “é um procedimento operacional comum, sem eles se preocuparem muito com o que o presidente diz em discursos destinados para consumo do povo norte-americano”, ressaltou.

Ele também comentou que as notícias sobre a evacuação de terroristas de Deir al-Zur contradizem a campanha pública de Washington contra o Daesh, pois a mídia local diz que os norte-americanos estão matando o Daesh, e não salvando.

“Sem dúvidas, estamos salvando nossos aliados. Mas, de certo modo, estamos salvando as pessoas que têm trabalhado conosco, que estão tratando dos aspetos financeiros de nossa ajuda ao Daesh […]”, afirmou.

As notícias sobre a alegada operação de salvação dos comandantes do Daesh em Deir al-Zur fez com que especialistas russos se dirigissem ao presidente Trump para comentar diretamente as afirmações, ignorando quaisquer comentários da CIA ou do Pentágono.

Em entrevista à Sputnik, o analista militar russo Igor Korotchenko disse que Trump “deve comentar isso e declarar claramente se a evacuação de comandantes do Daesh foi autorizada por ele próprio […] ou se os serviços secretos dos EUA agiram sem a aprovação dele”.
 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. eua….

    O Mundo a cada dia mais transparente e menos hipócrita. Putin nadando de braçada. 98% dos atentados terroristas são praticados por facções sunitas com apoio da maior ditadura do Oriente Médio, a Árabia Saudita. A maioria contra a população muçulmana xiita. Os atentados na Europa? Facções sunitas. Atentados na Ásia e Africa? Facções sunitas. Atentado de 11 de Setembro? Facções sunitas. Guerrilha no Afeganistão? Facções sunitas. Grupos mercenários e terroristas dentro da Síria? Facções sunitas. Todos apoiados pela Ditadura da Arabia Saudita com financiamento dos EUA.  Na realidade quem é o Estado Terrorista?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador