Ministério da Justiça discutiu corrupção com o G20 na Austrália

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – Medidas inovadoras para combater a corrupção, como os laboratórios de tecnologia que cruzam grande quantidade de dados para identificar lavagem de dinheiro, foram apresentadas pelo secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, durante a reunião anticorrupção do G20, em Sidney, na Austrália, ontem (26).

Paulo Abrão disse que o Brasil negocia com os membros do G20 formas de reforçar a capacidade interna de enfrentamento à corrupção, ao suborno transnacional e à prevenção de atos ilícitos em grandes eventos. “O Brasil está no centro das atenções mundiais e também na vanguarda da proposição de medidas inovadoras”, afirmou.

Uma das ações do Ministério da Justiça é com a proteção ao delito de suborno na administração pública. “Desde 2012, a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro tem se dedicado a buscar alternativas abrangentes para proteger os denunciantes no setor público e privado, de maneira a encorajar funcionários a denunciar casos suspeitos de suborno estrangeiro sem temer retaliação”, explicou Abrão.

Também foram abordados as consequências do crime no crescimento econômico, medidas para o combate e formas de recuperar o dinheiro da evasão da corrupção. O encontro do G20 foi uma prévia para preparar uma agenda contra a corrupção no mundo. A discussão voltará no próximo encontro da cúpula.

Com informações do Ministério da Justiça.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador